30.3.10

REC ² (2009), de Paco Plaza e Jaume Balagueró

Eu gosto do primeiro REC. A linguagem da câmera subjetiva, que dá a impressão de um documentário, conseguiu imprimir um realismo interessante ao subgênero de filmes de zumbis (fazendo um contraponto no igualmente ótimo DIÁRIO DOS MORTOS, de George Romero). Jaume Balagueró e Paco Plaza, dois sujeitos talentosos na condução e construção atmosférica de terror também ajudam bastante. Não chega a ser um filmaço surpreendente de outro mundo, mas está acima da média, assim como sua continuação, que é muito boa e consegue manter o nível.
REC² inicia 15 minutos após o desfecho do primeiro filme, agora com a câmera de um esquadrão da polícia servindo como ponto de vista para que o espectador acompanhe cada momento dentro do mesmo prédio do filme anterior. A sacada do roteiro foi acrescentar um outro elemento de terror na estória. Não vou contar pra não estragar o vislumbre, mas o final do primeiro deixava isso bem claro. A direção de atores continua excelente e o elenco corresponde muito bem às situações aterradoras da trama com ótimas encenações, muita criatividade e veracidade. Quem curtiu REC vai gostar de revisitar o velho prédio do centro de Barcelona recheado de zumbis.

33 comentários:

  1. Também gostei muito, mas tá todo mundo sentando o pau. Acho que eles preferiam que fosse uma cópia de "Extermínio" simplesmente...

    Só discordo em relação ao "igualmente ótimo Diário dos Mortos". REC ganha de lavada!

    ResponderExcluir
  2. Putz. "Rec" não serve nem é pra lavar os sapatos do "Diário dos Mortos" e olha que "Diário..." está longe de ser Romero em sua melhor forma. É um filme bonzinho e só. Nunca vi tanta festa em volta de algo tão... médio.

    ResponderExcluir
  3. Pois eu já: o seu comentário (e o de muitos outros) sobre Diário dos Mortos. E pode colocar no bolo também o Survival of the Dead. Para mim são dois filmes que Claudio Fragasso ou o Bruno Mattei poderiam ter dirigido. Tenho até medo do que o Romero vai fazer a seguir...

    ResponderExcluir
  4. Leandro Caraça31/03/2010, 12:49

    Quem fala bem de "Dead Snow" não tem moral pra meter o pau do vovô Romero. ^_ ^

    ResponderExcluir
  5. Hehe...

    Eu gosto tanto de Dead Snow, quanto Diário dos Mortos, REC, REC²... acho que gosto demais das coisas. Eu deveria ser mais crítico.

    ResponderExcluir
  6. Bah, por que o Caraça falou de "Dead Snow"? Eu tenho tentado esquecer essa joça. Um dos dez piores filmes de zumbis da nova onda do gênero. E olha que teve muita bomba.

    O Romero virou saco de pancadas, recentemente, enquanto uns merdas que não sabem nem para onde apontar a câmera recebem tapas nas costas. Espero (com medo) por "Survival..." já que os trailers são uma bosta, mas nunca que vou colocar Romero no seu pior momento abaixo de alguns dos "visionários" da hora.

    ResponderExcluir
  7. Até gostei do "Diário dos Mortos", mas achei inferior aos dois recs e ao "Dead Snow". Não vi "Survival..." ainda mas um amigo meu o Cristian Verardi, que não gostou do "Dead Snow", viu e achou o último Romero uma bosta, se bem que ele gostou do remake do "Madrugada dos Mortos", este sim, acho uma merda sem tamanho!

    ResponderExcluir
  8. "Madrugada dos Mortos" tem a meia-hora inicial a seu favor. O resto realmente é uma merda. Dos citados, reitero que acho "Diário dos Mortos" e "Rec" bons filmes, mas o segundo foi superestimado pra dedéu, devido a baixa qualidade recente do sub-gênero.

    Filme de zumbis recentes (de cineastas não estabelecidos) que me entusiasmaram foram o "Zumbilândia", que tem uma meia-hora final atroz, e "Colin", que tem algumas tosquices, mas é pelo menos uma tentativa de fazer algo diferente, ao invés do chove no molhado que tem sido os títulos recentes.

