5.9.08

WISE GUYS (1986)



aka QUEM TUDO QUER, TUDO PODE
direção: Brian De Palma
roteiro: George Gallo, Norman Steinberg

Para quem está acostumado com os filmes de Brian De Palma, sempre carregados de tramas violentas, suspenses elaborados por uma câmera virtuosa, vai se surpreender com o diretor no comando desta comédia leve e divertida que aceitou fazer a convite do produtor Aaron Russo, após realizar DUBLÊ DE CORPO (84), embora o início de sua carreira seja composta de algumas comédias que satirizavam politicamente o modo de vida americano da época, como GREETINGS (68) e HI, MOM! (70), ambos estrelados por um jovem Robert de Niro antes de iniciar sua parceria com o diretor Martin Scorsese, ou seja, De Palma já havia provado antes o talento do ator.

Mas vamos ao WISE GUYS cuja história gira em torno de dois membros atrapalhados da máfia de New Jersey, interpretados por Danny De Vito e Joe Piscopo. O filme remete aos trabalhos do Scorsese mostrando a uma máfia de baixa categoria e sem o glamour de Tony Montana do filme SCARFACE (83) que De Palma havia dirigido alguns anos antes. Os dois sujeitos, na verdade, recebem sempre os trabalhos mais pífios e são ridicularizados pelos outros membros. Ao receberem a “grande missão” de apostarem num cavalo de corrida, acabam colocando o dinheiro em outro cavalo, achando que o favorito de seu chefe perderia, o que não acontece. Os dois são marcados como traidores, mas ao invés de matá-los subitamente, Tony Castelo (Dan Hedaya), o chefão da parada, coloca-os com a missão de matar um ao outro.


WISE GUYS é um ótimo exercício de direção para De Palma que, apesar de não realizar nenhuma acrobacia com sua câmera, deixa seus atores brilharem livremente no gênero que já estão à vontade. Danny De Vito surpreende com um dos papéis mais engraçados de sua carreira e Joe Piscopo demonstra toda sua expressividade cômica. O elenco ainda é formado com Frank Vincent, Harvey Keitel e Lou Albano (talvez o personagem mais divertido). O filme não foi muito bem de bilheteria nos Estados Unidos e acabou sendo esquecido automaticamente, infelizmente. Mas realmente não é tão perfeito quanto parece. Algumas situações do roteiro poderiam ser melhor exploradas e o final é um tanto forçado e preguiçoso.

No Brasil recebeu o título cretino de QUEM TUDO QUER, TUDO PERDE, o que contribuiu ainda mais para o esquecimento por aqui, fora o estúdio que resolveu meter o dedo no material final. Mas nada que estrague a diversão, principalmente nos dois primeiros atos, quando a história é conduzida de maneira simples com ótimos momentos como a cena em que De Vito recebe a ordem de ligar o carro de seu chefe ou o assassinato na igreja, praticamente uma mistura genial do pastelão com o rigor intrigante do suspense de De Palma.

7 comentários:

  1. Putz, acho uma das melhores comêdias seguidoras do ZAZ! Ainda mais tendo Keitel no filme!

    ResponderExcluir
  2. NUNCA consegui encontrar essa comédia pra alugar. Você me fez apelar pro Paul (hehehe).

    ResponderExcluir
  3. Danny DeVitto é engraçado.

    ResponderExcluir
  4. Falando em filme raro hoje achei Naked Lunch, do Cronenberg. Deve ser meio estranho uma comédia do De Palma, nunca vi uma dele.
    Daqui uns dias de volta ao batente, não posso deixar o blog off com a iminência do Tri do Brasileirão, hehe.

    Link arrumado e ainda esperando a listinha... =P

    Abs!

    ResponderExcluir
  5. Ronald, confesso que só tive acesso a filmografia do diretor desde as produções posteriores a "Irmãs Diabólicas" - e olha que me escaparam este "Quem Tudo Quer, Tudo Perde", "Trágica Obsessão" e "Falling Sky", filme estrelado pela Brittany Murphy que ele co-dirigiu. Enfim, gostei bastante do post, pois não conhecia alguns detalhes da trama do longa, assim como a ausência dos movimentos ousados de câmera do diretor. E obrigado por me passar o link para fazer o download deste filme. Agora só depende mesmo da boa vontade do meu colega para começar a baixar o longa, rs.

    ResponderExcluir
  6. Quero ver esse filme só por causa do ator, gosto do Danny De Vito!

    =)

    ResponderExcluir
  7. Este esquecido filme de DePalma é bem legal, a cena do em que DeVito tem que ligar o carro do chefe é hilária.

    Abraço

    ResponderExcluir