Pular para o conteúdo principal

RUGGERO DEODATO É O PRINCIPAL CONVIDADO E HOMENAGEADO DO 6º CINEFANTASY


PROGRAMAÇÃO - RUGGERO DEODATO

22/11 – TERÇA-FEIRA
CINEMATECA BRASILEIRA
LARGO SEN. RAUL CARDOSO, 207


16h30
O ULTIMO MUNDO DOS CANIBAIS (Ultimo Mondo Canibale)
(Ficção, Horror, Itália, 1977, 95’, 35mm)
Direção: Ruggero Deodato
Elenco: Massimo Foschi, Ivan Rassimov, Me Me Lai, Sheik Razak Shikur, Judy Rosly, Suleiman e Shamsi

Alegadamente baseado numa história real (o que não é verdade), o filme mostra o drama de Robert Harper, um magnata do ramo do petróleo, que, perdido nas selvas da Nova Guiné, é aprisionado por uma tribo de primitivos que vivem nos tempos das cavernas e praticam o canibalismo.

18h30
HOUSE ON THE EDGE OF THE PARK (La Casa Sperduta Nel Parco)
(Ficção, Horror, Itália, 1980, 91’, 35mm)
Direção: Ruggero Deodato.
Elenco: David Hess, Annie Belle, Christian Borromeo, Giovanni Lombardo Radice, Marie Claude Joseph, Gabriele Di Giulio, Brigitte Petronio e Karoline

Dois vagabundos arruaceiros entram sem ser convidados* em uma festa chique. Após serem expulsos por seus anfitriões esnobes, os fazem de refém e os submetem a diversos tipos de tortura e sofrimento.

* Nota do editor do blog: não fui eu quem escreveu essas sinopses, portanto, uma pequena correção. Na verdade, os dois vagabundos são convidados sim.

20h
HOLOCAUSTO CANIBAL (Cannibal Holocaust)
(Ficção, Horror, Itália, 1980, 95’, 35mm)
Direção: Ruggero Deodato.
Elenco: Robert Kerman, Francesca Ciardi, Faye Daniels, Perry Pirkanen, Luca Barbareschi, Salvatore Basile, Ricardo Fuentes, Carl Gabriel Yorke, Paolo Paoloni, Lionello Pio Di Savoi e Luigina Rocchi

Professor da Universidade de Nova York vai atrás de uns documentaristas perdidos, quando esses saíram para filmar na Amazônia. Lá chegando, ele descobre os horrores que eles passaram nas mãos de canibais.

** Bate Papo com o diretor Ruggero Deodoto após a sessão do filme “Cannibal Holocaust” - com a participação do crítico de cinema Luiz Carlos Merten e do jornalista especialista em horror italiano Paolo Zelati.



Serviço:
6º CineFantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico
Programação especial – RUGGERO DEODATO - Dia D
22/11 – TERÇA-FEIRA
ONDE: CINEMATECA BRASILEIRA
ENDEREÇO: LARGO SEN. RAUL CARDOSO, 207 - VILA MARIANA 

Site oficial: http://www.cinefantasy.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O IMBATÍVEL (Undisputed, 2002)/O LUTADOR (Undisputed 2: Last Man Standing, 2006)

No útlimo fim de semana procurei outros filmes recentes do Michael Jai White para vê-lo distribuindo porrada em meliantes como em BLOOD AND BONE e BLACK DYNAMITE. Me deparei com UNDISPUTED 2, continuação de um filme dirigido pelo Walter Hill em 2002 e que, por pura negligência da minha parte, ainda não havia assistido. Enfim, foi uma experiência interessante, além de poder ver um ótimo filme de luta estrelado pelo Jai White ainda tirei o atraso com o filme Hill, que é obrigatório para os fãs do sujeito.

Ambos os filmes se passam em prisões e envolvem lutas “profissionais” entre os encarcerados, mas o resultado de cada é bem diferente um do outro. UNDISPUTED é puro Walter Hill! Cinema classudo, sério, focado em personagens bem talhados e com direção extremamente segura. Temos Wesley Snipes na pele de Monroe Hutchen, campeão de boxe de Sweetwater, uma prisão de segurança máxima que promove legalmente lutas entre presos. Ving Rhames é George Iceman Chambers, o campeão mundial dos pesos …

OS BÁRBAROS (The Barbarians, 1987)

Daquela listinha de filmes de fantasia, Sword and Sorcerer, que eu postei outro dia, um dos exemplares que causou mais alvoroço foi OS BARBAROS. Alguns amigos acharam engraçado por eu ter lembrado desse filme que passou milhares de vezes no Cinema em Casa do SBT. E como estamos falando de um trabalho do italiano Ruggero Deodato, nada melhor que ressaltar como era bom ter doze anos e poder conferir às tardes da TV brasileira nos anos 90 um filme com bastante sangue, membros decepados e peitos de fora. Algo impossível para um moleque atualmente, que tem de se contentar com os filmes de animais falantes que empesteiam diariamente a programação… Neste fim de ano, meus votos de um grande pau no c@#$% do politicamente correto.

De todo modo, OS BÁRBAROS é uma porcaria. Fui rever essa semana para escrever para o blog e, putz, acreditem, é a coisa mais ridícula do mundo. Ainda bem que já sou vacinado contra tralhas desse tipo e encontro tantos elementos engraçados que fica impossível não sair…

OS IRMÃOS KICKBOXERS, aka BLOOD BROTHERS (1990)

Também conhecido como NO RETREAT, NO SURRENDER 3 em alguns países. Não é tão espetacular quanto o segundo, mas é um veículo divertidíssimo que serve de vitrine para que Loren Avedon e Keith Vitali (os irmãos do título) demonstrem suas habilidades em artes marciais em sequências alucinantes de pancadaria! Até hoje me lembro quando eu era um moleque de oito ou nove anos pegando a fita da Top Tape na locadora com meu irmão mais novo. Passamos o fim de semana inteiro assistindo repetidas vezes este que foi o meu primeiro “kickboxer movie”.


Na trama, os dois personagens não vão muito com a cara do outro. Avedon é um professor de kickboxer que dirige um fusca, enquanto Vitali ganha a vida como policial respeitado, seguindo os passos de seu pai. Ambos lutam pra cacete! Para resumir o enredo, uma tragédia na família acontece (leia-se alguém é assassinado) e acaba sendo o motivo de reaproximação dos irmãos, que deixam as diferenças de lado e juntam forças para fazer exatamente aquilo que se …