    ResponderExcluir
  9. Leandro Caraça31/03/2010, 18:01

    Serei o único a gostar do "Survival" ? Se fosse feito na metade dos anos 90, todo mundo ia adorar. Hoje, com os zumbis corredores, roteiristas metidos a besta, piadinhas bestas e nada para dizer, a turma vira a cara. Pelo menos o Romero e o De Palma seguem seu caminho sem dar bola pra ninguém, ao contrário dos visionários da hora e de certos ícones que viraram peça de museu (é, tô falando do Scorsese sim).

    ResponderExcluir
  10. Só discordo do Scorsese. ;)

    Eu ainda não vi Survival, mas é provável que eu goste... nunca me decepcionei com o Romero. Nunca!

    ResponderExcluir
  11. Putz, não consegui gostar da sequencia de REC mesmo. Tem uma quantidade incrivel de buracos numa história que era redondinha e funcionava bem por si só. A questão da "coisa" que é revelada apesar de estar encaminhada no fim do REC original me pareceu forçada, pois pra mim, foge da idéia de "e se isso fosse de verdade e estivesse mesmo aconecendo". Também não gostei de boa parte do elenco (o que são aqueles adolescentes idiotas?). E ao acrescentarem uma segunda, terceira e quarta cameras perdeu-se pra mim a urgencia quase documental que o primeiro filme tinha. O camarada que faz o doutor misterioso é uma negação.

    Ok... agora podem me xingar rsrs

    ResponderExcluir
  12. Ah, não vamos te xingar. O negócio é que pra mim esses detalhes não me incomodaram nem um pouco (embora eu tenha notado). Uma coisa que eu gostaria de conversar com quem já viu:

    SPOILERS

    aquele final deixa margem para uma terceira possibilidade. Demônios não passam "seres" de indíviduo para indivíduo... acho que teremos uma revelação alienígina caso haja um terceiro filme!

    ResponderExcluir
  13. Leandro Caraça31/03/2010, 21:02

    No terceiro filme ficaremos sabendo que tudo começou durante uma missa do Santo Daime.

    ResponderExcluir
  14. Também pensei em aliens na terceira parte... Voltando aos filmes de zumbi: "Zombilândia" é que foi superestimado ao meu ver, filmizinho bobo feito para agradar moleque de shooping center, me divirto muito mais com o "Dead Snow" ou as ecrotices do Jake West, combinam mais com cerveja...

    ResponderExcluir
  15. Eu ainda não vi Survival, mas é provável que eu goste... nunca me decepcionei com o Romero. Nunca! (2)

    ResponderExcluir
  16. Céus. Jake West. É o apocalipse cinematográfico. Zack Snyder, Marc Forster e Jake West são 3. Faltam mais 4.

    As escrotices do Jake West combinam mais com um jogo de roleta russa, do que com cerveja.

    ResponderExcluir
  17. Leandro Caraça31/03/2010, 23:45

    Não seja por isso. Junte Kevin Smith, Ryuhei Kitamura, Michael Bay e Paul Anderson e o time estará completo.

    ResponderExcluir
  18. Cara, terceira parte vai ter sim... ainda deixaram umas coisas soltas, se enfiarem ets vira outro filme recente que saiu outro dia

    ResponderExcluir
  19. Hehehehe. Prefiro curtir DEAD SNOW e DOGHOUSE como as comédias assumidas que são do que passar raiva com as risadas involuntárias do "Pânico com Zumbis" (ou melhor, "Diário dos Mortos") e do "Survival of the Dead".

    Engraçado é que falam mal dos zumbis maratonistas, mas ninguém reclama de zumbi andando a cavalo...

    O Romero devia ser embalsamado antes de fazer um "Shit of the Dead".

    ResponderExcluir
  20. Leandro Caraça02/04/2010, 00:28

    >mas ninguém reclama de zumbi andando a cavalo...

    Assim como não reclamaram de um zumbi empunhando uma britadeira ou mortos-vivos andando por baixo d'água. Assim como não reclamaram dos cavaleiros templários do Ossorio ou de certos zumbis nazistas e avarentos ...

    ResponderExcluir
  21. É também porque zumbis andando a cavalo são uma imagem do cacete, enquanto zumbis correndo é desculpa pra câmera tremer e só.

