15.4.09

O VÔO DO DRAGÃO (The Way of the Dragon, 1972), de Bruce Lee

Este último fim de semana que passou (mais o feriado) eu consegui ver uma penca de bons filmes que vou tentar aos poucos comentar por aqui, nem que seja com algumas mini resenhas, já que o tempo tem diminuído cada vez mais nas últimas semanas. Mas vamos pensar em outra coisa e deixar o blog seguir seu fluxo. Um dos ótimos que consegui ver foi O VÔO DO DRAGÃO, filme que Bruce Lee escreveu, dirigiu e atuou no que podemos desconfiar que se trate do melhor filme de sua carreira.

Lee interpreta um sujeito que vai para Roma ajudar uns parentes que possuem um restaurante e têm bastante problema com um mafioso local. Lembra um bocado daquelas histórias do Tex, quando o famoso ranger acaba tendo que ajudar pobres pastores de ovelhas sendo molestados por um manda chuva criador de gado da região querendo comprar o terreno a preço de chumbo. Troque o fazendeiro por um mafioso italiano e no lugar do Tex, um baixinho chinês que luta kung fu.

E Lee vai ainda mais além, seu personagem é um peixe fora d’água nas ruas de Roma, não consegue sequer se comunicar com quem quer que seja, a não ser com seus conterrâneos, e acaba se metendo em muita confusão, uma verdadeira comédia de diferenças culturais. Seus problemas começam já no aeroporto ao fazer um pedido no restaurante local ou tentar ir ao banheiro. Mais tarde, acaba indo parar no quarto de uma meretriz e só percebe quando a moça de vida fácil já está nua na sua frente.

Bruce Lee também foi responsável pela coreografia das lutas. Aliás, seu personagem acaba se impondo perante todos com a única coisa que parece saber fazer: chutar bundas! E a máfia italiana sofre as duras penas porque o personagem de Lee é impossível de parar, não importa a quantidade de capangas dispostos a levar um murro na fuça.


E não vamos esquecer que O VÔO DO DRAGÃO é o filme do clássico confronto entre Bruce Lee e Chuck Norris em seu primeiro papel de vilão no cinema.

Só esse pequeno detalhe já pagaria o ingresso. E por falar em ingresso, lançamento, distribuição e etc, O VÔO DO DRAGÃO, que no original em inglês é mais conhcido como THE WAY OF THE DRAGON, também recebeu o título nos Estados Unidos de RETURN OF THE DRAGON (como no cartaz alí em cima) por causa do sucesso de ENTER THE DRAGON (aqui OPERAÇÃO DRAGÃO), mesmo sem se importarem com o fato de que este aqui foi realizado ANTES de OPERAÇÃO DRAGÃO, que é de 1973. Pra dizer que não são picaretas só os italianos e os turcos...

21 comentários:

  1. Cara, o título em portugu6es deste filme não é O VÔO DO DRAGÃO? Sempre achei que A FÚRIA DO DRAGÃO era o segundo filme estrelado pelo Lee...

    Aliás, também estou falando sobre o Bruce Lee, ou mais ou menos isso, no Filmes para Doidos.

    ResponderExcluir
  2. Cara, foi até bom você ter falado isso pra eu confirmar, porque eu já vi esse filme aqui no Brasil como Vôo do dragão e como Fúria do dragão, mas também já vi um outro filme totalmente diferente dele sendo lançado por aqui como A Fúria do dragão! Então vai saber... espero que os amigos especialistas me ajudem. Por enquanto vou colocar O Vôo mesmo...

    ResponderExcluir
  3. Viu legendado? Pergunto porque acho que foi esse que assisti dublado no Corujão e durante muitos momentos do filme tocava (!) a introdução de "Time", do Pink Floyd. O que sempre acreditei ser uma invenção da dublagem, mas nunca conferi o áudio original.

    ResponderExcluir
  4. Vi legendado, mas o filme estava totalmente dublado em inglês...

    ResponderExcluir
  5. Vlademir, a introdução da música do Pink Floyd foi usada na dublagem do filme O DRAGÃO CHINÊS, como "música de suspense" numa cena em que o Lee é cercado por vários inimigos. Inclusive a música aparece também em algumas versões do DVD nacional do filme que trazem esta dublagem antiga da TV. Que picaretagem, não?

