23.4.09

MANHUNT IN THE CITY (L'Uomo Della Strada Fa Giustizia, 1975), de Umberto Lenzi

Bom filme do Umberto Lenzi, embora seja mais reconhecido pelos filmes de terror, principalmente por ter praticamente criado o subgênero de horror canibal com o filme DEEP RIVER SAVAGES (me corrijam se eu estiver enganado!), acabou realizando inúmeros exemplares de poliziotteschi como este aqui, ALMOST HUMAN, NAPOLI VIOLENTA, MILANO ROVENTE, etc...

Henry Silva está ótimo na pele de um sujeito pacato, homem de negócios, que vai se transformando gradativamente num vingador depois um acontecimento trágico na sua vida. Pode até parecer mais um entre tantos “filmes de vingança”, mas Umberto Lenzi prefere fazer um filme meio “bunda mole” dentro do gênero, com um tom mais realista, mostrando essa transformação de forma bem lenta.

Mas quando finalmente o personagem de Silva toma uma atitude, o filme engrena. Não que a narrativa lenta e burocrática fosse ruim, de forma alguma. Lenzi sabia muito bem o que estava preparando e a grande revelação no final deixa isso bem claro, por isso a participação da policia é essencial e não somente Henry Silva empunhando a garrucha pra estourar os miolos dos bandidos com a sede de vingança que acumulou durante um bom tempo.

Mas é justamente disso aí que vem a energia do filme, não tem jeito... quem não gosta de uma boa dose de ação com um dos maiores astros do poliziotteschi?

MANHUNT IN THE CITY não deixa de ser, afinal, um belo tratado sobre o desejo de vingança precisando ser vomitada a qualquer custo.

5 comentários:

  1. Esse eu não vi ainda, mas parece lembrar um pouco o Il cittadino si ribella / O Vingador Anônimo, do Enzo Castellari, estou certo ou estou viajando?

    ResponderExcluir
  2. Não sei, Herax, não vi esse aí ainda... =)

    ResponderExcluir
  3. Sim, todo mundo lembra do Lenzi pelos filmes de horror bagaceiros que ele fez, principalmente os dos ciclos canibal ou zumbi, mas ele foi autor de alguns dos melhores filmes policiais italianos dos anos 70, vários deles estrelados por Maurizio Merli, e alguns violentíssimos. Vale muito a pena conhecer o trabalho do velho Umberto desta época, algumas cenas de perseguições de automóvel são melhores que qualquer coisa feita pelo cinema hollywoodiano hoje.

    ResponderExcluir
  4. Leandro Caraça24/04/2009, 14:05

    Os filmes ruins que fez nos anos 80 deram uma péssima fama ao Lenzi. Se ao menos ele tivesse feito filmes de ação/guerra legais como os do Antonio Margheritti as coisas teriam sido diferentes.

    ResponderExcluir
  5. Alexandre Zanier27/04/2009, 07:01

    Ainda n vi isso, é bem difícil d achar para baixar. Mas n deve ter erro, o Lenzi era um dos grandes mestres no gênero "polizieschi", e o Henry Silva tb era figurinha fácil no gênero! Já está na minha lista.

    ResponderExcluir