13.1.10

INVICTUS (2009), de Clint Eastwood

Antes de qualquer coisa, INVICTUS enfatiza a boa fase recente de Clint Eastwood e o confirma também como um dos diretores mais essenciais ainda em atividade (algo que já estava confirmado há tempo, na verdade). O que me agrada no filme é a forma com o qual o diretor lida com o seu recorte histórico, trabalhando com um ícone da história recente, Nelson Mandela, sem nunca transformar o material no basicão habitual das estruturas narrativas biográficas. Inclusive, seu recorte é bem simples e mostra como Mandela utilizou a equipe de rugby da África do Sul, em pleno campeonato mundial acontecendo em seu país, como ferramenta política. Claro que no final das contas INVICTUS não deixa de ser mais um filme para servir de exemplo e inspirar o público, mas sem soar piegas como seria caso o mesmo roteiro fosse parar nas mãos de um Ron Howard, por exemplo.

Sem contar que Morgan Freeman deve ser parente do Mandela. Impressionante a construção de personagem. Matt Damon também está ótimo e o velho Clintão filma bem pra burro! Mesmo sendo um trabalho menor, fica difícil não se curvar perante o talento desse sujeito que coloca muito diretor neófito de plantão no chinelo!

4 comentários:

  1. Clint filma de forma simples, básica, sem histrionismos, sem palhaçada, sem frescuras, sem invenções de moda duvidosos. Mas a despeito disso (ou POR CAUSA DISSO) uma emoção verdadeira sempre se desprende de seus filmes. Clint é fundamental! Agora quanto ao Freeman, tava até comentando um dia desses com um amigo: simplemente se trata de um dos maiores atores da história do cinema, fácil fácil, CERTAMENTE um dos 10 melhores! Vide Conduzindo Miss Daisy, Os Imperdoáveis, Um Sonho de Liberdade e mais uma dúzia de filmes que não estou com saco pra listar agora!!! Quero ver esse novo logo!

    ResponderExcluir
  2. "Filme menor". Vou fingir que não li isso, viu.

    ResponderExcluir
  3. O filme é muito bom, mas não consigo colocá-lo no mesmo nível que um Gran Torino, Meninos e Lobos, Menina de Ouro... a fase anos 90 dele tem vários filmes melhores também.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Ronald... acima de "Invictus" eu colocaria Gran Torino, Sobre Meninos e Lobos, As Pontes de Madison, Um Mundo Perfeito, Os Imperdoáveis, Menina de Ouro.
    "O Cavaleiro Solitário" e "O Estranho sem nome" ainda vão ser devidamente reconhecidos, apesar da aparente simplicidade (principalmente o primeiro).

    Mas Invictus está seguramente no Top 10 do Clintão.

    ResponderExcluir

MUDANÇA DE CASA

Depois de um feedback por aqui e na página do Dementia¹³ no facebook , resolvi tomar mesmo a decisão de fechar as portas por aqui e me muda...