22.12.08

MY NAME IS BRUCE (2007), de Bruce Campbell

Engraçado que na mesma época que eu vejo JCVD, onde um ator interpretando a si mesmo faz uma espécie de análise a sua figura (no caso Jean Claude Van Damme), eu acabo me deparando com este filme, realizado no ano passado, que possui um pouco da mesma essência. E é só um pouco mesmo, embora Campbell, que também dirigiu o filme, interprete ele mesmo, MY NAME IS BRUCE serve mais como um pastelão que mistura comédia com horror numa divertida homenagem aos filmes B do que um estudo de sua persona. Na verdade, o filme não passa de um besteirol que não tem a menor pretensão de ser o que um JCVD é, por exemplo.

A começar pela história: o ator Bruce Campbell é sequestrado por cidadãos de uma pequena cidade que suplicam por sua ajuda para enfrentar um lendário demônio oriental que acordou no cemitério do lugar depois de não sei quantos anos aprisionado. Enquanto isso, Bruce pensa que tudo se trata de seu novo filme, uma brincadeira de seu agente, que lhe prometeu uma surpresa em seu aniversário. Bruce encara a situação com coragem, se achando o herói do local, até perceber que tudo é real e que o demônio corta as cabeças dos pobres moradores de verdade.

O que realmente chama a atenção em MY NAME IS BRUCE é justamente a presença de Bruce Campbell em cena, numa atuação inspiradíssima como sempre. Bruce é um dos meus atores de filmes B favoritos, e acho que muita gente mantém essa admiração, essa áurea que surgiu com a série EVIL DEAD, de Sam Raimi. Bruce acabou tornando-se um fenômeno cult, mas aparecendo somente em pequenas participações de Blockbusters ou em filmes de baixo orçamento desconhecidos do grande publico. E nada mais recompensador para os fãs do sujeito do que uma homenagem a si mesmo em forma de filme B da melhor (ou pior) qualidade.

3 comentários:

  1. Gostaria muito de ver esse filme. Mais um para adicionar a já extensa lista. Último filme que vi o Bruce Campbell em ação foi o curioso Bubba Ho-tep.

    ResponderExcluir
  2. Sabia da existência desse longa há alguns meses e espero que logo chegue por aqui. E sobre o Bruce Campbell, adorava ele quando assistia, ainda beeem pirralho, "Uma Noite Alucinante", especialmente o terceiro episódio que fecha a série. Mas vi quase nada dele. Mas tenho em DVD um filme que ele participou quase que recentemente chamado "A Floresta", do mesmo diretor do ótimo "May".

    Ronald, gostaria de lhe desejar um ótimo natal. Tudo de bom, abraços!

    ResponderExcluir
  3. Nem sabia da existência desse filme, e depois de ler o que você escreveu fiquei interessadíssimo em assistir! Com certeza vou baixar! Feliz natal!!!

    ResponderExcluir