9.9.11

HELLRAISER III: HELL ON EARTH (1992)


aka HELLRAISER III - INFERNO NA TERRA
direção: Anthony Hickox
roteiro: Peter Atkins

Sei que nem todo mundo vai compartilhar da mesma opinião, mas achei este terceiro episódio da série HELLRAISER uma autêntica obra prima do horror moderno! Um dos melhores filmes do gênero dos anos 90! Sim, gostei mais que HELLBOUND: HELLRAISER II, realizado quatro anos antes e que eu já havia achado um filmaço! Anthony Hickox é o cara! Não deve ter diretor tão subestimado quanto ele atualmente… e é uma pena, depois de tantas obras maravilhosas, ele já deveria ter sido alçado à condição de mestre!


Concordo que HELLRAISER III demora um pouco pra engrenar, mas logo no início temos uma sequência sensacional, no hospital, depois que a repórter dispensa sua equipe e começa um suspense estranho no corredor escuro do local até a entrada de uma equipe médica levando um sujeito cheio de correntes fincadas em sua carne… algo simples, mas conduzido com uma atmosfera transgressora que culmina com o pobre coitado tendo a cabeça explodida. Quem não gosta de cabeças explodindo nos filmes?! Eu adoro!!! Depois disso, a história realmente entra num marasmo e mesmo com uma trama interessante, algumas ceninhas violentas de morte e climão sempre carregado de mistério, a impressão é que vai ser apenas uma boa continuação que não acrescenta muito à série.


Mas aos poucos Hickox vai aumentando a intensidade da coisa e quando me dei conta, já estava imerso e hipnotizado em uma longa sequência de puro terror, sendo conduzido a um passeio de imagens sombrias e angustiantes ao extremo, tendo como guia o famigerado Pinhead, novamente vivido por Doug Bradley, desta vez com uma participação maior e um desempenho belíssimo do ator… talvez a melhor atuação do sujeito com os pregos fincados na cara. O que é a cena antológica na igreja?! Aquilo é de arrepiar... puta merda!

 

Os novos cenobitas que surgem em cena são coisas de gênio! O lance é que agora eles andam no meio da rua causando o terror, fazendo juz ao subtítulo do filme, um verdadeiro inferno na terra! O cenobita com uma câmera grudada no rosto apontando para o espectador é de uma audácia impressionante! Como disse no início, sei que nem todo mundo teve por HELRAISER III o mesmo impacto, mas o filme me acertou em cheio com uma força descomunal. Mais uma vez lamento por não ter assistido quando era mais novo… isso aqui teria feito um estrago danado na minha cabeça. Mas a experiência ainda é de arrepiar, especialmente com a aula de direção de Hickox, diretor que eu vou dar mais atenção por aqui no blog em breve.

De quebra, HELLRAISER III tem Terry Farrell, a mais bela protagonista da série!

8 comentários:

  1. Nossa, eu que sou fã, e tenho diversos filmes da série e ainda não assisti este, estou com água na boca....

    ResponderExcluir
  2. Fiz um baita esforço pra gostar desse filme, mas não deu. Com excessão da fodástica cena da igreja, o resto do filme se desenrola como um autêntico slasher. Por alguma razão, gosto mais do 4º.

    ResponderExcluir
  3. Sou fã da série de filmes desde que vi o primeiro. Depois deste o que eu mais gostei foi o 5 (Hellbound)

    ResponderExcluir
  4. Corrigindo, o Hellraiser 5 é Hellraiser: Inferno, não Hellbound

    ResponderExcluir
  5. Assisti esse filme quando tinha 12 anos e, te garanto, o estrago foi grande. Dormir era uma angustia só. Depois dele demorei a assistir sozinho filmes de terror de novo.

    ResponderExcluir
  6. ASH - Como disse no post, até entendo que não achem este terceiro grandes coisas, mas gostar mais do quarto é novidade pra mim! hehehe Achei este uma tremenda porcaria! ;)

    ResponderExcluir
  7. Eu sou meio do contra mesmo. Gosto de tanta tralha e por outro lado desdenho muito filme bem feito. Quase tomei no rabo quando entrei numa conversa e avacalhei o superestimado A Origem.

    Perrone, tu já viu o quinto?... Que eu também acho melhor que o terceiro...ahahah.

    ResponderExcluir
  8. Rapaz, comecei a ver o quinto ontem, mas precisei parar... termino hoje ou amanhã, mas já adianto que estava gostando! Daqui a pouco sai um textinho do quarto filme!

    ResponderExcluir