29.10.09

TORSO (I Corpi Presentano Tracce di Violenza Carnale, 1973), de Sergio Martino

TORSO é sem dúvida uma das experiências mais bacanas com o gênero giallo que eu já tive! A trama é bem simples e com certeza você já deve ter visto um milhão de filme com a mesma premissa, mas e daí? É a filosofia da forma superando o conteúdo o que nós temos aqui! A primeira metade da estória se passa dentro de um campus universitário, onde se inicia uma série de misteriosos assassinatos envolvendo mulheres em "situções picantes", se é que me entendem. Depois, o grupo de belas protagonistas - quatro jovens amigas - vai passar o fim de semana num casarão isolado em uma pequena vila no interior da Itália e, obviamente, o perigoso assassino com suas luvas pretas vai marcar presença para fazer a festa dos fãs do gênero. Martino filma muitíssimo bem, ainda não havia atingido ao máximo seu estilo sofisticado presente em filmes posteriores, mas realiza tudo de uma maneira pura, grosseira, genial, e não poupa o público de assassinatos violentos regados com bastante groselha! Aproveita também as beldades e, com exceção de Suzy Kendall, todas as outras atrizes estão bem à vontade em frente às câmeras, o que ajuda em muito o tom erótico pelo qual o filme é conhecido. No elenco ainda temos o astro do cinema popular italiano, Luc Merenda. O clímax ao final é um dos grandes momentos da carreira de Martino, o suspense é calmamente trabalhando, acumulando tensão, preparando o espectador para as surpresas (que neste período ainda surpreendia o público, diferente de hoje...). Só vendo com os próprios olhos para acreditar no que esse cara é capaz! Se Sergio Martino realizou algum filme melhor que TORSO, ainda preciso descobrir.

OBS: e que título genial o filme recebeu na Itália, não é mesmo?

9 comentários:

  1. Ronald, você conseguiu legendas para o filme? As que eu consegui são em inglês e apenas para as cenas com áudio em italiano, que são poucas.

    ResponderExcluir
  2. Podem existir gialli melhores (como os do Argento), mas se for pra escolher um filme que melhor sintetize o gênero, não teria dúvidas em escolher Torso!

    ResponderExcluir
  3. Ailton, infelizmente, também só consegui essa legenda que você falou. Em inglês e só para as cenas em italiano...

    Mas deu pra assistir tranquilo.

    ResponderExcluir
  4. É o meu preferido de Martino e facilmente um dos dois ou três melhores do gênero.

    ResponderExcluir
  5. Endosso: filme sensacional!!!

    ResponderExcluir
  6. Vi o "L'isola degli uomini pesce" depois de ler o teu post e gostei bastante. De giallo entendo pouco, mas acho que é mais um que vou ter de procurar...

    ResponderExcluir
  7. O trailer americano é foda...
    TORSO TORSO TORSO TORSO.
    A cada cinco segundos, haha

    ResponderExcluir
  8. Bruno C. Martino31/10/2009, 19:28

    "Martino filma muitíssimo bem,"

    Obrigado pelo elogio, hehehehe..


    Alguém teria legenda em qualquer lingua para o SETTE ORCHIDEE MACHIATE DI ROSSO do Lenzi? Pra esse nunca achei legenda... :(

    ResponderExcluir
  9. legendas q eu achei
    http://subscene.com/subtitles/-1973/brazillian-portuguese/610017

    ResponderExcluir