2.2.09

vampiros e elefantes...

Acabei não postando a segunda parte da filmografia do Fuller por "problemas técnicos", mas uma hora vai...

Fim de semana assisti A DANÇA DOS VAMPIROS (67), do Roman Polanski. Ainda preciso ver muita coisa dele das décadas de 60 e 70. Só assisti os mais famosos: REPULSA AO SEXO, O BEBÊ DE ROSEMARY, CHINATOWN, etc. Gostei bastante dessa comédia macabra de forte apelo visual (algo parecido com alguns Bavas coloridos da década de 60) onde temos um professor canhestro e seu ajudante medroso (o próprio Polanski) às voltas com uma família de vampiros na Transilvânia, repleto de gags que se baseiam nos clichês dos filmes de vampiros. Uma forma inteligente de homenagear o gênero... Ah, e ainda tem a Sharon Tate, estonteante e arrebatadora em todos os momentos que aparece no quadro.

Assisti também mais um filme do Clintão, tentando preencher as lacunas do diretor que ainda me restam. Mas faltam poucos agora. CORAÇÃO DE CAÇADOR (90) me pareceu um dos melhores filmes do diretor e é impossível não voltar ao velho tema da direção clássica que ele tanto prega, mas vou tentar... Eastwood está excelente no papel do diretor egocêntrico que fica obcecado por caçar um grande elefante nas savanas africanas deixando as filmagens de seu novo filme em segundo plano. A real é que essa história tem traços biográfico que pertencem ao diretor John Huston quando foi à África realizar UMA AVENTURA NA ÁFRICA, de 1951, um de seus filmes mais famosos. Belíssimos os planos finais do confronto do protagonista com o imenso elefante, o homem x natureza, a tragédia visceral... e a maneira de fechar o filme com a palavra “ação” é genial. Simples, sem excessos, consciente...

30 comentários:

  1. Também estou atrás dos últimos que me faltam do Clint. Coração de Caçador é mesmo bom demais.

    ResponderExcluir
  2. Os que eu mais quero ver dele ainda é o Josey Wales e HonkyTonk Man...

    ResponderExcluir
  3. Já viu BREEZY e OS DESTEMIDO SENHOR DA GUERRA ?

    A DANÇA DOS VAMPIROS é o meu filme de vampiro favorito.

    ResponderExcluir
  4. BREEZY ainda não (recomenda?), O DESTEMIDO SENHOR DA GUERRA já.

    Acho que o meu filme favorito de vampiro é Dracula do Coppola...

    ResponderExcluir
  5. BREEZY entra no meu TOP 10 do Clint como diretor.

    Hoje eu não gosto tanto do DRÁCULA do Coppola como eu gostava no passado.

    ResponderExcluir
  6. Sei lá, o Coppola dirigiu um filme com um dos visuais mais fascinantes do cinema na minha opinião e por isso ainda admiro muito o filme. Mas tenho muita coisa pra ver ainda. Não vi o Nosferatu do Herzog, nenhum da Hammer e o clássico da Universal faz muitos anos... Mas A DANÇA DOS VAMPIROS é sensacional! Sem duvida um dos melhores sobre o tema!

    ResponderExcluir
  7. Meu problema é com os atores, que estão exagerados ou mal escalados. Quem carrega aquele filme do começo ao fim é o Gary Oldman.

    ResponderExcluir
  8. Gary Oldman está sempre bem em qualquer coisa. Mas realmente os atores são bem fraquinhos. Keanu Reeves não tem carisma algum!

    Mas putz, só de lembrar do visual de algumas cenas, já basta pra compensar essas falhas de escalação de atores...

    ResponderExcluir
  9. Visualmente o filme é um espetáculo, com efeitos especiais caseiros e sequências muito bem construídas. Dá até para dizer que algumas cenas possuem uma montagem bem 'muderninha' para a época. Gosto muito dos momentos românticos entre o Gary e a Winona.

    ResponderExcluir
  10. Sim, sim! momentos sensacionais... Gosto daquele início todo, com aquelas cenas de batalhas com silhuetas, uma coisa belíssima de se ver! Eu colocaria esse filme num top 10 de direção de arte fácil!

    ResponderExcluir
  11. Será que posso me intrometer nesse chat? hehehe!
    A Dança dos Vampiros está entre meus filmes de vampiros preferidos, uma brilhante homenagem e sátira ao gênero. E também adoro o Drácula do Coppolla, um dos filmes mais experimentais dele.
    Você precisa ver A Faca na Água e Armadilha do Destino, Ronald. E O Inquilino, já viu?

    Coração de Caçador é excelente, um dos melhores do Clint, sem dúvida. Ele "encarna" o Huston perfeitamente!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Armadilha do Destino é o meu Polanski preferido.

    E estou com Breezy para ver nessa semana. Mas não curto O Destemido Senhor da Guerra...

    ResponderExcluir
  13. Claro que pode, Sérgio! Isso aqui serve pra isso mesmo! heheh

    O FACA NA ÁGUA eu vi e acho muito bom. ARMADILHA DO DESTINO ainda não e O INQUILINO eu tenho aqui só esperando uma boa vontade pra conferir.

    Eu até gosto bastante do DESTEMIDO SENHOR DA GUERRA, Vlademir, embora ele perca a mão naquele final, mas é um bom filme, na minha opinião...

