29.10.08

INGLORIOUS BASTARDS (1977), de Enzo G. Castellari

Com Quentin Tarantino filmando neste momento a sua homenagem aos filmes de guerra, principalmente Inglorious Bastards (77), acabei parando pra assistir logo de uma vez este clássico do italiano Enzo G. Castellari, porque daqui a pouco a febre começa e vai ser cult ter assistido as referencias que o Tarantino coloca em seus filmes (Espero que entendam a minha ironia).

Mas o próprio Inglorious Bastards é uma homenagem declarada aos filmes de guerra e isso fica claro pela maneira que o roteiro aborda os clichês do gênero dosando humor e seqüências de ação exacerbadas, criando uma jornada onde os “bastardos sem glória” rumam ao calvário bélico. A história é repleta de situações elaboradas, o ritmo e o timing para as cenas de ação e comédia são perfeitos, mas no final das contas é a contagem de corpos que prevalece e Castellari se destaca nestes momentos, especialmente no final, quando resolve se soltar e filmar em câmera lenta as metralhadoras cuspindo chumbo, explosões desenfreadas e dublês “morrendo com estilo”. Uma coisa linda de se ver.

Recomendo o texto do Felipe M. Guerra em seu blog para saber muito mais sobre Inglorious Bastards.

6 comentários:

  1. O filme será um divisor de águas na carreira do sujeito. Aposto todas minhas fichas nisso.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza. Por mais que isso tenha já acontecido de alguma forma em Kill Bill, acho que Inglorious Bastards vai ser o marco definitivo da carreira dele. Assim espero... tem tudo pra ser!

    ResponderExcluir
  3. KILL BILL foi um 'pout-pourri' das principais influências do Tarantino. E um filme bem menos épico do que eu achei que seria. INGLORIOUS me parece ser um filme mais "sério e grandioso", na linha de QUANDO EXPLODE A VINGANÇA e OS DOZE CONDENADOS.

    ResponderExcluir
  4. Se Inglorious do Tarantino chegar perto do nível de Quando Explode a vingança e Os Doze Condenados, já tá excelente demais! Mas acho que ele tem potencial pra isso. Desde já um dos mais esperados!

    ResponderExcluir
  5. Desses que estão para lançar, o do Tarantino é o que eu mais quero ver ao lado do novo do Mann.

    ResponderExcluir
  6. O novo filme do Mann é o mais esperado por mim...

    ResponderExcluir