18.9.09

FUGA ALUCINADA (Dirty Mary, Crazy Larry, EUA, 1974), de John Hough


Cinco anos após se consagrar como um dos ícones dos anos 60, com o filme SEM DESTINO, Peter Fonda retorna às estradas em FUGA ALUCINADA na pele de Larry, um piloto de corrida que sonha disputar as provas da Nascar, mas não tem dinheiro necessário para isso. Contando com a ajuda de seu mecânico, Deke (Adam Roarke), Larry furta o cofre de um supermercado de uma pequena cidade e parte em retirada com um Chevy Caprice, pensando que acabou de realizar o roubo perfeito, mas os planos da dupla começam a escorregar quando Mary, uma garota que Larry deu uma bimbada na noite anterior ao assalto, insiste em ir com eles.

O que se segue a partir daí é uma jornada em alta velocidade pelas longas rodovias americanas em perseguições de carro contra a polícia da região. Mas mesmo quando não estão em fuga iminente, crazy Larry faz jus ao seu nome do título original, realizando manobras desnecessariamente perigosas, como passar entre dois caminhões num espaço apertado ou saltar entra o vão de uma ponte elevadiça. Durante o trajeto, Mary e Larry discutem como se fossem um velho casal, enquanto o pobre Deke tem de ouvir tudo no banco de trás.

Depois de trocar o Chevy por um Dodge Charger, a coisa esquenta ainda mais. Larry sempre afunda o pé no acelerador, seja com vários carros de polícia na sua cola ou apenas um policial, que turbinou seu carro para ir atrás do trio, e até mesmo ao se livrar de um helicóptero Larry comprova ser um grande piloto. Claro que o final niilista típico dos anos 70 os espera num belíssimo desfecho.

Peter Fonda e Susan George têm bastante química em cena, enquanto Roarke trabalha muito bem seu papel. Mas meu destaque vai para o grande Vic Morrow que interpreta o policial que comanda a captura dos três fugitivos. Morrow está excelente como sempre encarnando seu típico personagem durão disposto a fazer de tudo para realizar seu trabalho.

As sequências de perseguições em alta velocidade são rápidas e bem realistas e a direção de John Hough é muito boa nesse sentido, escolhendo com cautela onde colocar sua câmera. Quentin Tarantino é um dos apreciadores do filme e não esqueceu de homenagear FUGA ALUCINADA em seu DEATH PROOF, trabalho que reverencia este tipo de produção, como por exemplo VANISHING POINT e GONE IN 60 SECONDS... FUGA ALUCINADA não fica abaixo de nenhum desses.

10 comentários:

  1. Mais um pra assistir. Tenho baixado há muito tempo mas não vi ainda. Assim como o Vanishing Point.

    ResponderExcluir
  2. Um clássico da Sessão de Gala! Quero muito rever. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. O GONE IN 60 SECONDS original eu vi o começo e me bateu o sono, será que é bom mesmo? Já o FUGA ALUCINADA é memorável.

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro, mas preciso rever... tô querendo escrever sobre ele também.

    ResponderExcluir
  5. Pô, deve ser du.caralho! Peter Fonda moleque,na era Easy Rider.

    Ando descobrindo várias joías raras q nem eu conhecia antes por aqui!

    ResponderExcluir
  6. O interessante é que esse é um filme de carros estrelado por dois ícones dos filmes de motoqueiros...

    ResponderExcluir
  7. Esse eu não conhecia, mas pelo review, parece ser legal... vou conferir

    ResponderExcluir
  8. Nunca consegui uma cópia decente desse filme para assistir. Até hoje está na lista de espera... junto com Zabriskie point, que sai em DVD no mês que vem! Hooray!

    ResponderExcluir
  9. Zé Madalena BH/MG30/07/2012, 17:43

    Chevy Caprice???Não é um IMPALA????

    ResponderExcluir
  10. Não entendo nada de carros e provavelmente procurei saber essa informação na época que escrevi e devo ter encontrado isso... se tiver errado, se for impala, não tenho como saber... nem me lembro como era o carro, escrevi esse texto em 2009! hehe

    ResponderExcluir