    ResponderExcluir
  14. Já para mim falta bastantinha coisa do Clintão, vou meter na lista esse. Aliás, sacanearam ele demais não dando uma indicação por Gran Torino, o filme é muito monstro.

    Abss

    ResponderExcluir
  15. A Dança dos Vampiros é bem divertido. Talvez o único filme com bons tons de comédia do diretor, mesmo que um humor mais negro. Preciso ver alguns do diretor também, como Cul-de-Sac, Frantic, Lua de Fel, Tess, Repulsa ao Sexo e A Tragédia de Macbeth(Tenho esses quatro últimos em DVD).
    Também tem um documentário novo sobre o Polanski, chamado Roman Polanski: Wanted and Desired.
    Sobre os filmes do Clint, preciso ver muitos ainda, mas eu chego lá.

    ResponderExcluir
  16. Meus filmes preferidos do Polanski é Cul-de-sac e O inquilino.

    Frantic e Lua de Fel, gosto bastante desses filmes, são bem subestimados.

    E tenho vontade ver Que? e Macbeth.

    ResponderExcluir
  17. LUA DE FEL eu vi também e acho bom... na verdade, os filmes pós 1980 do Polanski eu vi todos, mas a filmografia dele começa a ficar desequilibrada...

    ResponderExcluir
  18. DANÇA DOS VAMPIROS é meu filme de vampiros predileto. O BEBÊ DE ROSEMARY é para mim, o maior filme de horror de todos os tempos. Por causa disso, mas não só por isso, Polanski entra fácil na minha lista TOP de diretores. Assisti a todos os seus filmes e nunca me decepcionei com nenhum. Já estou na espera por THE GHOST.

    ResponderExcluir
  19. Tratando de decepção, só aconteceu com PIRATAS até hoje. Mas na minha opinião, os filmes de hoje dele são inferiores aos do início de carreira. Mesmo assim, também espero ansiosamente por cada filme...

    ResponderExcluir
  20. PIRATAS é o meu filme favorito de ... hã, piratas. Mas é aquela coisa, o Walter Matthaw carrega o filme (e o tesouro) nas costas.

    Acho A MORTE E A DONZELA o mais fraco do Polanski. E defendo LUA DE FEL, O PIANISTA e O ÚLTIMO PORTAL com unhas e dentes. :)

    ResponderExcluir
  21. A Morte e a Donzela eu não vi... =(

    Mas estes ultimos três eu também defendo! Principalmente o Ultimo Portal que é beeem malhado pela crítica!

    ResponderExcluir
  22. Acho o Dracula do Coppola foda demais. Melhor dracuça já feito é aquele, mals ae.

    ResponderExcluir
  23. Bela foto. Sempre quis ver esse filme do Eastwood q todos falam tão mal.

    E falando em cineastas fodas como ele e Polanski, vcs viram q Day-Lewis, Del Toro e Gael García Bernal podem participar do novo Scorsese?? Seria supimpa apesar de ser apenas mais um outro boato sobre esse Silence que já teve Bardem e Keitel entre outros nomes relacionados para o filme, em vão.

    ResponderExcluir
  24. Já tem uns 10 anos que o Scorsese tá querendo filmar o Silence... Se o Daniel Day Lewis topar, seria bem legal.

    ResponderExcluir
  25. Eu não defendo o Último Portal com unhas e dentes, mas simpatizo pacas com o filme. Acho o mais subestimado do Polanska.

    ResponderExcluir
  26. E Drácula do Coppola é obra-prima do começo ao fim com todos os atores brilhantes.

    Até o Keanu Reeves e Winona conseguem estar bem, na medida do possível. Infelizmente a Keira Knightley ainda era muito nova para viver a personagem da Winona. :D

    ResponderExcluir
  27. Putz, lembro quando eu assisti... o filme começou e eu não conseguia desgrudar os olhos da tela.

    Realmente não é uma obra prima, nem tem nada de tão maravilhoso, mas sempre defendo quando falam mal. =)

    ResponderExcluir
  28. O Keanu não tem carisma algum e acaba apagando o brilho da Winona fazendo par romantico. Mas são os únicos poréns que eu coloco no filme. Gary Oldman está fodarasso! Hopkins tá bem, mas o grande lance do filme, e que o torna tão especial pra mim, é a direção de arte! Uma coisa absurda de linda, conceitual, artística, perfeita!

    ResponderExcluir
  29. Eu sou o único aqui q acha o Hopkins genial em Drácula? Ele tá muito engraçado, acho um dos melhores papéis dele, fácil. Aliás, adorei a dobradinha Hopkins e Oldman ano depois em Hannibal, era como se o Oldman tivesse retribuindo o favor e fazendo um personagem coadjuvante em um filme onde o Hopkins é o astro (E por coincidência, um personagem monstruoso famoso tb)

    Aliás, eu acho o elenco todo genial, tirando o Reeves. O Tom Waits, sempre ótimo como ator, fazendo o papel do doente mental lá, espetácular.

    Não adianta, eu acho Drácula do Coppola uma das grandes obras de arte da década de 90 e talvez o melhor filme de vampiro já feito.

    ResponderExcluir
  30. ...eu acho Drácula do Coppola uma das grandes obras de arte da década de 90...[2]

    ResponderExcluir