20.11.08

THE OUTFIT (1973), de John Flynn

The Outfit é filme de ação policial classudo, com excelente direção de John Flynn (que também assina o roteiro) e um elenco que arrebenta em atuações acima da média. Por isso eu fico indignado como um filme desses pode simplesmente ser esquecido. A história pode ser simples, mas a riqueza de detalhes o torna superior que muito filme em qualquer época ou país. O próprio diretor nunca teve a devida atenção que merecia.

Mas chega de reclamar. Vamos ao que interessa, porque de qualquer forma, The Outfit é um filmaço que traz Robert Duvall sedento de vingança pela morte de seu irmão e passa o filme inteiro dando uma tremenda dor de cabeça aos responsáveis, seja roubando-lhes dinheiro em vários assaltos em lugares diferentes ou distribuindo chumbo na carcaça dos pilantras que resolvem impedir seus atos.

Seu principal alvo é ninguém menos que Robert Ryan, perfeito como sempre e em um de seus últimos papéis no cinema. Além dele, temos no elenco Jon Don Baker como o ajudante de Duvall, Timothy Carey e a vesguinha Karen Black vivendo a namoradinha do protagonista. O próprio Robert Duvall é uma escolha perfeita, e muita gente não lembra que durante a década de setenta foi um dos grandes action men do cinema americano.

The Outfit foi a terceira empreitada de John Flynn atrás das câmeras já demonstrando uma veia brilhante para o cinema de ação com uma câmera nervosa que dá um tratamento realista incrível em determinadas cenas. Como diretor de atores também não fica pra trás. Talvez o grande responsável pelo sucesso do filme seja Flynn com uma criatividade absurda para tirar The Outfit do lugar comum e transforma-lo num filme que necessita urgente de uma redescoberta.

6 comentários:

  1. John Flynn parece um cineasta interessante. Mas dele só assisti Lock Up, que é um dos poucos filmes do Stallone que realmente prestam.

    ResponderExcluir
  2. Lock Up é bom mesmo. Mas Rolling Thunder, The Outfit e Best Seller são essenciais!

    ResponderExcluir
  3. "Talvez o grande responsável pelo sucesso do filme seja Flynn com uma criatividade absurda para tirar The Outfit do lugar comum e transforma-lo num filme que necessita urgente de uma redescoberta."

    Ainda bem que temos o Dementia 13 pra nos lembrar disso :)

    ResponderExcluir
  4. >Por isso eu fico indignado como um filme desses pode simplesmente ser esquecido.

    A década de setenta (e mesmo a de oitenta) tem cada pérola negligenciada. John Flynn também fez um bom filme de gangues, estrelado pelo Jan Michael Vincent.

    ResponderExcluir
  5. Não vi esse ainda, mas John Flynn era o cara!!!

    ResponderExcluir
  6. Cheguei ontem a noite de viagem, e prometo atualizar o blog hoje. Valeu pelos comentários, pessoal!!!

    ResponderExcluir