27.2.09

COP (1988), de James B. Harris

COP é todo James Woods. O sujeito parece que nasceu para o papel do policial que faz aqui e deposita seu estado de graça num personagem subversivo, controverso e provocativo. Assim como o próprio filme também o é. O plot é bem simples (policial obcecado em resolver um caso envolvendo um serial killer), mas é a complexidade do personagem e a capacidade de Woods de interpretá-lo é que torna tudo mais interessante.

Só pra dar uma noção do que o sujeito é capaz, basta observá-lo enchendo um suspeito desarmado (isso mesmo, o cabra era um suspeito e estava desarmado) de balas a sangue frio, apenas por abrir a porta do carro de maneira um tanto "brusca". Outra: depois de chegar em casa e descobrir que a mulher o abandonou com a filha, na cena seguinte já mostra o cara transando com uma de suas informantes.

E Woods está perfeito fazendo isso, com uma naturalidade absurda. E é o tipo de ator que quando surge em cena os nossos olhos logo querem acompanhá-lo. E em COP ele está presente em praticamente todas e não consigo ver outro ator em seu lugar. Pena hoje estar tão sumido. O elenco ainda conta com Lesley Ann Warren, Charles Durning e Raymond J. Barry.

O filme foi produzido (juntamente com o próprio Woods), escrito e muito bem dirigido por James B. Harris – produtor de filmes do início de carreira de Stanley Kubrick – e é uma adaptação de Blood on the Moon, de James Ellroy, famoso por suas estórias policiais em formato noir. COP não deixa de ser um neo-noir classudo e um autêntico filmaço que só poderia ter saído nos anos oitenta e nunca teria lugar no cinema americano atual e politicamente correto, principalmente com seu final, um dos mais corajosos e niilistas que eu já vi, mesmo sendo um clichezão.

26 comentários:

  1. Como disse o Ebert do texto q eu já tinha te falado: "Woods em Cop faz Dirty Harry parecer um sujeito simpático, agradável e ponderado".

    :D

    ResponderExcluir
  2. Eu vi esse em vídeo. O título era "Um Policial Acima da Lei". Não lembro praticamente nada do filme, mas estas duas cenas comentadas por você continuam registradas no meu disco rígido cerebral - principalmente o fato da tal informante ser uma loira boazuda que ele carca em cima da pia da cozinha, ou coisa parecida. Deu vontade de ver de novo...

    ResponderExcluir
  3. E até q enfim alguém comentando sobre esse clássico perdido em um blog de cinema! E vc ainda se esqueçeu da forma como ele usa aquela escritora pertubada chegando até mesmo a roubar algo dela e ainda deixando a pobre coitada "na saudade". PQP! Taí um personagem pra fazer orgulho pra vida inteira e apagar qualquer merda q o Woods faça no cinema hoje em dia! Aliás, além do Rourke se tem alguém q precisa de um filme "comeback" é o Woods.

    Lembrando q o Woods bancou o filme do próprio bolso pq ninguém "era louco o suficiente para produzi-lo".

    ResponderExcluir
  4. Nem sabia que esse filme havia saido por aqui, FELIPE. E essas duas cenas são mesmo marcantes, ele come a mulher na pia da cozinha mesmo enquanto a camera vai passeando pelo comodo... muito bom!

    Não esqueci, DANIEL, é que eu não queria me prolongar contando todas as safadezas do personagem, que pqp mesmo, é muito bom!!! Além de ser a melhor atuação do Woods em todos os filmes dele que eu vi.

    Ah, e vou atualizar essa informação da produção do Woods no texto. Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Outra, será coincidência q TODOS os principais nomes desse filme se chamam "James"? hehehe.

    ResponderExcluir
  6. Heheh, também já havia reparado... mas não me veio nenhuma piada pra fazer na hora em que estava escrevendo.

    ResponderExcluir
  7. Putz, vi esse filme na época do vhs pirata! Nem lembrava mais dele hehehe!

