27.1.09

GOMORRA (2008), de Matteo Garrone

Finalmente assisti a este ótimo filme de Matteo Garrone, baseado no homônimo de Roberto Saviano. Trata-se de um filme que procura de alguma forma denunciar, analisar ou simplesmente mostrar o funcionamento de uma das organizações mafiosas mais perigosas do mundo, a “camorra”, que é algo um tanto complexo de se abordar tendo em vista a grande variedade de veias que funcionam dentro da organização.

Mas até que Garrone se sai muito bem, principalmente pelo tom realista, cru, sem trilha sonora nem o glamour de algumas fases dos filmes de gangsters americanos (sem desmerecer, obviamente, estas fases, que eu tanto adoro). Tudo gira em torno dos tentáculos da organização e o diretor tenta abocanhar um pouco de tudo. Optou por uma narrativa entrecortada por várias histórias e que gera um certo desequilíbrio no seu decorrer, pois alguns fragmentos não têm o peso de outros.

Coisinha boba de delimitação e quebra de ritmo, na verdade. As situações mais interessantes têm força suficiente para compensar a falta das outras. Num balanço geral, GOMORRA é desconcertante, sério e renova o vigor cinematográfico italiano sem precisar de manifestos, anacronismos ou se deslocar demais de todo resto.

9 comentários:

  1. Gostaria de primeiramente parabenizar o Roninho pelos ótimos comentários que tem escrito neste blog. Gosto muito da sua forma de se expressar e da sua analise dos filmes. A forma "rasgada" e concisa de seus relatos nos deixam sempre atentos ao que podemos esperar ao assistir as obras. Depois, é muito bom ler comentários de filmes que muitas vezes não são vistos, como este último a ser comentado "Gomorra", "Ladrões de bicicleta", milagre em Milão", filmes que para os que não entendem nada de cinema são uma porcaria, mas que na verdade são de uma preciosidade imensa. Em um cinema atual onde o bom é ver explosões e beijos na boca, este blog tem sido um ótimo espaço de fuga para os que verdadeiramente gostam de sentar no sofá e apreciar um bom filme.

    Beijos e abraços do seu primo!

    ResponderExcluir
  2. Puxa! hehe
    Fiquei até emocionado...

    ResponderExcluir
  3. Gomorra é um ótimo filme de máfia. Diferente, sujo e corajoso!
    Infelizmente foi esquecido nessas últimas premiações, mas o filme vale mais do que isso.

    ResponderExcluir
  4. Confesso que sempre tive uma ponta de preconceito com esse filme, mal sei porquê. Mas já era para ter conferido há muito tempo...

    ResponderExcluir
  5. Deve ser pelos carinhas de cueca atirando de metralhadora... heheh

    Mas dê uma chance a ele, não tem nada de espetacular em termos de invenção, mas tem sua força.

    ResponderExcluir
  6. Não, nem é por isso hehe

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei pra caramba desse filme, achei excelente!!!

    ResponderExcluir
  8. TOP 10 de 2009 já, de antemão. ;)

    ResponderExcluir
  9. Gomorra realmente me impressionou. A marginalização da máfia italiana mostrada de forma crua e sem preocupação com uma linha narrativa em prol da simplicidade, constatando na realidade. Excelente elenco, ótima fotografia. O cinema italiano já mostrou antes a força da sugestão realista com obras-primas que já conhecemos. Parece que tem gente lá que considera a história do seu cinema nacional.

    ResponderExcluir