Pular para o conteúdo principal

GOMORRA (2008), de Matteo Garrone

Finalmente assisti a este ótimo filme de Matteo Garrone, baseado no homônimo de Roberto Saviano. Trata-se de um filme que procura de alguma forma denunciar, analisar ou simplesmente mostrar o funcionamento de uma das organizações mafiosas mais perigosas do mundo, a “camorra”, que é algo um tanto complexo de se abordar tendo em vista a grande variedade de veias que funcionam dentro da organização.

Mas até que Garrone se sai muito bem, principalmente pelo tom realista, cru, sem trilha sonora nem o glamour de algumas fases dos filmes de gangsters americanos (sem desmerecer, obviamente, estas fases, que eu tanto adoro). Tudo gira em torno dos tentáculos da organização e o diretor tenta abocanhar um pouco de tudo. Optou por uma narrativa entrecortada por várias histórias e que gera um certo desequilíbrio no seu decorrer, pois alguns fragmentos não têm o peso de outros.

Coisinha boba de delimitação e quebra de ritmo, na verdade. As situações mais interessantes têm força suficiente para compensar a falta das outras. Num balanço geral, GOMORRA é desconcertante, sério e renova o vigor cinematográfico italiano sem precisar de manifestos, anacronismos ou se deslocar demais de todo resto.

Comentários

  1. Stefano Zorzin (Nino)27/01/2009 13:11

    Gostaria de primeiramente parabenizar o Roninho pelos ótimos comentários que tem escrito neste blog. Gosto muito da sua forma de se expressar e da sua analise dos filmes. A forma "rasgada" e concisa de seus relatos nos deixam sempre atentos ao que podemos esperar ao assistir as obras. Depois, é muito bom ler comentários de filmes que muitas vezes não são vistos, como este último a ser comentado "Gomorra", "Ladrões de bicicleta", milagre em Milão", filmes que para os que não entendem nada de cinema são uma porcaria, mas que na verdade são de uma preciosidade imensa. Em um cinema atual onde o bom é ver explosões e beijos na boca, este blog tem sido um ótimo espaço de fuga para os que verdadeiramente gostam de sentar no sofá e apreciar um bom filme.

    Beijos e abraços do seu primo!

    ResponderExcluir
  2. Puxa! hehe
    Fiquei até emocionado...

    ResponderExcluir
  3. Gomorra é um ótimo filme de máfia. Diferente, sujo e corajoso!
    Infelizmente foi esquecido nessas últimas premiações, mas o filme vale mais do que isso.

    ResponderExcluir
  4. Confesso que sempre tive uma ponta de preconceito com esse filme, mal sei porquê. Mas já era para ter conferido há muito tempo...

    ResponderExcluir
  5. Deve ser pelos carinhas de cueca atirando de metralhadora... heheh

    Mas dê uma chance a ele, não tem nada de espetacular em termos de invenção, mas tem sua força.

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei pra caramba desse filme, achei excelente!!!

    ResponderExcluir
  7. TOP 10 de 2009 já, de antemão. ;)

    ResponderExcluir
  8. Gomorra realmente me impressionou. A marginalização da máfia italiana mostrada de forma crua e sem preocupação com uma linha narrativa em prol da simplicidade, constatando na realidade. Excelente elenco, ótima fotografia. O cinema italiano já mostrou antes a força da sugestão realista com obras-primas que já conhecemos. Parece que tem gente lá que considera a história do seu cinema nacional.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O IMBATÍVEL (Undisputed, 2002)/O LUTADOR (Undisputed 2: Last Man Standing, 2006)

No útlimo fim de semana procurei outros filmes recentes do Michael Jai White para vê-lo distribuindo porrada em meliantes como em BLOOD AND BONE e BLACK DYNAMITE. Me deparei com UNDISPUTED 2, continuação de um filme dirigido pelo Walter Hill em 2002 e que, por pura negligência da minha parte, ainda não havia assistido. Enfim, foi uma experiência interessante, além de poder ver um ótimo filme de luta estrelado pelo Jai White ainda tirei o atraso com o filme Hill, que é obrigatório para os fãs do sujeito.

Ambos os filmes se passam em prisões e envolvem lutas “profissionais” entre os encarcerados, mas o resultado de cada é bem diferente um do outro. UNDISPUTED é puro Walter Hill! Cinema classudo, sério, focado em personagens bem talhados e com direção extremamente segura. Temos Wesley Snipes na pele de Monroe Hutchen, campeão de boxe de Sweetwater, uma prisão de segurança máxima que promove legalmente lutas entre presos. Ving Rhames é George Iceman Chambers, o campeão mundial dos pesos …

OS BÁRBAROS (The Barbarians, 1987)

Daquela listinha de filmes de fantasia, Sword and Sorcerer, que eu postei outro dia, um dos exemplares que causou mais alvoroço foi OS BARBAROS. Alguns amigos acharam engraçado por eu ter lembrado desse filme que passou milhares de vezes no Cinema em Casa do SBT. E como estamos falando de um trabalho do italiano Ruggero Deodato, nada melhor que ressaltar como era bom ter doze anos e poder conferir às tardes da TV brasileira nos anos 90 um filme com bastante sangue, membros decepados e peitos de fora. Algo impossível para um moleque atualmente, que tem de se contentar com os filmes de animais falantes que empesteiam diariamente a programação… Neste fim de ano, meus votos de um grande pau no c@#$% do politicamente correto.

De todo modo, OS BÁRBAROS é uma porcaria. Fui rever essa semana para escrever para o blog e, putz, acreditem, é a coisa mais ridícula do mundo. Ainda bem que já sou vacinado contra tralhas desse tipo e encontro tantos elementos engraçados que fica impossível não sair…

OS IRMÃOS KICKBOXERS, aka BLOOD BROTHERS (1990)

Também conhecido como NO RETREAT, NO SURRENDER 3 em alguns países. Não é tão espetacular quanto o segundo, mas é um veículo divertidíssimo que serve de vitrine para que Loren Avedon e Keith Vitali (os irmãos do título) demonstrem suas habilidades em artes marciais em sequências alucinantes de pancadaria! Até hoje me lembro quando eu era um moleque de oito ou nove anos pegando a fita da Top Tape na locadora com meu irmão mais novo. Passamos o fim de semana inteiro assistindo repetidas vezes este que foi o meu primeiro “kickboxer movie”.


Na trama, os dois personagens não vão muito com a cara do outro. Avedon é um professor de kickboxer que dirige um fusca, enquanto Vitali ganha a vida como policial respeitado, seguindo os passos de seu pai. Ambos lutam pra cacete! Para resumir o enredo, uma tragédia na família acontece (leia-se alguém é assassinado) e acaba sendo o motivo de reaproximação dos irmãos, que deixam as diferenças de lado e juntam forças para fazer exatamente aquilo que se …