30.10.09

PARANORMAL ACTIVITY (2007), de Oren Peli

Ontem assisti, de luzes acesas, a este terror que vem levantando as sobrancelhas do público americano. O filme é de 2007, mas só agora teve seu lançamento comercial. Tá certo que eu sou um bunda mole medroso em se tratando de alguns temas, principalmente o de PARANORMAL ACTIVITY que mexe com espíritos malignos e demonismo, coisas que eu realmente acredito. A narrativa é mais uma vez mostrada através uma câmera caseira, no estilo REC e ClOVERFIELD, linguagem que já está enchendo a paciência, mas ao final eu não consegui imaginar o mesmo resultado filmado de outra maneira. De modo convencional poderia até ser melhor, ou pior, mas não seria a mesma coisa. A trama é sobre um casal que compra uma câmera para tentar registrar os acontecimentos estranhos que vêm ocorrendo durante a noite. O homem, totalmente cético, trata o assunto de maneira lúdica, já a moça tenta levar a situação, mas sofre bastante com isso, e a cada noite a coisa vai piorando. Começam com ruídos, portas se mexendo, até chegar num ponto que só vendo com os próprios olhos pra sentir o arrepio. Como ensaio narrativo o filme é fraco, os atores não são muito convincentes e a encenação soa meio fake, em compensação, como exercício de horror, funciona muito bem, as seqüências noturnas são muito realistas e quase me fizeram afrouxar o intestino... De uma forma geral é um filme mediano, mas é uma experiência de medo como poucas vezes já tive.

10 comentários:

  1. Putz, então o bagulho dá mesmo mesmo! Era isso que eu queria saber. Muito legal, quero assistir assim que possível!!

    ResponderExcluir
  2. Foi uma experiencia bem pessoal, Herax... pra mim deu muito medo, porque eu acredito em tudo aquilo ali... não sei como vai ser a reação dos outros.

    ResponderExcluir
  3. Ronald ... em breve citarei vc no blog quando minha resenha de Possessão sair .. acho que vimos o filme da mesma forma.

    Sobre esse : cara hype então n foi exagerado .

    Pergunta simples: onde vc achou ?

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Quero ver se dá medo mesmo, eu sou muito medroso! Mas depois passa!!!rss

    E me perguntei o mesmo que o Fotograma: onde você achou? Na net mesmo?!

    ResponderExcluir
  5. Caras, esse filme pode ser encontrado no surreal moviez: http://www.surrealmoviez.info/news.php

    ResponderExcluir
  6. Grande Surreal, pensei em ver lá... mas n achei que já tivessem disponibilizado

    ResponderExcluir
  7. Bruno C. Martino31/10/2009, 19:25

    Estilo REC e Cloverfield?

    Tô fora!

    kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Encaro assim: Paranormal Activity não é cinema.. é uma experiência sensorial, sensitiva, sei lá como chamar isso. Não analiso o filme como cinema...
    Como experiência sensorial, sensitiva ou o que quer que seja, funcionou (muito) bem pra mim. Minha esposa me culpa até hoje pelos sobressaltos noturnos que ela tem

    ResponderExcluir
  9. Acabei de assistir o filme. Não me assustei com nada. Vi sozinho, no escuro, e mesmo assim nada. Uma pena, estava ansioso para sentir medo mas infelizmente não deu certo.

    ResponderExcluir
  10. Eu que sou um bunda mole mesmo! hehe

    ResponderExcluir