
aka BLINDNESS
direção: Fernando Meirelles
roteiro: Don McKellar
Resolvi falar alguma coisa sobre Ensaio Sobre a Cegueira antes que eu deixe o tempo passar demais e perca qualquer condição de escrever sobre o filme que, aliás, está sendo meio massacrado injustamente por um grupo de críticos. Não sou lá um grande entusiasta de Meirelles, mas achei a sua adaptação da obra de Saramago bastante correta, segura, respeitando fielmente o material que tinha em mãos e que dialoga um bocado com o cinema fantástico. As escolhas estéticas conseguem transmitir muito bem a sensação de caos que a história apresenta, principalmente a fotografia de César Charlone, colaborador habitual de Meirelles, que trabalha o branco e a luminosidade das imagens para recriar a cegueira branca descrita por Saramago em seu livro.
O elenco composto por atores de Hollywood e de outras partes do globo é muito bom, com exceção de Julianne Moore que está a um nível acima, maravilhosa em uma de suas melhores atuações. Mas nem só de estética e boas atuações vive um filme. E por mais que eu tenha gostado, Ensaio Sobre a Cegueira não passa de um rascunho de algo que poderia ser muito mais interessante, provocador e perturbador. Ao suavizar as situações e os momentos que no livro causam repugnância e o choque, Meirelles impede a descida ao inferno que o livro proporciona deixando o filme mais acessível e comercial. Sendo assim, prefiro rever Saló de Pasolini que eu ganho muito mais...
Porra ... que extremo em Ronald ... ehehe ...
ResponderExcluirMas pelo menos se você diz que foi uma boa adaptação ... tá bom demais ...
Não li o livro, mas gostei bastante do filme, que tem momentos bem fortes. E Julianne dá um show!
ResponderExcluirRonald, eu ainda não tive a oportunidade de ler ao romance do Saramago, mas pelo que pude ler dos comentários em relação dele me parece que o filme deu uma grande suavizada nos acontecimentos mais pesados. Mas não foi isto que me incomodou de fato em "Ensaio Sobre a Cegueira", já que o filme apresentou falhas cruéis de conexão de cenas, sendo a mais gritante aquela mal encenada do incêndio sendo mostrado posteriormente a liberdade dos personagens. Acho que este momento deve ocorrer de forma bem mais delineada e convincente no livro.
ResponderExcluirAbraços!
tou cagando pra esse filme ae.
ResponderExcluirPrimeira crítica 'meia meia' que leio sobre ele, mas é bem como o Johnny disse. O livro é foda mesmo, mas se ele cortou grande parte do 'hardcore'... uma pena. E tem um meme pra ti.
ResponderExcluirAbraços!
Achei o filme muito bom e saí do cinema com a impressão de que a essência do livro estava toda ali. Julianne Moore está perfeita.
ResponderExcluirPara mim, a não aceitação do filme lá fora é injusta. E essa história de um grupo de cegos manifestar no dia do lançamento então, é absurda.
E o pior é que eles nem viram o filme...
ResponderExcluir