    ResponderExcluir
  8. E hoje em dia não se vê nada parecido com ele, Sérgio. vale a pena uma revisão pra relembrar! hehe

    ResponderExcluir
  9. Uma pena que o filme seguinte do James B. Harris (BOILING POINT) seja tão ruim. Só se salva o Viggo Mortensen, para variar.

    ResponderExcluir
  10. Mas o filme anterior a COP, também é estrelado pelo James Woods. Não conheço... será que é bom?

    ResponderExcluir
  11. Acabei de ver, filmaço.
    Agora empolguei com o Woods, vou pegar Best Seller;

    ResponderExcluir
  12. Vi hoje!
    É foda demais, simples e funciona pra caralho.


    James Woods é rei.

    ResponderExcluir
  13. >será que é bom?

    Como é do comecinho dos anos 80, as chances são enormes.

    ResponderExcluir
  14. Ronald, uma dúvida: você baixou esse filme na internet? Tem legendas em português?

    ResponderExcluir
  15. Sim, baixei do site retro flix via rapidshare. A legenda eu só consegui em ingles.

    http://rapidshare.com/files/27713143/c1943588.avi.part1.rar
    http://rapidshare.com/files/27721614/c1943588.avi.part2.rar
    http://rapidshare.com/files/27730903/c1943588.avi.part3.rar
    http://rapidshare.com/files/27739054/c1943588.avi.part4.rar
    http://rapidshare.com/files/27746238/c1943588.avi.part5.rar
    http://rapidshare.com/files/27753826/c1943588.avi.part6.rar
    http://rapidshare.com/files/27760967/c1943588.avi.part7.rar
    http://rapidshare.com/files/27761251/c1943588.avi.part8.rar

    Rar Password: tcolk25

    ResponderExcluir
  16. Opa, muito obrigado Ronald, já vou por pra baixar!!

    ResponderExcluir
  17. Vcs acreditam q eu tenho uma cena do filme do Harris com Woods anterior à Cop? Se chama Fast-Walking e a cena é o Woods lavando uma gostosinha nuazinha com uma mangueira (Q deve ser só por isso q o punheteiro q tem o filme disponibilizou na net. O filho da puta tem uma joía nas mãos e nem sabe, aposyo)

    Mas um dia eu acho o filme inteiro.

    ResponderExcluir
  18. Boiling Point é filme de encomenda do Snipes q contratou o Harris pra dirigir, mas eu não lembro de ser tão ruim apesar de fazer bastante tempo q eu vi. Eu achei bem normalzinho com cenas bacanas até. E nenhum filme q tenha Dennis Hopper, Viggo Mortensen e Seymour Cassel pode ser tão ruim.

    Nada de tão ruim q faça o sujeito sumir do mapa e simplesmente não conseguir mais emprego. Tem gente q já fez bem pior e tem uma carreira plena.

    ResponderExcluir
  19. Então não tem Fast Walking na internet?

    ResponderExcluir
  20. É exaamente esse Fast Walking que eu comentei com o Leandro. Vou ver se acho num canto da internet... se tiver eu baixo na hora!

    ResponderExcluir
  21. Procurei bastante aqui tb e não achei.

    ResponderExcluir
  22. I was looking for some information and was searching on Google for it. I visited each of the top 5 pages that came up but didn’t get any relevant result... I then luckily found your diamond forum in the dirt and thought to check it out. This is what I was after

    Cheers people at demmentia13.blogspot.com and keep your great effort up.

    [color=#cc0000][URL=http://www.iron-science.co.uk/]Sports Supplements[/URL] [URL=http://www.iron-science.co.uk/]Sports Nutrition[/URL] [URL=http://www.iron-science.co.uk/]bodybuilding supplements[/URL] [URL=http://www.iron-science.co.uk/]bodybuilding[/URL] [/color]

    ResponderExcluir
  23. Brilliant website, I had not noticed demmentia13.blogspot.com previously in my searches!
    Carry on the great work!

    ResponderExcluir
  24. Wow neat! This is a really great site! I am wondering if anyone else has come across something
    like this in the past? Keep up the great work!

    ResponderExcluir