21.11.11

DRUNKEN TAI CHI (1984)

Apesar de ser dirigido por Yuen Woo Ping, um mestre do cinema de artes marciais já naquela época, DRUNKEN TAI SHI marca a estréia do astro Donnie Yen como ator. O filme segue a mesma linha de alguns exemplares do Jackie Chan e Sammo Hung, que misturam comédia pastelão com altas doses de elaboradas sequências de pancadaria old school.

Yen interpreta Ching, um sujeito um pouco arrogante que, junto com seu irmão, arrumam confusão com o filho de um nobre local, que acaba ficando louco. Para se vingar, o nobre contrata um perigoso assassino, conhecido como Bird Killer, para matar Ching e sua família. Quase consegue, mas o protagonista escapa e é acolhido por um casal completamente maluco que lhe ensinam a letal arte marcial do Tai Chi para o inevitável confronto de Ching contra os responsáveis pela morte de sua família.


Logo de cara, percebe-se que não temos nada de muita novidade em termos de história. Dentro do gênero existem milhares de exemplares onde um jovem lutador precisa ser treinado por um mestre mais experiente para derrotar um oponente mais forte, seja lá por qual motivo. No entanto, quando temos um ator tão carismático como Donnie Yen demonstra ser neste seu primeiro trabalho - além das habilidades físicas e de lutas - somados a um ritmo ágil e divertido, você nota que não precisa de nenhuma inovação no gênero para ter noventa minutos de passatempo de qualidade.

E DRUNKEN TAI CHI não para um segundo! Quando não é com momentos de humor, é com sequências de ação que vão agradar facilmente os ávidos admiradores de kung fu old school. Algumas são memoráveis, como a cena dos fogos de artifício; o confronto entre Yen e a mulher gorda é um ótimo exemplo de que comédia e lutas podem andar juntas de vez em quando; as duas longas cenas de luta do protagonista com o assassino também são bem boas.


Embora tenha me divertido pacas com este filme, ainda prefiro um DRUNKEN MASTER, também do Woo Ping, cujo lado do humor não chega a ser tão exagerado como neste aqui. Guardando as devidas proporções e épocas, lembra mais um dos filmes recentes do Stephen Chow no quesito comédia, tirando, claro, o CGI. De qualquer forma, é impossível não sair satisfeito após o show de pancadaria e boas risadas que DRUNKEN TAI CHI proporciona.

3 comentários:

  1. Filme bem legal esse! Adoro os filmes com Donnie Yen, Creio que ele deveria estar em the expendables ao invés do Jet Li.Ronald, vc poderia considerar fazer textos sobre os sete filmes da série In The Line of Duty?

    ResponderExcluir
  2. Também prefiro o Donnie que o Jet Li, embora alguns dos filmes mais importantes do Jet Li eu não tenha visto ainda.

    Sobre a série In The Line of Duty, claro que considero. Ótima sugestão! É uma série que sempre quis ver, o único que conferi foi o quarto filme, que acho sensacional!

    ResponderExcluir
  3. Levando-se em consideração o meu histórico de filmes prediletos, logicamente sou mais fã de Jet Li, mas não há como negar que Donnie Yen está e sempre esteve num nível muito mais avançado que Li.

    Atualmente, Donnie Yen é o melhor do gênero em atividade, sem sombra de dúvidas. Drunken Tai Chi é um clichê muito divertido, é um "Drunken Master melhorado".

    Concordo com o Vitor, Yen estaria melhor em Mercenários e de quebra, poderia melhorar as coreografias de luta. Também sou fã de Corey Yuen, mas neste caso, Yen faria algo melhor.

    ResponderExcluir