22.4.10

THE BUTCHER (2009)


Estava de olho nesse THE BUTCHER (2009) há algum tempo, lendo algumas críticas gringas de pessoas que compartilham o mesmo gosto que o meu. Foi lançado diretamente em DVD lá fora, não tenho idéia se estará um dia disponível nas nossas prateleiras, espero que sim. Mas foi o meu velho amigo Osvaldo Neto que deu o sinal verde dizendo que era realmente um filmaço. Como eu adoro produções modestas, especialmente de ação, que aproveitam (ou ressuscitam) alguns talentos esquecidos e marginalizados pelos grandes estúdios, como é o caso de Eric Roberts e outras figuras simpáticas que surgem por aqui, fui correndo conferir.

Visto e aprovado, posso dizer que realmente trata-se de um puta filme de ação old school casca grossa, sem firulas de diretores moderninhos que fazem gracinha ao invés de cinema de verdade! E Eric Roberts é um monstro! O sujeito está em plena forma encarnando um ex-boxeador que agora trabalha fazendo o serviço sujo para a máfia. Jogador obsessivo, apreciador de um inebriante, anacrônico e totalmente cool, seu personagem acaba tendo que resolver à base de chumbo grosso uns probleminhas que arranjou com seu próprio chefe, Murdoch (o também subestimado Robert Davi). O roteiro é bom, embora não traga muitas novidades e demora um pouco para engrenar. Mas trabalha bem os clichês do gênero e possui personagens interessantes. O elenco é ótimo: Além de Roberts e Davi, temos Keith David, Geoffrey Lewis, Michael Ironside, Vernon Wells, Paul Dillon, Jerry Trimble, alguns com pequenas participações, mas muito bem aproveitados.


É provável que o britânico Jesse V. Johnson torne-se um diretor a ser acompanhado. Já familiarizado com cinema de baixo orçamento, tem em seu currículo algumas pérolas estreladas por Don “The Dragon” Wilson e Mark Dacascos, dois nomes que podem espantar a freguesia, mas basta uma sequência de THE BUTCHER para provar que o sujeito é herdeiro do bom e velho “cinema físico” de Peckinpah. O brutal tiroteio no bar não chega a altura de Bloody Sam, obviamente, mas há muito tempo que não vejo a utilização da violência em filmes de ação de maneira tão segura e exemplar. E não só isso, o sujeito tem noção dos espaços, da arquitetura da ação, dos enquadramentos, montagem, enfim, V. Johnson foi uma belíssima descoberta para o cinema de ação! O diretor de MEU ÓDIO SERÁ SUA HERANÇA com certeza se sentiria orgulhoso.

Johnson, na verdade, é dublê e trabalhou em vários filmes dos anos 90 de diretores do nível de Paul Verhoeven e Tim Burton. Seu próximo trabalho na direção a ser lançado é o drama de gangster CHARLIE VALENTINE, que conta em seu elenco umas figuras do calibre de Raymond J. Barry, James Russo, Tom Berenger, Steven Bauer, Keith David! Já está entre os meus filmes mais aguardados.


8 comentários:

  1. você me deixou empolgado, acho que vou gostar dessa bagaça... só não baixei ainda pois não localizei legenda em português... você viu sem legenda mesmo?

    ResponderExcluir
  2. E ai Perrone, você já viu o filme "The Tournament"? Eu achei bacana e queria saber sua opinião quanto a ele...

    ResponderExcluir
  3. Blob, ainda não vi esse. Mas vou dar prioridade a ele.

    Herax, só legenda em inglês, por enquanto...

    ResponderExcluir
  4. Eu já vi The Tournament e achei meia-boca (O Intrometido!).

    Bom, estou devendo uma passeada na filmografia do Roberts, recentemente descobri que além de um canastrão gente boa em produções duvidosas ele também já rendeu participações excelentes em produções classe A. Mas me conheço, vou começar vendo ele mandando chumbo nos outros mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Alguém já ouviu uma entrevista de áudio do Vincent Gallo dizendo boatos bizarros sobre o Eric e sua irmã, Julia? hahaha.

    ResponderExcluir
  6. Leandro Caraça22/04/2010, 18:44

    Já estava de olho nesse aí. Agora é que vou atrás mesmo.

    Assista "Nos Calcanhares da Máfia", com o Eric Roberts e o Mickey Rourke. É obrigatório.

    ResponderExcluir
  7. Esse eu vi, Leandro. Eric Roberts está excelente!

    ResponderExcluir
  8. Eric Roberts e foda,queria ver um filme um filme q ele fez com o david carradine e o bolo yeung,mas o filme ta engavetado desde 2007,uma pena,e ainda vem os mercenários por ai.

    ResponderExcluir