Lista esquizofrênica dos meus 30 Exploitations favoritos (e provavelmente devo ter esquecido alguns), sem ordem de preferência:
ASSAULT ON PRECINCT 13 (1976), John Carpenter
BASKET CASE (1982), Frank Henenlotter
THE BEYOND (1981), Lucio Fulci
BLOOD FOR DRACULA (1974), Paul Morrissey
BUIO OMEGA (1979), Joe D'Amato
CANNIBAL HOLOCAUST (1980), Ruggero Deodato
COFFY (1973), Jack Hill
DAY OF THE DEAD (1985), George A. Romero
DEATH RACE 2000 (1975), Paul Bartel
DEEP THROAT (1972), Gerard Damiano
DELLAMORTE DELLAMORE (1994), Michele Soavi
THE DRILLER KILLER (1979), Abel Ferrara
FASTER, PUSSYCAT! KILL! KILL! (1965), Russ Meyer
FIVE FINGERS OF DEATH (1972), Chang-hwa Jeong
FOI DEUS QUEM MANDOU (1976), Larry Cohen
ILSA, SHE WOLF OF THE SS (1975), Don Edmonds
INGLORIOUS BASTARDS (1978), Enzo G. Castellari
I SPIT ON YOUR GRAVE (1978), Meir Zarchi
LADY SNOWBLOOD (1973), Toshiya Fujita
PROFONDO ROSSO (1975), Dario Argento
QUADRILHA DE SÁDICOS (1977), Wes Craven
RABID DOGS (1974), Mario Bava
ROLLING THUNDER (1977), John Flynn
SHE KILLED IN ECSTASY (1971), Jess Franco
SUSPIRIA (1977), Dario Argento
SWEET SWEETBACK'S BAADASSSSS SONG (1971), Melvin Van Peebles
THE TEXAS CHAINSAW MASSACRE (1974), Tobe Hooper
THRILLER, A CRUEL PICTURE (1974), Bo Arne Vibenius
THE TOXIC AVENGER (1984), Lloyd Kaufman e Michael Herz
VANNISHING POINT (1971), Richard C. Sarafian
ZOMBIE 2 (1979), Lucio Fulci
PS: Foi bom fazer essa lista, pois acabei me lembrando do meu filme de vampiros favorito, já que rolou essa discussão nos comentários do post do dia 02 de fevereiro quando eu disse que achava que era o DRACULA do Coppola. Na verdade, é BLOOD FOR DRACULA, do Paul Morrissey. Onde eu estava com a cabeça? Isso é que dá ser um cinéfilo de meia tigela...
PS2: Eu sei, eu sei... tem um filme a mais na lista. Eu não consegui tirar nenhum desses aí pra ficar 30 certinho. Simples assim.
ASSAULT ON PRECINCT 13 (1976), John Carpenter
BASKET CASE (1982), Frank Henenlotter
THE BEYOND (1981), Lucio Fulci
BLOOD FOR DRACULA (1974), Paul Morrissey
BUIO OMEGA (1979), Joe D'Amato
CANNIBAL HOLOCAUST (1980), Ruggero Deodato
COFFY (1973), Jack Hill
DAY OF THE DEAD (1985), George A. Romero
DEATH RACE 2000 (1975), Paul Bartel
DEEP THROAT (1972), Gerard Damiano
DELLAMORTE DELLAMORE (1994), Michele Soavi
THE DRILLER KILLER (1979), Abel Ferrara
FASTER, PUSSYCAT! KILL! KILL! (1965), Russ Meyer
FIVE FINGERS OF DEATH (1972), Chang-hwa Jeong
FOI DEUS QUEM MANDOU (1976), Larry Cohen
ILSA, SHE WOLF OF THE SS (1975), Don Edmonds
INGLORIOUS BASTARDS (1978), Enzo G. Castellari
I SPIT ON YOUR GRAVE (1978), Meir Zarchi
LADY SNOWBLOOD (1973), Toshiya Fujita
PROFONDO ROSSO (1975), Dario Argento
QUADRILHA DE SÁDICOS (1977), Wes Craven
RABID DOGS (1974), Mario Bava
ROLLING THUNDER (1977), John Flynn
SHE KILLED IN ECSTASY (1971), Jess Franco
SUSPIRIA (1977), Dario Argento
SWEET SWEETBACK'S BAADASSSSS SONG (1971), Melvin Van Peebles
THE TEXAS CHAINSAW MASSACRE (1974), Tobe Hooper
THRILLER, A CRUEL PICTURE (1974), Bo Arne Vibenius
THE TOXIC AVENGER (1984), Lloyd Kaufman e Michael Herz
VANNISHING POINT (1971), Richard C. Sarafian
ZOMBIE 2 (1979), Lucio Fulci
PS: Foi bom fazer essa lista, pois acabei me lembrando do meu filme de vampiros favorito, já que rolou essa discussão nos comentários do post do dia 02 de fevereiro quando eu disse que achava que era o DRACULA do Coppola. Na verdade, é BLOOD FOR DRACULA, do Paul Morrissey. Onde eu estava com a cabeça? Isso é que dá ser um cinéfilo de meia tigela...
