11.11.11

DUEL TO THE DEATH (1983)

Na história de DUEL TO THE DEATH existe uma tradição na qual a China e o Japão resolvem suas diferenças à base do duelo. O melhor espadachim da China encara o maior samurai do Japão num confronto mortal. Tudo começa com uns ninjas, obviamente japoneses, na calada da noite, invadindo uma escola chinesa de kung fu em busca de alguns pergaminhos, que eu não faço idéia do que sejam… mas já vale destacar aqui o magistral trabalho de câmera, montagem, atmosfera, coreografia de lutas, trilha sonora, tudo de uma grandesa cinematográfica notável.

O fato é que a partir daqui, cria-se mais um motivo para um novo duelo entre os dois países. De um lado Li Chi Wan (Damian Lau), conhecido como The Lord of the Sword; do outro, o samurai Kada Hashimoto (Norman Chu), que embarca numa jornada até a China para enfrentar seu oponente. O filme ainda apimenta a situação com uma conspiração política nos bastidores da luta, que consiste na tentativa do Japão em dominar a China, enviando um exército de ninjas pra lá. Mas basicamente, o roteiro é só isso.

O que você realmente precisa saber sobre DUEL TO THE DEATH é que se trata de um dos exemplares mais absurdamente malucos do cinema de artes marciais! A partir deste mote simples - não faço idéia do que tinha no café do diretor Ching Siu-Tung - o filme transmite uma liberdade criativa quase subversiva, qualquer viagem alucinógena que os caras tinham na concepção de algumas cenas, era transformada em imagens. E é isso que torna DUEL TO THE DEATH tão memorável, embora mesmo que não houvesse os exageros absurdos de encher os olhos, e tivesse apenas lutas realistas, o filme já teria qualidade suficiente para ser grande, pela direção competente e o belíssimo trabalho de coreografia nas sequências de ação!

No entanto, a trama até que não é tão fantasiosa como ZU, do Tsui Hark, por exemplo, mas o que não falta aqui são personagens fazendo coisas bizarras que desafiam todas as leis da física em cenas de lutas old school estonteantes! Todos os mitos que envolvem especialmente o universo das habilidades ninjas são maximizados à potência mais elevada por aqui. Eles voam, são extremamente sorrateiros, desaparecem e aparecem quando bem desejam, explodem seus corpos em ataques kamikases; há uma cena onde um ninja gigante se transforma em vários ninjas de tamanho normal; e num combate contra um monge, um dos ninjas tira a roupa e se revela uma mulher nua, fazendo com que o pobre celibatário feche os olhos e seja capturado.

As coisas não param por aí! Cabeça decepada falante, cenários inusitados, violência estilizada, efeitos especiais incríveis, DUEL TO THE DEATH mantém até o último minuto tanto um ritmo frenético de ação quanto idéias bizarras do subgênero wuxia. Por fim, o derradeiro e mortal duelo nas rochas é algo digno de qualquer antologia, não somente dos filmes de artes marciais, mas do próprio cinema.

3 comentários:

  1. Já ouviu/leu a frase "EU PRECISO VER ESSE FILME!"?

    ResponderExcluir
  2. não se esqueça do Castellari, kkkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  3. A cena da "metamorfose" do monge gigante é simplesmente genial. O duelo final também é sensacional!

    ResponderExcluir