25.8.08

STREET KINGS (2008)

aka OS REIS DA RUA
diretor: David Ayer
roteiro: James Ellroy, Kurt Wimmer e Jamie Moss

Eu li por aí que muita gente não gostou de STREET KINGS, então fui assistir sem esperar muito e acabei me surpreendendo. Obviamente não se trata de um filme que preza pela originalidade e alguns diálogos dão aquela sensação de “putz, já vi isso em outro filme”, e por mais que o diretor David Ayer possua algumas afetações típicas dos atuais realizadores de filmes policiais, ele consegue um resultado equilibrado impondo um ritmo que mantém o espectador ligado do início ao fim.

Ayer já trabalhou como roteirista de filmes policiais como Dia de Treinamento, mas neste aqui resolveu ficar somente atrás das câmeras. É apenas seu segundo trabalho como diretor. O roteiro ficou por conta de Kurt Wimmer, Jamie Moss e do escritor James Ellroy (autor de Dália Negra) que o escreveu ainda nos anos noventa. Durante esse período, vários diretores estiveram ligados ao projeto como Spike Lee, David Fincher e Oliver Stone.

O elenco é bom, com exceção de Keanu Reeves que há mais de 20 anos se repete e acaba tirando o lugar de um ator mais competente para viver seus personagens, aliás, o que temos aqui é um ótimo personagem construído com bases do neo-noir, um detetive beberrão e melancólico sofrendo a morte da esposa e que age contra os protocolos da justiça, matando a sangue frio os bandidos e sendo acobertado pelo seu superior vivido Por Forrest Whitaker, excelente como sempre, um monstro que se sobressai ao lado do ator de Matrix. O elenco ainda conta com Chris Evans (o Tocha-Humana do Quarteto Fantástico), Hugh Laurie (protagonista da série House) e vários outros.

A trama é bastante elaborada, como de praxe dos materiais que vem de Ellroy, e não adianta eu ficar dissertando sobre ela. Como eu disse no início, não há nada de muito original e algumas situações poderiam ser melhores resolvidas e acabam saindo forçadas, mas não deixa de ter bons momentos de tensão e ação com uma boa dose de violência – o que realmente ganha muitos pontos comigo – como na cena onde Keanu e Evans vão na casa dos traficantes ou o impagável final quando Whitaker dá um show de atuação e depois cai na porrada com Keanu.

5 comentários:

  1. não visto por esperar mais do mesmo. em uma sobra de tempo quem sabe.

    mas tenho me mantido realmente longe de Reeves, principalmente de Constantine.

    parou com a cotação em estrelas?

    ResponderExcluir
  2. No final de cada mês, com a lista de todos os filmes assistidos, eu vou colocar a cotação em estrelas.

    ResponderExcluir
  3. Tava com medo desse filme, mas depois dessa, quem sabe?
    Muitas vezes o importante nem muitas vezes é ser inovador ... mas sim, ser eficiente ...


    abraços amigo

    ResponderExcluir
  4. O ultimo bom filme policial que vi nos cinemas foi Infiltrados, não sei se posso dizer que o gênero está em crise, mas na minha opinião desde 2006 não vejo nada de empougante...

    Gustavo Madruga

    ResponderExcluir
  5. Curti a resenha. Foi um bom contraponto para tudo que li sobre obra até então. Vou conferi-la assim que encontrar na locadora.

    Abs!

    ResponderExcluir