12.8.08

DEMENTIA 13


De onde raios saiu esse nome Dementia 13? É o que alguns de vocês devem estar se perguntando, ou não? Além de ser um nome bacana para um blog que possui uma proposta como este aqui, Dementia 13 é o título de um dos primeiros filmes do diretor americano Francis Ford Coppola.

O filme foi produzido em 1963 pelo grande Roger Corman, quando este dirigia The Young Racers na Irlanda (Corman é o rei das produções de baixo orçamento e filmar em locações de pequenos paises europeus sai muito mais barato do que filmar nos Estados Unidos) e o jovem Coppola era seu assistente de direção. Para Dementia 13, Coppola reaproveitou o cenário e os atores do filme de Corman.

O número 13 do título aparece simplesmente porque já existia um filme de 1955 chamado Dementia. A realização de Coppola não é uma obra prima do cinema de horror, mas é um bom filme carregado de clima, estética gótica estilo Mario Bava, um pouco de violência e já demonstrava a criatividade do diretor que viria ainda fazer obras primas como a trilogia O Poderoso Chefão, A Conversação e Apocalypse Now. Chegou a ser lançado em DVD no Brasil numa versão vagabunda ripada de um VHS, mesmo assim vale como curiosidade tanto para os fãs do terror, quanto para os admiradores do diretor.

8 comentários:

  1. wow, very special, i like it.

    ResponderExcluir
  2. Yeah! O blog já ficou internacional! heheh

    ResponderExcluir
  3. Antes de tudo, que origem foda amigo ... eheheh

    Não sabia da existencia desse filme ... sério mesmo, que bom ...
    e sobre o filme, depois irei procurar nas redondezas ... eheheh

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei que só também, mas como era um Coppola, esperava um pouquinho de nada a mais hehe. Expectativa alta é fogo.

    ResponderExcluir
  5. Ronald... Legal, rapaz! Gostei do Dementia 13. Desconhecia totalmente tudo que você comentou no post, e por isso curti muito.
    Ótima reiniciação! hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
  6. Eu nao vi esse filme, mas sabia dele.... meu irmão tem esse filme aqui em casa...quem sabe algum dia eu veja.

    abraços

    ResponderExcluir
  7. Seu irmão deve ser um cara muito legal pra ter um filme desses em casa... hehehe

    ResponderExcluir
  8. Eu esperava uma obra-prima quando vi pela prmeira vez, e veio um filme inicialmente fraco e previsivel. Revendo, vi que tem boas cenas e um clima legal.

    No geral, um bom filme.
    Quando Coppola voltou ao terror em 1992, ele ai sim, realizou uma obra-prima no genero, Dracula de Bram Stoker.

    ResponderExcluir