27.8.10

A CATEDRAL (La Chiesa, 1989), de Michele Soavi

O excesso de trabalho e a preguiça me consomem de vez em quando. Fico até sem ânimo de parar para assistir a filmes e comentar algo interessante aqui no recinto. Mas é só me deparar com uma obra prima do horror europeu do calibre de A CATEDRAL, do genial Michele Soavi, para voltar a sentir prazer pelo cinema.

Produzido e co-roteirizado por outro mestre italiano, Dario Argento, o filme possui uma visão muito original para tratar dos temas de bruxaria e satanismo. O prólogo ambienta o enredo no período da Idade Média numa sequência onde cavaleiros teutônicos massacram um vilarejo cujos habitantes são acusados de bruxaria. No local onde os corpos são enterrados é construido uma gigantesca catedral. Muitos anos depois, a trama se desloca para o período “atual” onde vários personagens interagem com os cenários góticos da catedral e liberam um mal adormecido durante séculos. Praticamente toda a ação se passa dentro da tal catedral. A direção de arte explora muito bem os seus interiores e a condução de Soavi é uma verdadeira aula de composição e arquitetura cinematográfica, com movimentos de câmera impressionantes. O climão fantástico e onírico que toma conta de toda narrativa é constantemente sublinhado por uma trilha sonora inusitada composta por Philip Glass e Goblin.

No elenco, algumas figurinhas típicas do horror europeu. Mas o nome mais famosinho hoje em dia é o de Asia Argento, que tinha apenas 14 anos na época, em um de seus primeiros trabalhos.

Algumas sequências possuem imagens belas e ao mesmo tempo aterradoras, como o gárgula demoníaco praticando o coito com uma moça à luz de velas ou a recriação de uma pintura de Boris Vallejo onde uma mulher nua abraça uma sinistra figura. Grande filme esse A CATEDRAL, que comprova porque tanta gente venera o Soavi, mesmo tendo realizado poucos filmes. Eu só havia assistido DELLAMORTE DELLAMORE e ARRIVEDERCI AMORE CIAO, o suficiente pra notar o talento do diretor. A CATEDRAL apenas confirma e o coloca agora entre os meus favoritos. E ainda preciso ver STAGE FRIGHT, LA SETTA, etc…

Em tempo, A CATEDRAL, a princípio, seria mais um episódio da série de filmes de terror da dupla Argento/Bava (filho), DEMONS, mas Soavi conseguiu intervir para que seu filme ficasse de fora. Mas no Japão chegou a ser lançado com o título DEMONS 3.

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. esse filme é lindo demais.
    meu soavi preferido. cara aprendeu direitinho tudo o q devia aprender com argento e fez la do seu jeito.

    ResponderExcluir
  3. asia com 14 anos, lindinha demais ja. eu pegava(não sou pedo)

    ResponderExcluir
  4. Cara esse filme é perfeito!!
    Tenho um VHS/RIP perfeito desse filme que é uma verdadeira obra-prima do terror italiano!!!
    Recomendadíssimo!!!

    ResponderExcluir
  5. Minha iniciação ao terror italiano, lembro como se fosse ontem quando aluguei a VHS, o quanto fiquei confuso mas que tinha gostado mesmo assim. :)

    ResponderExcluir
  6. Viu com audio em italiano ou ingles?

    ResponderExcluir
  7. E qual é o original?

    ResponderExcluir
  8. Esse eu tenho em vhs.É um verdadeiro filmaco!

    ResponderExcluir
  9. Onde posso encontrar esse filme para download?

    ResponderExcluir