7.3.10

THE 8 DIAGRAM POLE FIGHTERS (1984), de Liu Chia-Liang

Esse eu estava querendo assistir desde que o Herax havia me indicado há um tempão e fiquei enrolando, criando espectativas que finalmente foram superadas. THE 8 DIAGRAM POLE FIGHTERS é excelente!!! Talvez uma das últimas obras primas dos estúdios da Shaw Brothers, realizado numa época em que já entrava em seu período de declínio na produção de filmes para cinema.

Na trama, temos a família Yang, formada por bravos guerreiros que vão à guerra defender o seu país contra os invasores bárbaros. Logo no início, a mãe (Lily Li) recebe uma previsão dizendo que dos sete filhos, seis retornariam vivos. Traídos pelo general Pan Mei (Lam Hak-Ming) em pleno campo de batalha, a profecia se cumpre de outra maneira para o desespero da mãe: dos sete, apenas o sexto filho (Alexander Fu Sheng) é que retorna vivo e completamente pirado por ter visto seu pai e irmãos serem massacrados!!! O quinto filho (Gordon Liu) também consegue escapar com vida, mas foge para um templo onde decide virar monge.

Ao que parece, no roteiro original, o único sobrevivente seria mesmo o personagem de Fu Sheng e ele seria o herói com sede de vingança contra os traidores que destruiram sua família. Mas uma fatalidade fez com que a trama tivesse que ser alterada, pois o ator faleceu em um acidente de carro durante as filmagens. Então o sempre ótimo Gordon Liu teve que assumir novamente o papel de protagonista. Mesmo com seu personagem querendo tornar-se monge, coube a ele a tarefa de vingador. Até porque o roteiro consegue driblar o problema muito bem, embora o personagem de Fu Sheng desapareça de repente do filme.

Liu faz direitinho o dever de casa. Não é a toa que ele tenha sido um dos sujeitos mais respeitados do gênero. Um cara que sabe atuar com expressividade e possui habilidades físicas impressionantes não ia ser ignorado, principalmente naquela altura da carreira, na qual já havia estrelado diversos clássicos das artes marciais. A cena em que seu personagem raspa o próprio cabelo para virar monge é antológica, ficando com a mesma aparência de San Ta, de A 36ª CÂMARA DO SHAOLIN, seu papel mais conhecido.

THE 8 DIAGRAM POLE FIGHTERS não é desses filmes repleto de ação a cada cinco minutos. O diretor Liu Chia-Liang (meio irmão de Gordon Liu) trabalha de forma cadenciada o drama dos personagens para explodir no final com uma sequência de luta das mais surpreendentes. Não quer dizer que não tenha ação durante o restante, mas não são muitas em relação a outras obras. E também são rápidas, embora todas elas sejam perfeitamente encaixadas à trama e filmadas com muita desenvoltura, como aquela em que Liu tem que lutar contra um monge que não quer deixá-lo partir para salvar a irmã (que foi ao seu encontro depois de saber que ainda estava vivo).

Mas a cena final é a cereja do bolo, um verdadeiro épico das artes marciais, regado à muito sangue e que exigiu bastante técnica dos atores. O trio de diretores de ação, formado pelo próprio Liu Chia-Liang, Hsiao Ho e King Lee tiveram ótimos resultados com o lance dos caixões empilhados e Gordon Liu tentando descobrir onde a sua irmã está presa, enfrentando sozinho os mesmos inimigos que derrotaram sua família.

Sem dúvida alguma, THE 8 DIAGRAM POLE FIGHTERS é um magnífico exemplar, obrigatório para quem deseja conhecer um pouco mais sobre filmes de luta old school de ótima qualidade.

6 comentários:

  1. que legal que voce tenha assistido e gostado, pra mim é um dos melhores filmes de artes marciais de todos os tempos!

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é obrigatório, um dos melhores trabalhos do Gordon Liu.

    ResponderExcluir
  3. Top 10 fácil dos filmes de luta que eu já vi!

    ResponderExcluir
  4. O que é isso, minha gente? esse filme é pra sentar e chorar! Mesmo sendo a Shaw Brothers, pouquíssimas vezes eles conseguiram superar a sequência final (pouquíssimas ou nenhuma?). Aquele festival de extrações dentárias deixa qualquer espectador entre o riso e a histeria. De fato, só me lembro de uma única sequência de luta que me levou ao delírio como essa: a luta "caligráfica" dos mestres de "The Magnificent Butcher" com Sammo Hung.

    ResponderExcluir
  5. Bom você ter citado o The Magnificent Butcher! Estou com ele aqui e devo assitir ainda esta semana!

    Ainda no último fim de semana eu vi The Prodigal Son, filmaço dirigido pelo Hung!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, overdose de filmes de porrada, heim, Ronnie? Essa seqüência final realmente é uma das mais impressionantes de todos os tempos! Lau Kar Leung é um gênio!

    E não deixe de conferir Magnificent Butcher! Você não vai se arrepender. É um dos últimos filmes onde o lendário Kwan Tak Hing interpreta Wong Fei Hung. O último foi A Vingança Do Tigre Branco (Dreadnaught), que também é bacana.

    ResponderExcluir