15.2.09

BULLET IN THE HEAD (1990), de John Woo

É chover no molhado dizer isto, mas o John Woo é destes casos de diretores cuja carreira desanda para uma irregularidade cretina após deixar seu país natal. Gosto de alguns filmes hollywoodianos do cara (A ULTIMA AMEAÇA, FACE OFF...), mas na minha opinião, nem o melhor deles consegue chegar aos pés de qualquer filme “hong kongiano” entre os que assisti. BULLET IN THE HEAD foi o ultimo que eu matei e a reação é a mesma de THE KILLER e HARD BOILED. filmaço!

A situação aqui é bem ambiciosa e concentra-se em três amigos (Jacky Cheung, Tony Leung e Waise Lee) muito próximos que vivem na China em meio às manifestações sociais, a miséria e a criminalidade. Quando um deles comete um assassinato, os três decidem fugir do país e vão para Saigon em plena Guerra do Vietnã. Lembrou-me um bocado de O FRANCO ATIRADOR, do Michael Cimino (principalmente na cena do “campo de concentração” vietcong), mas no formato de um pequeno épico de ação com incríveis momentos de violência extrema.

Essa ambição de Woo está ligada na quantidade de temas que o sujeito tenta abordar num mesmo filme (amizade, cobiça, vingança, consequencias psicológicas da guerra, etc, etc...), ao mesmo tempo em que recheia a coisa toda com cenas de ação espetaculares e realiza o belíssimo trabalho de composição de quadros e movimentos de câmeras dos quais nos acostumamos, e que funciona muito bem, pois o diretor só deixa esses temas se esgotarem o tempo suficiente para que as balas das armas comecem a cuspir freneticamente.

10 comentários:

  1. Obra-prima, é o único filme na minha vida que eu assisti duas vezes seguidas.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, dá vontade de fazer isso... hehe. Pena que não tive tempo.

    ResponderExcluir
  3. Acho que este é o melhor filme do John Woo. Ponto.

    Mas certamente está longe de ser o mais divertido. hehehehe. Eu acho aquela dança de balas, pulos e vidros quebrados no final de "Fervura Máxima" bem mais divertida que a seriedade com que o Woo aborda as conseqüências da guerra neste que talvez seja seu filme mais "adulto".

    ResponderExcluir
  4. O melhor pra mim ainda é HARD BOILED, mas THE KILLER e este aqui também são do mesmo nível!

    Dos que eu assiti, um top 5 ficaria:

    1. Hard Boiled
    2. Bullet in the Head
    3. The Killer
    4. A Outra Face
    5. A Última Ameaça

    Pois é... ainda preciso ver mais filmes orientais do Woo...

    ResponderExcluir
  5. Pra mim é o melhor do John Woo, junto com The Killer. Lembro que naqueles tops por década que fizemos no ano passado, esse entrou nos meus preferidos dos anos 90.

    E apesar de reconhecer que como filme de ação Hard Boiled é espetacular, nunca fui muito fã dele, acho que por faltar a mesma dramaticidade envolvendo os personagens. Prefiro até os dois Alvo Duplo.

    ResponderExcluir
  6. Preciso ver esses filmes da fase chinesa de John Woo.
    Devem ser excelentes!

    ResponderExcluir
  7. Eu não curto muito John Woo justamente por conhecer somente a sua filmografia na parte dos títulos americanos. Mas um dia começo a assistir os seus longas rodados antes dessa fase, acho que começarei por "Fervura Máxima".

    ResponderExcluir
  8. Sensacional esse filme. Deu vontade de rever.

    ResponderExcluir
  9. Outros filmes bons são a série Alvo Duplo

    ResponderExcluir