8.7.10

LUZ DA FAMA (Light of Day, 1987), de Paul Schrader

Eu não abandonei a peregrinação da filmografia do Paul Schrader. Mas demorei um pouco pra dar prosseguimento aqui no blog por causa deste filme aqui. Assisti de uma forma meia boca e fica complicado escrever algo sobre ele da maneira que me foi apresentado. O problema é que não consegui uma cópia decente. A única versão que encontrei foi com uma imagem horrorosa, com o áudio sem sincronia e sem legendas em qualquer língua. Como não tive alternativa, o jeito foi encarar assim mesmo e comentar nem que seja em poucas palavras.

É um filme menor do Schrader, mas como sou fã de “filmes menores” me pareceu ser um bom drama familiar sobre um casal de irmãos que possui uma banda de rock no calor dos anos 80 e entram em conflito com a mãe que sofre de uma grave doença (interpretada magnificamente por Gena Rowlands) e com as ideologias impostas pela sociedade e todo discurso que varia disso aí. No roteiro o título seria BORN IN THE USA, mas quando Schrader contratou Bruce Springsteen para escrever a música tema do filme, o cantor gostou tanto do que fez que acabou usando a música em um disco próprio. Para compensar Schrader ele escreveu a bela música Light of Day, que acabou se tonrando o título do filme.

A direção de Shrader é bem segura, mas aparentemente mais modesta visualmente, já que vinha de dois filmaços que surpreendem pela composição estética. Nada que, possivelmente, estrague a diversão, já que a trama não exige nenhum apuro visual e a crueza aparente é perfeita para o filme, mais focado no drama familiar... mas diversão é o que eu não tive assistindo a LIGHT OF DAY, por causa da qualidade da cópia, então prefiro rever em condições decentes antes de falar algo a mais.

Ao menos agora posso dar continuidade à filmografia do sujeito.

8 comentários:

  1. Esse filme é um máximo. Tenho o VHS legendado.

    ResponderExcluir
  2. nossa, pelo amoooor de deus, alguém posta a legenda desse filme ou o filme com legenda na internet!

    ResponderExcluir
  3. nossa, alguém posta esse filme ou só a legenda na internet, pq não tem em lugar nenhum!!!

    ResponderExcluir
  4. Realmente muito difícil encontrar...

    ResponderExcluir
  5. alguém conhece um site muito bom que contém o filme com legenda?=/

    ResponderExcluir
  6. onde encontro a legenda para este filme?

    ResponderExcluir
  7. nossa quero muito esse filme lendado

    ResponderExcluir