25.1.10

MANSÃO DO TERROR, aka O POÇO E O PÊNDULO (Pit and the Pendulum, 1961), de Roger Corman

Se O POÇO E O PÊNDULO não for a melhor dentre as adaptações da obra de Edgar Allan Poe realizada pelo Roger Corman, ao menos é provável que seja a mais assustadora. A ORGIA DA MORTE permanece no topo, na minha opinião, pela combinação visual impressionante, o uso das cores de maneira única como elemento de horror e a fotografia sensacional de Nicholas Roeg, além, é claro, por Vincent Price numa atuação impecável incorporando o diabólico Prospero.

Vincent Price e seu sorriso sapeca...

Mas O POÇO E O PÊNDULO também é uma autêntica obra de arte do terror clássico dirigido magistralmente pelo mestre Roger Corman. Desses filmes que chega a bater uma tristeza e nos faz refletir o que aconteceu com o gênero... Por que não se filma mais com tanta elegância, beleza e atmosfera? Claro que existem ótimos casos que ainda salvam atualmente, mas de uma maneira geral o plano mais insignificante de um filme do Corman humilha qualquer coisa do gênero produzida por um grande estúdio americano nos últimos anos.

Um belo quadro filmado por Corman.
A trama central levanta questões sobre catalepsia e o pavor do enterro precoce, tema explorado com mais ênfase em seu filme seguinte, PREMATURE BURIAL, estrelado por Ray Miland (acredito que A QUEDA DA CASA DE USHER também tenha, mas ainda não assisti). O jovem Francis (John Kerr) chega ao castelo de Don Nicholas Medina (novamente Vincent Price) em busca de respostas sobre a recente morte de sua irmã, esposa de Medina. Francis desconfia bastante de seu cunhado, mas uma vez que a trama revela o passado de Nicholas, em sequências alucinatórias bem interessantes, Francis passa a tomar conhecimento dos mais profundos medos de Medina, que acredita piamente que sua mulher foi enterrada viva.

Ops!

O tormento por esse pensamento persegue Don Medina desde pequeno, quando viu seu pai, um entusiasta da inquisição espanhola que possuía sua própria câmara de tortura no porão do castelo, praticando o hobby em sua mãe, deixando-a viva somente para poder enterrá-la ainda naquele estado.

Ah, aí está o pêndulo do título!

Vincent Price está sublime, mais uma vez, interpretando Nicholas Medina, um personagem ambíguo e de transformações radicais e que já se tornou elemento essencial na composição do estilo de Corman, juntamente com o visual caprichado e a atmosfera densa. Outro grande destaque é a presença expressiva da musa do horror, Barbara Steele, no papel de Elizabeth, mulher de Medina. Todos esses elementos ajustados num clímax de tirar o fôlego, quando o vilão da estória finalmente utiliza-se do famoso pêndulo cortante que desce gradativamente até partir ao meio a sua vítima amarrada logo abaixo, possibilitam ao filme tornar-se digno de antologia.

8 comentários:

  1. o final do filme é mto cruel.
    corman foda.

    ResponderExcluir
  2. A última cena do filme é ótima, e ele é uma prova de que não é preciso milhões de dólares para fazer um clássico.

    Mas PRECISA ser visto em widescreen. Eu vi em tela cheia quando passou no Telecine, e vendo no formato correto é como se fosse um outro filme.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza precisa ser visto em widescreen... aliás, qualquer filme da série Corman/Poe é obrigatório nesse formato.

    ResponderExcluir
  4. Um filme excepcional, sem dúvida. Mas se tratando de Corman/Poe, o meu preferido é o House of Usher.

    ResponderExcluir
  5. A última imagem é de um horror tão intenso que não irei esquecer em anos.

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de Mansão do Terror. Mas depois de ter visto recentemente Tomb of Ligeia ele se tornou meu preferido da série. Já viu esse, Ronald?

    ResponderExcluir
  7. Esse é outro que não vi ainda, Sergio. Bom saber que é seu preferido, vou dar uma conferida.

    ResponderExcluir
  8. É um dos mais perfeitos clássicos e como já mencionaram não se precisa ter milhões para se fazer um clássico basta ter criatividade.

    ResponderExcluir