26.5.09

ZERO WOMAN: RED HANDCUFFS (Zeroka no onna: Akai wappa, 1974), de Yukio Noda

Para quem está a fim de uma dose na veia de violência estilística, artsploitation apurado, nada melhor que este primeiro filme da série ZERO WOMAN, que rendeu diversas sequências ao longo dos anos, inclusive na década de noventa e nesta atual, que acabaram direto no mercado de DVD's. Não cheguei a ver nenhum filme mais recente da série, mas não devem ter o mesmo nível criativo e contextual deste clássico do cinema de exploração japonês.

ZERO WOMAN: RED HANDCUFFS é um autêntico Pink Violence, bastante elegante na sua concepção visual, na combinação dos filmes policiais dos anos setenta com uma brutalidade explícita e estilizada que rendem um belo culto à violência visceral. Infelizmente, peca um bocado pela misoginia, hoje vista pelos maus olhos da sociedade com muito mais afinco, mas na época devia fazer a alegria das bichas enrustidas, mas isso não estraga a diversão...

Resumindo consideravelmente a trama, Miki Sugimoto vive a policial de um departamento especial, a “Zero Womam” do título, com a missão de resgatar a filha de um poderoso político das mãos de seis seqüestradores, sem que a situação se torne pública, o que acarretaria num escândalo para o inescrupuloso homem do governo, que pretende se candidatar a primeiro ministro do Japão. Para isso, a heroína precisa exterminar todas as provas do crime, isso inclui os seis meliantes.

O líder dos criminosos é interpretado por Eiji Go, num excelente desempenho, bastante expressivo. O filme retrata os bandidos como sujeitos de índole profundamente má, capazes de praticar as mais puras bestialidades sem arrependimento, deixando gente como Frank, de Henry Fonda em ERA UMA VEZ NO OESTE ou o reverendo Harry Powell, de Robert Mitchum em O MENSAGEIRO DO DIABO, de cabelos arrepiados!

Mas tudo isso torna ainda mais gratificante quando o espectador assiste os vagabundos sendo tratados como lixo humano, bem ao estilo da Pink Violence, principalmente numa cena de tortura envolvendo um maçarico. Na verdade, a nossa heroína só consegue entrar em ação pra valer no final, já que, durante todo o processo da missão, Miki infiltra-se no bando e não ajuda em nada os policiais que estão prestes a encher os bandidos de chumbo.

Além da violência, há uma grande quantidade de nudez gratuita, quesito básico que não poderia faltar a este tipo de produção. Tralha que se aproveita de dotes femininos, situações perturbadoras como crueldade sexual e assassinatos com muita violência exagerada, mas com um tratamento visual acima da média, feita especialmente para os fãs de abobrinhas urgentes, mas muito divertida!

6 comentários:

  1. esse ae me deu vontade de ver!

    ResponderExcluir
  2. Era essa a intenção do post, hehe! Assista, acho que você vai gostar.

    ResponderExcluir
  3. Olha, os outros filmes que vieram na seqüência do Zero Woman original não chegam nem aos pés!

    Só mesmo os malucos japoneses pra criar uma heroína que passa o filme inteiro sendo estuprada e abusada pela gangue com o maior ar cool. Mas no final ela massacra todo mundo com muito gosto, afinal no cool dói, né? He, he, he, desculpa, não resisti ao trocadilho estúpido.

    ResponderExcluir
  4. Esse lance de no "cool" dói, eu não sei de nada, na verdade!!! E ne quero saber!!! haha

    ResponderExcluir
  5. HAHAHAHAHAHAHAHHAHAH

    genial o trocadilho!

    ResponderExcluir
  6. Dale. Tava lendo todos os posts que perdi. Muito foda o poster do Expendables e interessante esse filme aí. Acho que o último que vi uma mulher metendo bala mesmo foi Lady Vingança. É legal ver as ladys descendo porrada, hehe.

    Abs e dále Grêmio!

    ResponderExcluir