17.12.08

PAVOR NA CIDADE DOS ZUMBIS (Paura nella città dei morti viventi, 1980), de Lucio Fulci

Praticamente um ano depois de dirigir sua obra-prima, ZOMBIE 2 (79), o diretor italiano Lucio Fulci foi para os Estados Unidos onde se firmou e realizou um bom número de filmes, como PAVOR NA CIDADE DOS ZUMBIS. E já pelo título deste, nota-se que Fulci continuou a explorar o tema dos mortos vivos que povoam a terra e etc. Mas, além disso, tentou desenvolver um estilo que envolvesse mais elementos de horror do que somente zumbis que brotam do nada, diferente do seu filme anterior que, por mais que tenha explicações do surgimento dos zumbis, possui uma certa ligação com o cinema de George A. Romero.

Esta tentativa de se criar o novo, um experimentalismo pulsante e genial que dá todo o sentido de existir do cinema de Fulci, infelizmente acaba não dando muito certo por aqui. Mas graças ao bom Deus, o diretor amadureceu a idéia e filmou THE BEYOND (81) onde obteve resultados muito mais excelentes. PAVOR NA CIDADE DOS ZUMBIS pode ser considerado um esboço de THE BEYOND, mas por favor, de maneira alguma essa preciosidade é de se jogar fora. Mesmo que Fulci pareça meio perdido, sem muita noção ao trabalhar com tantos elementos, ele soube criar algumas das seqüências mais extremas, violentas e atmosféricas de sua filmografia e que satisfazem tranquilamente o desejo de sangue de seus fãs, deixando de lado os furos e constrangimentos do roteiro.

Só pra dar um gostinho, existe uma cena onde uma moça vomita suas próprias vísceras e Fulci faz questão de mostrar com variações impressionantes de closes. Quase que eu coloquei as minhas próprias tripas pra fora ao ver aquilo, enfim... Outra cena maravilhosa é a do rapaz que é assassinado com uma broca. Extremamente realista e bem filmada, graças ao mestre italiano dos efeitos especiais, Gianetto de Rossi, só essa seqüência já valeria o ingresso do filme (se por algum milagre divino passasse num cinema por aqui). A história de PAVOR NA CIDADE DOS ZUMBIS é totalmente descartável, até mesmo porque tentar acompanhá-la é dar motivo pra decepção. O bom mesmo é reparar os detalhes, as seqüências recheadas de gore, se você é fã de Fulci ou do cinema italiano de horror daquela época sabe do que estou falando...

11 comentários:

  1. Gostaria de saber um pouco mais sobre filmes de zumbis, pois gosto muito... Zumbis italianos são novos pra mim, rs, me deu muita vontade de conhecer...

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  2. Ah, que filme!!! Christopher George tendo a cabeça esmagada, Janet Agren recebendo uma chuva de vermes, Catriona McColl enterrada viva, Giovanni Lombardo Radicci com a cabela atravessada por uma broca e Michele Soavi assistindo a namorada vomitar as tripas! É, pessoal, não se fazem mais filmes assim, e ainda que PAVOR... seja o mais fraco daqueles antológicos filmes de horror feitos pelo Fulci no começo dos anos 80 (prefiro ZOMBIE, THE BEYOND e mesmo A CASA DO CEMITÉRIO), ainda assim é obrigatório e melhor que 99% dos filmes de terror feitos hoje. Bons tempos que não voltam mais...

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  3. O CARA DA LOCADORA: comece pelos filmes de zumbis do Lucio Fulci, como ZOMBIE 2, THE BEYOND e este aqui. É um universo muito interessante... heheh

    Concordo plenamente FELIPE, é como eu disse, pode ser um dos mais fracos em termos de roteiro e argumento dos filmes de zumbi do Fulci, mas só por essa lista de fatos dentro do filme, já merece ser obrigaório!

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  4. Se a gente pensar que o Fulci fez mesmo a atriz engolir um intestino recém retirado de um carneiro, é ainda mais fácil fazer voltar o almoço ...

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  5. Até hoje eu faço um esforço danado pra não associar aquela cena a uma mulher tendo que engolir de verdade um intestino de carneiro.

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  6. Quando eu tinha visto THE BEYOND pela primeira vez, falei a mim mesmo "Que filme louco do cacete." Anos depois, foi a vez de PAVOR... e vi que - em termos de porralouquice - THE BEYOND era fichinha hehe.

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  7. A cena do Christopher George dando picaretadas na tampa do caixão sem se tocar que a ponta da ferramenta pode esmagar a cabeça da pobre Catriona McColl é antológica... E, claro, foi homenageada por Tarantino em Kill Bill.

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  8. É verdade, dá aquela mesma sensação claustrofóbica!

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  9. Rola também SILÊNCIO DO LAGO naquela mesmíssima cena hehehe

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  10. Ainda acho a cena do vômito a top 1numa possível lista de melhores mortes do cinema. E adoro mesmo Pavor, não fosse aquele decréscimo de tensão incompreensível nos últimos 15, 20 minutos, estaria entre os grandes do gênero.

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  11. giannetto é foda mesmo, subestimadão. savini é o caralho.

    é um bom filme.

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