26.10.09

GROTESQUE (Gurotesuku, Japão, 2009), de Kôji Shiraishi

Pelo título já dá pra ter uma noção das intenções deste filme que o Takeo indicou, a de testar até onde o estômago do espectador aguenta! Seguindo essa filosofia ao extremo, somos apresentados a um fiapo de estória sobre um casal, que acabou de realizar o primeiro encontro, seqüestrado e torturado brutalmente para satisfazer os prazeres de um sujeito completamente louco, mas aparentemente comum, tranquilo, que poderia ser confundido com um vizinho seu.

O problema de GROTESQUE é que como narrativa ele é muito frágil ao ponto de incomodar àqueles que precisam de uma estória que, no mínimo, desperte um certo interesse ou que crie uma identificação com os personagens envolvidos para embarcar na trama. Aliás, trama é apenas um detalhe que o diretor/roteirista Kôji Shiraishi realmente não está preocupado. O negócio dele é sangue! Membros mutilados, atrocidades físicas e psicológicas, muito gore!

E é neste ponto onde o filme concentra suas forças. Pensem em um JOGOS MORTAIS versão hardcore, sem frescura. As seqüências de torturas são extremamente realistas e perturbadoras, juro que até pensei em desviar o olhar diversas vezes enquanto assistia a este show de horrores sanguinolento! O trio de atores cumpre muito bem o seu papel, principalmente Tsugumi Nagasawa, a única presença feminina em cena. Não é qualquer uma que tem coragem de fazer um filme desses, mas como Nagasawa é atriz pornô, aguenta rindo o que você não aguenta chorando, então não deve ter sido assim tão complicado.

Como obra cinematográfica, GROTESQUE não deve agradar muita gente, mas recomendo para os psicopatas de plantão que só querem ver carne despedaçando com muito realismo sem se importar com as justificativas. Eu fico num meio termo, não fede nem cheira...

9 comentários:

  1. Eu acho que vou gostar. Não como cinema, mas como diversão sádica!

    ResponderExcluir
  2. Leandro Caraça26/10/2009, 16:56

    Guinea Pig - O Retorno

    ResponderExcluir
  3. johnny ratazana26/10/2009, 20:21

    Ronald, veja Los Bastardos!
    Filme mexicano do ano passado. Quero ler o que o senhor tem a dizer sobre ele depois.

    ResponderExcluir
  4. Beleza pura! Já estou baixando... em breve eu comento alguma coisa.

    ResponderExcluir
  5. Eu não tenho mais saco pra filmes assim, hehe.

    ResponderExcluir
  6. Leandro Caraça27/10/2009, 12:25

    Tô com esse Los Bastardos por aqui. Vou ver logo mais.

    ResponderExcluir
  7. uma pergunta, o gore e violência gráfica é à moda antiga ou é merda de CGI??? valeu... o/

    ResponderExcluir
  8. Guinea pig total! mt bom, podem aguardar o 2! vlw o post!

    ResponderExcluir