PS2: Eu sei, eu sei... tem um filme a mais na lista. Eu não consegui tirar nenhum desses aí pra ficar 30 certinho. Simples assim.
E "Blood for Dracula" tem uma ponta do Polanski. :)
ResponderExcluirHehe, bem lembrado!
ResponderExcluirSão lindos demais esses explotations.
ResponderExcluirSugiro "La casa dalle finestre che ridono" de Pupi Avati, "Opera" e "Phenomena" do Dario Argento e "Dawn of the dead" (versão de 1978) de George A. Romero.
ResponderExcluirAbraços do seu primo!
Vou teimar de novo. Um filme de terror como SUSPIRIA merece levar o título de exploitation ? Qual o critério ? Porque no fundo, TODO filme explora alguma coisa para vender o peixe. TODO filme é manipulativo de alguma forma.
ResponderExcluirGrande NINO! Todos que você citou são excelentes, mas acabaram de fora da lista... Quando vier de novo aqui em Vitória, vamos assistir alguns desses aqui!
ResponderExcluirAbraço!
Olha, você tem razão, na verdade eu não saberia nem discutir os critérios...
ResponderExcluirEu fiz essa lista influenciado pelo site GRINDHOUSE CINEMA DATABASE, que todo ano faz listas de exploitations, aí resolvi fazer a minha, enfim... o critério que EU usei foi: eles colocaram SUSPIRIA na lista, então eu também posso colocar. Sem quebrar muito a cabeça se era ou não um exemplar perfeito do intitulado Cinema de Exploração, que se formos analisar os mínimos detalhes eu ficaria dias montando uma lista, ou poderia restringir por demais o número de filmes ou até mesmo englobar um número bem maior do que imaginamos, já que TODO filme explora alguma coisa para vender o peixe, TODO filme é manipulativo de alguma forma... =)
E Leandro, sinta-se a vontade quando quiser teimar, hehe
Ah, e é mais ou menos por isso que eu disse antes que era uma lista esquizofrênica... mas provavelmente eu não entenda de filmes exploitations ao pé da letra, o que realmente são...
ResponderExcluirAcho que o cinema exploitation é formado pelos filmes de genero/subgênero, de uma determinada época, apelativos em todos os sentidos, sem a pompa dos grandes estudios...
Claro que eu estou caducando, mas é mais ou menos assim que eu enxergo a questão e seria esse o critério que eu utilizaria...
Bela lista!!
ResponderExcluirVixe, eu não sei por onde eu começaria a minha...
Otima lista, não vi todos mas vi a maioria e é só filme bom!!!
ResponderExcluirLista arretada ... ainda mais com a presença de Assalt on Predicint 13 de Carpenter ...
ResponderExcluireehehehe
Tenho que ver algumas curiosidades dessa lista ...
Um exploitation puro seria aquele filme cuja única razão de existir é o apelo fácil, usando de algum tipo de sensacionalismo barato. Aí eu incluo o "Massacre da Serra Elétrica" e os atributos mamários dos filmes do Russ Meyer. Mas eu vejo "Suspiria" e "Vanishing Point" como obras que surgiram para preencher a demanda do mercado mas que se tornaram algo mais, mesmo porque seus diretores quiseram contar outro tipo de história.
ResponderExcluirFaz Sentido. Mas o Vanishing Point não seria um carsploitation? =)
ResponderExcluirPrefiro chamar de "car chase movie".
ResponderExcluirJá os filmes de motoqueiros doidões eu considero como exploitations legítimos, porque trazem um coquetel de drogas, rock, sexo, violência e até satanismo (como em LOBISOMENS SOBRE RODAS ou I DRINK YOUR BLOOD).