Pular para o conteúdo principal

INFERNO NO PACÍFICO (Hell in the Pacific, 1968), de John Boorman

Não sei justificar porque enrolei tanto pra assistir a este filme tão obrigatório na minha lista de pendências. Talvez por negligência mesmo, mas a verdade é que o Lee Marvin é o meu ator favorito, então quem já viu INFERNO NO PACÍFICO deve saber que era praticamente uma questão de honra conferir este aqui.

Quem ainda não conhece o filme, vai ter uma boa referencia se já tiver assistido o clássico da sessão da tarde, INIMIGO MEU, estrelado por Dennis Quaid e Louis Gossett Jr, dirigido por Wolfgang Petersen em tempos áureos e inspirados. Agora, quem não conhece nenhum dos dois, pode mudar de área, vá ler um livro, jogar video game, etc, porque cinema não é pra você mesmo!

Mas se ainda quiser continuar a ler o texto, tudo bem, então vamos a história: Já perto do fim da Segunda Guerra Mundial, um piloto norte americano (Marvin) e um oficial japonês (Toshiro Mifune), acabam presos numa pequena ilha deserta. Espero que aqueles que não conheciam ambos os filmes – e mesmo assim insistiram em continuar lendo – tenham pelo menos uma noção de história pra saber que soldados americanos e japoneses eram inimigos mortais neste período, então já dá pra sacar qual é a do filme.

Principalmente porque eu não tenho muito mais a acrescentar sobre a trama sem estragar o prazer de ver pela primeira vez, ainda mais que INFERNO NO PACÍFICO, tirando o básico do plot, não tem nada a ver com INIMIGO MEU. Não esperem aqui naves espaciais, equipamentos futuristas e nem o Toshiro Mifune ficar grávido... seria no mínimo, ridículo. Além do mais, o número de diálogos é risível e os únicos seres humanos que veremos em cena são os dois personagens citados.

Lee Marvin, como sempre, está perfeito, expressivo e com muita presença, vivendo o americano que confia demais na esperteza pra conseguir as coisas, mas não possui os conhecimentos básicos do manual de sobrevivência para casos do tipo, então, a principio, passa fome e sede, enquanto o "colega" japonês sabe pescar e arranja água a vontade. E vale destacar o desempenho de Mifune, como não? O sujeito foi um dos maiores atores orientais, trabalhando em vários clássicos de Akira Kurosawa, o que não é pouco. É impossível dizer quem está melhor por aqui e o poder do filme concentra-se justamente na atuação dos dois indivíduos.

Mas por mais que o filme necessite da expressividade corporal dos atores, John Boorman nunca deixa a sua direção pender para um tom teatral. O roteiro, liberto de diálogos, se resume em situações puramente visuais, e um diretor do calibre de Boorman não iria desperdiçar a oportunidade de dar uma aula de linguagem cinematográfica. A fotografia é belíssima e o uso do som também é uma coisa de louco. No final das contas, temos belo filme de aventura, reflexivo sobre as diferenças de costumes e culturas, que é um tema já esgotado hoje em dia, mas muito bem trabalhado pelo diretor naquela época.

Comentários

  1. Obra-prima. O Remake Sci-Fi tb!



    "tirando o básico do plot, não tem nada a ver com INIMIGO MEU. Não esperem aqui naves espaciais, equipamentos futuristas e nem o Toshiro Mifune ficar grávido... "


    LMAO!

    ResponderExcluir
  2. Leandro Caraça13/05/2009 23:26

    Obra-prima é pouco.

    ResponderExcluir
  3. Obra-prima é pouco.(2)
    Só o que é um pouco discutivel é o final imposto pelo estúdio, sei que muita gente viu o final alternativo do Boorman mas eu nunca assisti. E além do Inimigo Meu, esse filme costuma me lembrar de outra obra-prima o "Sleuth" que também é só com dois atores em cena um brigando com o outro (o Caine e o Olivier).

    ResponderExcluir
  4. Sleuth eu nunca vi... e a versão que eu assisti de Inferno no Pacífico foi a do final imposto pelo estúdio... com aquelas explosões retiradas de The Party, com o Peter Sellers. Hahah

    ResponderExcluir
  5. Parece que o DVD (não sei se o nacional ou só o gringo) tem o final do diretor nos extras. Mas só vi o filme em vhs...

    ResponderExcluir
  6. Putz, tenho que ver esse filme.
    Do Boorman só vi Deliverance, que é um puta filmaço.
    Com dois atores desse calibre é obrigatório ver.

    ResponderExcluir
  7. Obra-prima e um de meus filmes prediletos! Por sorte tenho o dvd da Anchor Bay que traz os dois finais e o alternativo é dez vezes melhor.

    ResponderExcluir
  8. Inimigo Meu é assumidamente uma "versão sci-fi".

    Sleuth é obrigatório. O remake obviamente não se compara, mas é divertido ver o My Cocaine fazendo o papel do Laurence Olivier...