    ResponderExcluir
  6. Eu já assisti faz um bom tempo, mas lembro que o filme é classificado em alguns países como não recomendado para menores de 18 anos. Em outros ele foi até banido. Porém, quando vi o filme, não me lembro de nenhuma cena tão grande de violência ou nudez. Vendo o seu post agora, acho que vi o filme com cortes, pois não lembro dessa cena da puta.

    ResponderExcluir
  7. Sem contar que o DVD lançado no Brasil é uma porcaria.

    ResponderExcluir
  8. cara acredita q nunk vi um filme dele hehe

    intaum tenhu um blog de publicidade e cinema da uma olhada se quize vira seguidor ou parcero...


    http://publicandobr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Sim, esse filme é o VOO DO DRAGÃO mesmo. Mas num top 3 eu colocaria ele atrás de A FÚRIA DO DRAGÃO e OPERAÇÃO DRAGÃO. Se bem que meu sonho era assistir O VOO DO DRAGÃO com áudio original e numa versão uncut!

    ResponderExcluir
  10. Fiz muitas flexões assistindo esse filme...

    ResponderExcluir
  11. Johnny Ratazana16/04/2009, 16:16

    Clássico.
    Bruce Lee é imortal.

    ResponderExcluir
  12. O VOO DO DRAGÃO foi simplesmente o primeiro filme que vi no cinema!!! Eu tinha uns nove anos de idade e o assisti numa matiné de Domingo num cineminha pulguento na minha cidade natal, aliás essas matinés viraram programa obrigatório na minha infância até minha adolscência! Voltando ao filme em questão: O VOO... para mim é o melhor filme do BRUCE LEE, superior até mesmo que o OPERAÇÃO DRAGÃO!

    ResponderExcluir
  13. Bruce Lee arrancando pelinhos do peito do Chuck Norris e assoprando! Antológico!

    ResponderExcluir
  14. Perrone, este é o primeiro papel de vilão do Chuck Norris, mas não o único. Ele também foi o malvadão em MASSACRE EM SAN FRANCISCO.

    ResponderExcluir
  15. opa! Falha nossa. Mas é vivendo e aprendendo... vou consertar lá. Valeu!

    ResponderExcluir
  16. Acredite ou não, o normalmente confiável IMDB cometeu o mesmo erro nas curiosidades sobre o filme!

    ResponderExcluir
  17. pois é, acho que foi de lá que tirei essa informação...

    ResponderExcluir
  18. O Nomer correto do filme é O CAMINHO DO DRAGÃO.

    ResponderExcluir
  19. Eu assisti este filme pela primeira vez num cinema em 1987 e gostei muito, depois assisti na tv e gravei em fita de vídeo (no início dos anos 90), a qual mofou e finalmente, depois de muita procura, achei em uma loja um dvd "original" (dublado), com logo marcas de "NePal filmes" e "Caribe home videos" e fiquei descepcionado por 2 motivos:
    1º: A qualidade da imagem deixa a desejar (Parece uma refilmagem da projeção na tela).
    2º: A supressão de partes do filme original, como por exemplo, eu me lembro que na versão que vi no cinema e na tv, no início do filme, o bruce mostra o seu lado cômico, pois quando chega no aeroporto e está com fome literalmente "rouba" o pirulito daquele garoto de vermelho (2m 55s) e depois quando entra naquele restaurante no qual o cara fala "há! pode entrar"(3m 10s) ele entra e como está com pouco dinheiro, come apenas algus pratos de molhos e começa a passar mal etc. E no meu dvd tudo isto foi suprimido, pois só mostra ele entrando e saindo do restaurante. E quando vi num blog (http://blogjoaolee.blogspot.com/2010/02/download-bruce-lee-o-voo-do-dragao.html) a foto de uma capa do mesmo DVD que tenho, porém diferente da minha, onde se lê: "Restaurado e remasterizado digitalmente", pensei que deveria ser melhor que o meu, mas, para meu desgosto, é idêntico ao meu (tanto na supressão de partes do filme quanto na "qualidade" da imagem. Essas "produtoras?" de video reclamam da pirataria, mas não estão nem aí para os clientes, fazendo pouco caso com o consumidor. Se eu achase a versão original (sem cortes), eu processaria o fabricante brasileiro do dvd que comprei. Muito obrigado pelo espaço.

    ResponderExcluir
  20. Samuel L. Jackson tb esta nesse filme como um dos campangas!

    ResponderExcluir