16.10.09

A POLÍCIA INCRIMINA, A LEI ABSOLVE (High Crime, 1973), de Enzo G. Castellari

Tempo cada vez curto para colocar as idéias em forma de texto, mas pra não deixar o blog parado em relação ao que tenho assistido ultimamente, vamos de resenhas curtinhas mesmo, na correria e do jeito que ficar, ficou. E na verdade são poucos os títulos que ando vendo. O último foi no domingo passado, este sensacional exemplar de policial italiano, dirigido pelo grande Enzo G. Castellari. Não sou tão especialista no gênero quanto o amigo Rogério Ferraz, e outros compañeros de guerra, mas o sujeito, sem dúvida alguma, é um dos maiores nomes dos polizieschi, e justamente HIGH CRIME é considerado a inauguração do estilo, claramente inspirado em OPERAÇÃO FRANÇA, de Friedkin. Se foi mesmo o primeiro filme, os amigos com mais conteúdo podem confirmar e acrescentar mais informações nos comentários.

Sobre o filme, é cinema de primeira linha, inovador e ousado, ao mesmo tempo grosseiro, brutal, rude, Franco Nero inspirado com uma atuação marcante que me chamou muito a atenção. O ator Fernando Rey (que também está em OPERAÇÃO FRANÇA) faz uma bela participação. Castellari tem uma baita personalidade na tela, independente de recursos financeiros, filma como poucos e merece muito mais respeito do que geralmente dão a ele.

Não é a toa que Dia da Fúria está preparando um especial dedicado a ele no ano que vem. Estraguei a surpresa, mas fiquem ligados!

7 comentários:

  1. Bela notícia. Castellari é um dos meus favoritos do cinema de acção italiano. O "Quel maledetto treno blindato" de que tanto se fala, não me agradou por aí além, mas as parcerias com o Franco Nero valem quase todas um tempinho da nossa parte. O meu favorito do senhor Castellari é obviamente um spaghetti, já que penso que tenha sido o género em que mais se evidenciou. Falo do "Keoma"! Aqueles que gostaram do "Quel maledetto treno blindato", sugiro que vejam o "Ammazzali tutti e torna solo" que é uma espécie de "Dirty dozen"...

    ResponderExcluir
  2. Aproveito e deixo aí um link para a minha resenha deste último:

    http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com/2009/08/ammazzali-tutti-e-torna-solo-1968.html

    ResponderExcluir
  3. Grande Pedro, obrigado pelo comentário. Mas ao contrário de você, eu adoro o Quel maledetto treno blindato... não é dos melhores, mas tem seus momentos. Prefiro o Castellari do policial e do western. Keoma é mesmo uma obra maravilhosa.

    Já o Ammazzali tutti e torna solo eu tenho aqui pra ver, mas não consegui ver ainda (E valeu pelo link, belo texto). Estou também com Johnny Hamlet, do Castellari pra ver... já viu este?

    ResponderExcluir
  4. Sim. É um filme algo diferente do habitual estilo movimentado e explosivo. Ao que parece o projecto era para ser executado por Sergio Corbucci mas acabou nas mãos de Castellari. Basicamente atiraram-se ao Shakespeare com uma mistura de elementos spaghetti. O resultado é muito positivo. As cenas das crucificações são um marco. Recomendo!

    ResponderExcluir
  5. Especial dele ... reconheço que não conheço boa parte do que ele fez. Sou um novato na parada rs.

    ResponderExcluir
  6. Falando em Castellari, eis aqui imagens de seu novo filme: http://www.youtube.com/watch?v=-A79-CgkLZs

    ResponderExcluir
  7. Já até postei essas imagens... valeu!!!

    ResponderExcluir