    ResponderExcluir
  9. Talvez tenha o final alternativo do Inferno no Pacifíco no youtube. Vou dar uma procurada por lá.

    O remake do Sleuth eu detestei, mas vale mesmo pela curiosidade.

    ResponderExcluir
  10. Talvez tenha mesmo... se tiver me avisa que eu vou postar aqui depois, heheh

    ResponderExcluir
  11. Leandro Caraça14/05/2009 13:37

    Tem o final alternativo no DVD nacional.

    Eu gostei do novo SLEUTH. Mas sem o Laurence Olivier fica uma brecha.

    ResponderExcluir
  12. Não acho 'Sleuth' obrigatório, mas é um grande filme sim.

    E essas coisas que o Mifune fez com os americanos costumam dar em coisa boa. Que o diga 'Red Sun'.

    ResponderExcluir
  13. No caso do Red Sun não tinha americano no meio não.

    ResponderExcluir
  14. Muito bom! Assista que vale a pena

    ResponderExcluir
  15. Só não gostei do final do filme, rápido e simplista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi imposto pelo estudio. Ficou ridiculo, mas o filme nao deixa de ser uma bela obra prima!

      Excluir
  16. Pessoalmente eu gostei mais do final alternativo, apesar que o imposto pelo estúdio dá um final realmente.

    http://www.youtube.com/watch?v=FJUd5OJY3tw

    ResponderExcluir
  17. Não entendi o final. Aquela explosão matou os dois? De onde ela veio? Alguém bombardeou o lugar ou a bomba já estava lá?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O IMBATÍVEL (Undisputed, 2002)/O LUTADOR (Undisputed 2: Last Man Standing, 2006)

No útlimo fim de semana procurei outros filmes recentes do Michael Jai White para vê-lo distribuindo porrada em meliantes como em BLOOD AND BONE e BLACK DYNAMITE. Me deparei com UNDISPUTED 2, continuação de um filme dirigido pelo Walter Hill em 2002 e que, por pura negligência da minha parte, ainda não havia assistido. Enfim, foi uma experiência interessante, além de poder ver um ótimo filme de luta estrelado pelo Jai White ainda tirei o atraso com o filme Hill, que é obrigatório para os fãs do sujeito.

Ambos os filmes se passam em prisões e envolvem lutas “profissionais” entre os encarcerados, mas o resultado de cada é bem diferente um do outro. UNDISPUTED é puro Walter Hill! Cinema classudo, sério, focado em personagens bem talhados e com direção extremamente segura. Temos Wesley Snipes na pele de Monroe Hutchen, campeão de boxe de Sweetwater, uma prisão de segurança máxima que promove legalmente lutas entre presos. Ving Rhames é George Iceman Chambers, o campeão mundial dos pesos …

OS BÁRBAROS (The Barbarians, 1987)

Daquela listinha de filmes de fantasia, Sword and Sorcerer, que eu postei outro dia, um dos exemplares que causou mais alvoroço foi OS BARBAROS. Alguns amigos acharam engraçado por eu ter lembrado desse filme que passou milhares de vezes no Cinema em Casa do SBT. E como estamos falando de um trabalho do italiano Ruggero Deodato, nada melhor que ressaltar como era bom ter doze anos e poder conferir às tardes da TV brasileira nos anos 90 um filme com bastante sangue, membros decepados e peitos de fora. Algo impossível para um moleque atualmente, que tem de se contentar com os filmes de animais falantes que empesteiam diariamente a programação… Neste fim de ano, meus votos de um grande pau no c@#$% do politicamente correto.

De todo modo, OS BÁRBAROS é uma porcaria. Fui rever essa semana para escrever para o blog e, putz, acreditem, é a coisa mais ridícula do mundo. Ainda bem que já sou vacinado contra tralhas desse tipo e encontro tantos elementos engraçados que fica impossível não sair…

OS IRMÃOS KICKBOXERS, aka BLOOD BROTHERS (1990)

Também conhecido como NO RETREAT, NO SURRENDER 3 em alguns países. Não é tão espetacular quanto o segundo, mas é um veículo divertidíssimo que serve de vitrine para que Loren Avedon e Keith Vitali (os irmãos do título) demonstrem suas habilidades em artes marciais em sequências alucinantes de pancadaria! Até hoje me lembro quando eu era um moleque de oito ou nove anos pegando a fita da Top Tape na locadora com meu irmão mais novo. Passamos o fim de semana inteiro assistindo repetidas vezes este que foi o meu primeiro “kickboxer movie”.


Na trama, os dois personagens não vão muito com a cara do outro. Avedon é um professor de kickboxer que dirige um fusca, enquanto Vitali ganha a vida como policial respeitado, seguindo os passos de seu pai. Ambos lutam pra cacete! Para resumir o enredo, uma tragédia na família acontece (leia-se alguém é assassinado) e acaba sendo o motivo de reaproximação dos irmãos, que deixam as diferenças de lado e juntam forças para fazer exatamente aquilo que se …