14.9.09

DISTRICT 9 (2009), de Neill Blomkamp

Apenas algumas impressões, já que um bando de amigos já iniciou o trabalho de elogiar este filme que deve estrear nos cinemas brasileiros em outubro. Eu só peço licença para me juntar ao bando: DISTRICT 9 é um FILMAÇO!

O estreante Neill Blomkamp pegou a brilhante premissa de seu curta ALIVE IN JOBURG, de 2005, e transformou neste longa que tem o neo-zeolandês Peter Jackson na produção. A trama transcorre vinte anos após a chegada de alienígenas no nosso planeta, mas a invasão é tratada de uma maneira inusitada em DISTRICT 9. Os seres do espaço chegam numa nave que bateu o motor, na cidade de Johannesburg, África do Sul, e a sua população, milhares de extraterrestres, estão fracos, doentes e desnutridos. A solução encontrada pelos governos é a criação de um espaço para que os visitantes possam habitar. Passado os vinte anos, o local virou uma verdadeira favela, com direito a tráfico de drogas (comida de gato é que deixa os ET’s chapados) e esconderijo de armas espaciais!

Oprimidos e rejeitados por nós, humanos, o governo resolve transferir os milhares de alienígenas para uma área mais afastada da cidade e é nesta situação que o filme é narrado, com uns 80 % em forma de pseudo documentário, com entrevistas e câmeras de reportagens buscando o maior realismo possível. Os mais ortodoxos não se preocupem com o formato. Poucas vezes vi, nos últimos anos, certos cacoetes do cinema moderninho usados com tanta eficiência e inteligência, e isso não inclui somente a direção, mas também a utilização sóbria dos efeitos em CGI, enfim, tudo bem amarrado, ótimo roteiro, personagens, bons atores, não somos poupados de uma boa dose de violência extrema, crítica social muito bem inserida, etc... FILMAÇO!

E finalmente temos um exemplar cuja trama envolve um acontecimento de tamanha magnitude, típica de um filme de verão americano, com um impacto de proporções globais, e nada da intervenção dos Estados Unidos na qual estamos acostumados a ver em quase todos os casos deste tipo. Nada de Casa Branca explodindo ou Estátua da Liberdade indo a baixo, muito menos aquele patriotismo babaca de sempre. É algo a se estranhar, no melhor sentido possível.

14 comentários:

  1. Cara, eu passei dias pensando sobre esse filme. Fazia um tempinho que um filme não grudava na minha cabeça desse jeito (agora aconteceu o mesmo com o Two Lovers). Bom demais! Torci muito por aquele ET, o Christopher, hehe! Não sei se é exagero dizer isso, mas acho que District 9 é o filme definitivo sobre aliens!

    ResponderExcluir
  2. Também não sei se é exagero, mas é uma abordagem interessante, isso não resta dúvida! Devo assistir de novo esta semana...

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não vi O Planeta dos Vampiros do Bava. Sou um pecador.

    ResponderExcluir
  4. Eu comecei a ver O Planeta dos Vampiros, mas não terminei. Sou meio pecador.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou ex-pecador. O VHS do "Planeta dos Vampiros" vivia parado lá na locadora, nos começo dos anos 90, e eu nunca alugava. Só bem mais tarde, é que consegui ver numa cópia que me arrumaram.

    Existem várias histórias definitivas sobre aliens na literatura. No cinema ainda existem poucas.

    ResponderExcluir
  6. Mas diz aí Leandro, quais são os melhores filmes de ets da história, você que já viu todos? Fica aí uma sugestão de pauta pro teu blog inclusive, eleger os 10 melhores filmes de aliens da história.

    ResponderExcluir
  7. Invasão Sinistra
    Demônio do Espaço
    Lobster Man from Mars
    Nightbeast
    Laserblast
    Um Comilão de Outro Mundo
    The Green Slime
    Wham Bam Thank You Spaceman
    Without Warning
    The Dark

    ResponderExcluir
  8. Leandro, se você não for publicar essa lista no seu blog eu vou colocá-la no meu... hehe

    ResponderExcluir
  9. A lista do Leandro não tem Planeta dos Vampiros...

    ResponderExcluir
  10. É... pelo visto não é um pecado tão grande assim.

    ResponderExcluir
  11. ou o Leandro que é um herege mesmo

    ResponderExcluir
  12. Ronald , faço minhas as suas palavras : FILMAÇO ! Acabei de ver e realmente é dos melhores do ano.

    ResponderExcluir
  13. Leandro Caraça15/09/2009, 14:19

    PLANETA DOS VAMPIROS não se iguala a isso : http://www.youtube.com/watch?v=BLx05OjQjVo

    Nem a isso :
    http://www.youtube.com/watch?v=SRaXI8O1IKM

    Muito menos isso :
    http://www.youtube.com/watch?v=rIu38joLebM

    ResponderExcluir
  14. Peço desculpa por interromper... lol
    Vi o "district 9" na semana passada e gostei muito. Quando me disseram que era contado através de uma reportagem de TV, temi, mas surpreendi-me positivamente. Espero que não façam sequelas.

    ResponderExcluir