    "Dead Snow" não é "comédia assumida". É inaptidão cinematográfica em todos os sentidos. E o tipo de comédia é "hahaha, olha que engraçado", o que normalmente é a morte pra comédia a não ser que o cara seja bom no esporte e o Wirkola não é.

    Leandro, nenhum dos que tu citou são tão ruins quanto os 3 citados. E olha que fora o Michael Bay, que tem momentos muito bons, tu não vai me ver defendendo nenhum dos outros 3.

    E já que se liberou a violência, com o comentário anti-Romero do Felipe: deviam fuzilar o Jake West antes que ele cometa mais um crime cinematográfico!!! : P

    ResponderExcluir
  22. Pois é o Verardi que tinha visto o "Survival..." e odiado, me contou exatamente do morto a cavalo e acho ridículo, uma bosta, eu ainda brinquei com ele: "é o Romero brincando de ossorio", mas ele não achou graça e disparou: "que ninguém reclame que os cineastas deturpam a criação do Romero, pois o própio avacalhou tudo!" Agora, ontem mesmo estava relendo a revista Cine Monstro, aonde o crítico L.C.C. (será o Buchinsky?) dá uma cotação inacreditável de três caverinhas e meia para o "Undead" dos irmãos Spiering, que convenhamos é mais inapto e sem graça que "Dead Snow" e os filmes do Jake West...

    ResponderExcluir
  23. Bom, eu assisti ao Survivor ontem. É mais uma belezinha do Romero! Gostei muito.

    ResponderExcluir
  24. É, quando a gente "ousa" criticar o trabalho de um cineasta veterano tem que estar preparado para ouvir/ler de tudo mesmo... Mas fazer o quê se um nome no cartaz vale mais que o filme em si? Queria fazer a experiência de botar um outro nome nos créditos do Survival of the Dead, só para ver se iam estar pelo menos falando do filme, quem dirá defendendo.

    (Detalhe que, depois de 15 minutos de "Diário dos Mortos", eu até fui pesquisar se aquele era mesmo o filme do Romero ou uma cópia da The Asylum, tal a discrepância do trabalho em relação à obra pregressa do diretor. O mesmo vale para Survival: se não tivesse o nome do Romero eu juraria que era o Claudio Fragasso lançando um remake do seu A Terceira Porta do Inferno - que também tem zumbis ninjas numa ilha!)

    ResponderExcluir
  25. Olha, o filme dos irmãos australianos, "Canibais", também é um troço assombroso, mas pelo menos parece um filme "de verdade", coisa que "Dead Snow" com sua fotografia amadora e nenhum senso de decupagem, e "Evil Aliens" não parecem. São filmes de fundo de quintal com um espírito vagabundo. A porcaria do "Undead" é um filme bem acabado com espírito de fundo de quintal vagabundo. E creio que os orçamentos dos 3 não diferem muito.

    Mas acho válida essa opinião do Felipe de que alguns cineastas viram grife e seus nomes são defendidos apenas pela filmografia pregressa. Isso acontece sim, em alguns casos, mas todas as pessoas que eu conheço e que gostaram de "Survival", como Caraça e Perrone, são seres humanos extremamente inteligentes que dificilmente cairiam nessa cilada de julgar um filme por grife. É meio ridículo reduzir a opinião deles a um gosto por grifes. E nem falo com desrespeito também a tuas opiniões. Como tu sabes, independente de nossas diferenças filosofais, te respeito como crítico e cineasta e não é porque tu não vá muito com minha cara ou semelhante que minha opinião mudou. Eu ainda continuo achando que quem tem talento tem, quem não tem talento não tem.

    Não é porque é meu amigo que eu acho que tem talento e vice-versa.

    ResponderExcluir
  26. E Blob, citar o Cristian desgostando de um filme é uma baita propaganda, para mim. Acho o conhecimento dele catalogar digno de inveja. É um cara que conhece muitos títulos de cinema, mas quando se trata de entender de cinema em termos de linguagem, eu não levo muita fé nele, não.

    ResponderExcluir
  27. Leandro Caraça02/04/2010, 19:24

    Para o Felipe :

    Eu acho mais fácil gostar de filmes da moda, espertos, com linguagem muderna, que trazem uma "saudável irreverência para com o gênero que amamos".

    >se não tivesse o nome do Romero eu juraria que era o Claudio Fragasso

    Daí pro Fragasso é o mesmo tanto que separa "Sleepless" de "Giallo a Venezia".

