5.5.09

A DOPPIA FACCIA (1969), de Riccardo Freda


Primeiro filme do Riccardo Freda que assisto. Não sei se era o mais adequado pra iniciar a filmografia do cara, mas devo confessar que comecei muito bem! A DOPPIA FACCIA é um belíssimo e sofisticado giallo, subgênero que eu não havia tratado aqui no blog ainda. Preciso ver e rever alguns bons, porque o Dementia 13 está carente deste estilo que eu tanto adoro.

A DOPPIA FACCIA é baseado numa obra de Edgar Wallace e trata de um sujeito recém casado com uma milionária que acaba surpreendido quando ela pede um divórcio prematuro e logo depois morre num acidente de carro. O ex-marido é logo apontado como o principal suspeito, após a policia descobrir que o carro havia sido sabotado.

O marido em questão é interpretado pelo Klaus Kinski, que é sempre uma presença marcante em qualquer coisa que faça. E ele está muito bem no papel do sujeito amargurado por ter perdido a esposa ao mesmo tempo em que se vê acusado; e pior, acaba descobrindo que, possivelmente, ela ainda está viva, após uma jornada psicodélica numa festa onde assiste a um filme erótico cuja "atriz" possui algumas características que pertenciam a sua mulher.

É praticamente uma versão giallo de VERTIGO, de Alfred Hitchcock, e isso fica ainda mais evidente no desfecho. Mas esse tipo de alusão não tira o brilho de A DOPPIA FACCIA, que é uma aula de construção atmosférica, embora algumas cenas com efeitos especiais e miniaturas sejam bem toscos, mas não deixa de ser um charme a mais.

10 comentários:

  1. Fredda, Kinski e uma variação giallo de "Vertigo"? Beleza. Tenho que encontrar esse. Perrone, já que gostou de Fredda, sugiro que veja "L'orribile Secreto del Dr Hichcock", um horror gótico sobre (é sério) as aventuras de um médico com suas tendências necrófilas. Parece que nunca foi lançado em DVD, mas é possível conseguir no emule.

    ResponderExcluir
  2. Valeu pela indicação, Kurt! Já coloquei pra baixar.

    A DOPPIA FACCIA eu encontrei neste site aqui: http://surrealmoviez.info/news.php

    Só que é via rapidshare...

    ResponderExcluir
  3. porra, acho que vou baixar issio ae.
    Vertigo é top 10.

    ResponderExcluir
  4. Engraçado que "Uma Sobre a Outra", do Fulci, realizado no mesmo ano, também sofre influência clara de Vertigo!

    Procure ver "Os Vampiros", que tem fotografia do Mario Bava.

    ResponderExcluir
  5. ia falar do I VAMPIRI também, simplesmente o pai do horror italiano

    ResponderExcluir
  6. Uma curiosidade é que a história de A DOPPIA FACCIA também é do Fulci, Sérgio...

    ResponderExcluir
  7. Então não é mera coincidência...

    ResponderExcluir
  8. O sujeito devia ter acabado de ver VERTIGO e teve algumas boas idéias... heheh

    ResponderExcluir
  9. HAHAHAHA!! E que boas idéias... rsss

    ResponderExcluir