2.4.10

RAJADAS DE FOGO (Once a Thief, 1991), de John Woo

Acabo de ligar a TV e está passando este filme do John Woo no MaxPrime neste exato momento. Escrevi sobre ele no Dia da Fúria e vale a pena reproduzir aqui, porque RAJADAS DE FOGO tem uma certa importância especial para a carreira de John Woo, não em relação ao filme em si, mas por proporcionar a continuidade de seu trabalho no cinema da maneira como ocorreu. Woo havia acabado a parceria com Tsui Hark; montou sua própria produtora cujo primeiro filme, BALA NA CABEÇA, embora seja um de seus melhores filmes, não foi um sucesso comercial; precisava urgentemente de um material seguro, que não precisasse correr riscos e que tivesse um bom retorno financeiro. Contratou dois atores com quem já havia trabalhado antes e que possuíam grande apelo popular, Chow Yun-Fat e Leslie Cheung; desenvolveu uma estória simples sobre roubo de obras de artes; incrementou com cenas de ação eletrizantes e acrescentou toques de melodrama adicionados de um humor pastelão. Acabou acertando em cheio.

RAJADAS DE FOGO é um dos filmes mais comerciais de Woo, um interessante híbrido de ação e comédia que garantiu um público amplo nos cinemas. Apesar de algumas situações de comédia não funcionarem tão bem no meio dessa mistura toda, os atores estão ótimos, em especial a dupla protagonista, com o falecido Leslie Cheung bastante carismático e Chow Yun Fat totalmente à vontade em seu papel, carregando boas doses dramáticas e cômicas durante o decorrer da estória. E ainda há a bela Cherie Chung se colocando no meio do triângulo amoroso, embora a força narrativa se concentre na amizade dos dois protagonistas. RAJADAS DE FOGO, no fim das contas, não chega a ir muito longe dentro da filmografia de Woo, mas é um entretenimento agradável que atende as expectativas do publico menos exigente e não deixa de divertir os fãs do diretor. O filme rendeu quatro vezes a mais que BALA NA CABEÇA, permitiu que Woo realizasse sua obra prima, FERVURA MÁXIMA, e preparasse o seu exílio nos Estados Unidos.

4 comentários:

  1. Adoro esse filme,a quimica entre o chow yun fat e o leslie cheung tá excelente,e ainda tem o onipresente kenneth tsang,sempre otimo em tudo o que faz,depois o woo fez aquele missão secreta que e uma especie de refilmagem desse filme,mas não teve o mesmo impacto desse,até porque o elenco aqui e bem melhor.

    ResponderExcluir
  2. Se eu tivesse tv a cabo estaria ligando a televisão nesse momento aí. Bem que a Band poderia reprisar.

    ResponderExcluir
  3. Achei esse filme um passatempo apenas razoável. Mas já que ele contribuiu para a realização de Hard Boiled... acabou de subir no meu conceito! :)

    ResponderExcluir
  4. [url=http://www.drawingboard.org/blogs/?u=videoseace1]Arc DVD Copy 1.5.27[/url] [url=http://www.blogportalen.no/blog/?u=videoseaddison0]Acala DVD Ripper 2.7.9[/url]
    Wondershare DVD Slideshow Builder 4.2.0 WinXMedia DVD Audio Ripper 4.35 SE
    http://www.blogportalen.no/blog/?u=videoseanderson9 YouConvert Classic
    [url=http://www.drawingboard.org/blogs/?u=videosealexus7]Flash Player Pro 3.51[/url] [url=http://lecturer.elektrounesa.org/?u=videoseandrew8]1Click DVD Copy Pro 3.1.2.0[/url]
    Luxand Wave FX BS.Player Pro 2.24.954
    http://www.pinskerdream.com/bloghoster/?u=videoseadam5 Forewave Video Converter
    WinMediaConverter
    my icq:858499940385

    ResponderExcluir