    Para o Davi :

    >E olha que fora o Michael Bay, que tem momentos muito bons

    Até aí eu concordo. Ele tem vários momentos ótimos. Pena que não tenha FILMES ótimos.

    Para o Blob :

    >dá uma cotação inacreditável de três caverinhas e meia para o "Undead" dos irmãos Spiering,

    Não confie muito nessas cotações. ;) Mas na época eu achei o filme bem divertido sim. Hoje eu daria 3 estrelas. Ainda não vi o "Daybreakers", mas acho os irmãos Spiering superiores ao Jake West. Pra mim estão no memso patamar do James Gunn ("Seres Rastejantes").

    ResponderExcluir
  28. Leandro Caraça02/04/2010, 19:29

    >É meio ridículo reduzir a opinião deles a um gosto por grifes.

    Eu mesmo não usei essa desculpa pra criticar o Ronald por ter adorado o último do Scorsese, que para mim é "apenas" um filme Bzão de segunda linha inflado.

    ResponderExcluir
  29. Eu por mim já teria deixado essa discussão por simples "divergência de opiniões", mas percebo certa contradição de alguns aqui. Afinal, fica meio difícil acreditar que não há uma cega valorização pela "grife Romero" quando reclamam do humor de Dead Snow e Doghouse e defendem o humor tosco e infame do Romero (que não leva jeito algum para a coisa) em Survival of the Dead. Quer dizer que zumbi-Motoqueiro Fantasma é engraçado? Explosão de desenho animado que deixa as pessoas com o rosto cheio de fuligem em filme supostamente sério é engraçado? Pescar zumbis é engraçado? Talvez até não seja, mas como foi o Romero quem fez...

    Outra coisa: reclamar de aspectos técnicos e visuais de "Dead Snow" e "Doghouse" e relevar esses defeitos mais do que evidentes num filme feio e mal-produzido como o Survival, com seu CGI de quinta categoria e fotografia de telefilme, me parece "defesa de grife" demais. Prefiro qualquer cena dos zumbis (e do sangue) na neve em "Dead Snow" do que aquelas patéticas cenas de ação do final de Survival...

    Mas gosto é gosto, e se quem gosta de "Dead Snow" não tem moral para opinar, quem dirá aqueles que gostam do "Halloween 2" do Rob Zombie. :-D

    ResponderExcluir
  30. De qualquer modo ainda não vi "Survival...", e quanto mais falam mais fico curioso. Claro que vou assistí-lo assim que tiver oportunidade, daí poderei opinar algo, no momento apenas afirmo que qualquer um dos "Recs" é superior ao "Diário dos Mortos", assim como "Dead Snow"e "Doghouse" acho melhor que "Zombieland", isso na minha opinião, independente do fato de acharem ou não que tenho moral para opinar qualquer (na verdade esse lance de "moral" nunca me agradou mesmo... prefiro ser o "amoral"!). Agora no momento vou assistir aquele documentário que todo mundo viu, menos eu, o "Zeigsteist" que me parece menos polêmico que essa discussão toda! Hehehe...

    ResponderExcluir
  31. "Eu por mim já teria deixado essa discussão por simples 'divergência de opiniões'"

    Mais ou menos por isso que não tenho comentado muito. A maioria dos filmes citados na discussão eu gostei. Como disse antes, estou sempre inclinado a gostar de certos filmes, de certos gêneros (zumbis, por exemplo) uma tolerância danada, independente de quem o dirige... tem que ser muito ruim pra eu realmente não gostar.

    No caso do Romero, ainda devo escrever sobre ele, mas acho que é apenas um velho querendo brincar de filmes de zumbis sem se preocupar com invenções, etc... e não tenho nada contra o senso de humor dele, aliás, acho que isso vem desde sempre no cinema do homem.

    ResponderExcluir
  32. "Zeitgeist" eu só vi o início e quero assistir inteiro. Achei muito bom em termos de conteúdo, mas cinematograficamente bem tosco. Não é nenhum Errol Morris. E ninguém questionou o direito de ter opiniões, pelo menos acho que não fiz isso. Só votei pelo desaparecimento de Jake West do planeta Terra, apesar de respeitá-lo como ser humano sem talento e desperdício de material sensível cinematográfico que ele é.

    ResponderExcluir