11.4.09

MR. VAMPIRE (Geung si sin sang, 1985), de Ricky Lau


Em MR. VAMPIRE, o diretor Ricky Lau, sua equipe técnica e elenco conseguem demonstrar porque os orientais sãos os cabras mais criativos do cinema e desenvolvem, a partir de um enredo dos mais simples, um filme genial utilizando apenas conceitos culturais como trampolim para uma mistura de comédia, terror e um toque de artes marciais! O resultado é um dos filmes mais divertidos que existe! E só vai achar que eu estou ficando maluco quem ainda não assistiu!

O que temos aqui, e que você precisa saber no momento, é um vampiro causando uma confusão danada; uma galeria de personagens interessantes tentando parar o ser das trevas a qualquer custo; e as várias situações absurdas que pontuam os confrontos frenéticos. Inclusive, surge uma subtrama envolvendo uma bela fantasma que rende mais algums seqüências fantástias.

Existem alguns detalhes que vocês precisam saber sobre os vampiros (ou zumbis) orientais, como a forma que, em determinado estágio, eles se locomovem dando pulinhos com os braços esticados; podem ser controlados por encantos Taoístas; transformam suas vítimas em vampiros com as unhas pontiagudas e azuladas, além, é claro, da habitual mordidinha no pescoço; e mais um punhado de coisas que se descobre assistindo a esta belezura.

A primeira meia hora é bem leve apresentando os personagens centrais, como o mestre Gau com sua “monocelha” e milhares de feitiços anti-vampiros que ultrapassam o limite da criatividade, interpretado pelo grande Lam Ching-Ying. O humor dá conta do recado nesse período com um tipo de comédia física e universal que rendem ótimas gargalhadas.

Mas logo depois o bicho pega de verdade e é ação até o desfecho! A coisa é tão frenética que realmente contagia o espectador com a mistura de tensão e comédia. Imagine um EVIL DEAD com coreografias de kung fu e você terá uma idéia do que estamos tratando aqui. As cenas de luta são fantásticas, principalmente aliadas à trilha sonora e os efeitos especiais artesanais que dão de dez a zero em qualquer coisa feita de CGI atualmente.

É o tipo de filme que eu poderia gastar vários parágrafos relatando os detalhes e as situações, mas chega por aqui. MR. VAMPIRE é riquíssimo e a partir dele surgiram algumas continuações e vários outros filmes se aproveitando da idéia dos “vampiros saltitantes”. Engraçado, tenso, original, um filme que precisa ser visto e ter seu lugar garantido entre os melhores filmes de comédia-horror de todos os tempos! Quem já viu vai concordar comigo. E recomendo o texto do Bruno C. Martino, para o site Boca do Inferno para saber muito mais sobre o filme.

E lembre-se disso, os vampiros só conseguem detectar a presença humana pela respiração!

11 comentários:

  1. "E lembre-se disso, os vampiros só conseguem detectar a presença humana pela respiração!"

    Que alívio!

    ResponderExcluir
  2. Pelo visto você foi atrás de mais uma de minhas indicações de obras obrigatórias do cinema asiático, né, Ronald? Pois não tem erro, não existe ninguém que não tenha gostado de MR. VAMPIRE até hoje!!! As seqüências e imitações também são muito divertidas, mas nenhum supera o original.

    ResponderExcluir
  3. Filmes assim tinham que passar nos cinemas pra molecada de hoje ver. Eles iriam descobrir um novo mundo! É unânimidade como o Takeo disse, todo mundo gosta do Mr. Vampire! E valeu pela citação Ronald! :D
    MAGIC COP é igualmente ótimo, mas não supera. Aliás, até hoje nesse subgênero de zumbis saltitantes chineses nenhum superou ainda o Mr. Vampire. "A Chinese Ghost Story" tem efeitos melhores, mas Mr. Vampire é mais charmoso! :D


    Ricky Lau é o cara! Um dia coleciono toda a filmografia do sujeito! :D

    ResponderExcluir
  4. Com certeza vou atrás de mais indicações suas, Takeo (tenho várias anotadas,=) E vou procurar mai filmes no estilo de MR VAMPIRE, mesmo sabendo que ninguem o superou ainda!

    ResponderExcluir
  5. Leandro Caraça13/04/2009, 12:59

    Então faça uma expedição arqueológica atrás de ROBO VAMPIRE : http://www.imdb.com/title/tt0121694/ Imagine um Robocop fuleiro enfrantando vampiros saltadores ! Mais uma maravilha do inigualável Godfrey Ho. E acredite, isso saiu em VHS no Brasil !

    ResponderExcluir
  6. Haha, valeu a dica, Leando. Vou atrás desse com certeza!

    ResponderExcluir
  7. Não se iluda, Ronald. Esse ROBO VAMPIRE é muito, mas muuuito ruim! Se for atrás de outros filmes no estilo, procure pelos outros 3 MR VAMPIREs oficiais, MAGIC COP, VAMPIRE VS VAMPIRE, HELLO DRACULA, CLOSE ENCOUNTERS OF THE SPOOKY KIND 1 e 2, entre outros.

    ResponderExcluir
  8. Valeu por mais essa dicas, Takeo, mas vou acabar indo atrás de todos! heheh, inclusive da dica do Leandro pra ver qual é.

    ResponderExcluir