25.6.10

SINGAPORE SLING (1990), de Nikos Nikolaidis

Alguém aí conhece esta belezura vinda da Grécia? Eu não fazia idéia da existência de SINGAPORE SLING até ontem a noite quando me me deparei por acaso. Trata-se de uma das experiências mais bizarras e pertubadoras que eu já tive com cinema, uma coisa linda, encontro de cinema noir dos anos 40 com David Lynch, surrealismo, filmado em preto e branco, alto grau de erotismo e imagens extremas de revirar o estômago.

Na trama, um detetive procura Laura, que está desaparecida, mas acaba sequestrado por duas mulheres em uma mansão – uma delas é sósia da tal Laura (ou será que ela é mesmo a desaparecida?) – que adoram explorar os limites do prazer, seja cometendo assassinatos, comendo carne humana como se fosse um manjar da alta classe e praticando o coito em suas mais variadas formas, utilizando dos mais variados estímulos, como tortura, choques elétricos, vômito e urina enquanto praticam o ato sexual.

Tudo isso é lançado na tela de forma quase explícita pelas cameras do diretor Nikos Nikolaidis, que também é o autor do roteiro e que morreu em 2007. Gostei bastante da direção, muito seguro no que faz aqui, uma bela obra de arte. Sabe brincar com sua narrativa nada convencional e utiliza de elementos, enquadramentos, narração em off retiradas dos filmes noir, que parece ser a principal fonte de inspiração. Alguns detalhes são bem evidentes: Laura, por exemplo é o título de um belo noir de Otto Preminger e uma das personagens usa o mesmo vestuário de Glória Swanson em CREPÚSCULO DOS DEUSES.

SINGAPORE SLING é bem aberto e confuso na medida exata de um bom surrealismo e deixa várias imagens poderosas de impacto para serem sentidas, vislumbradas pelos espectadores que sabem desfrutar uma bizarrice extrema. Vale destacar também os três atores, os únicos que aparecem em cena, três insanos em um notável desempenho. Corro o risco de ser o último a tomar conhecimento desta obra, mas confesso que nunca tinha ouvido falar. De qualquer forma, vale a pena deixar essa dica para quem ainda não viu. A pergunta do início do texto ainda vale…

9 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar! Belas fotos.

    ResponderExcluir
  2. Cara, eu procurei esse filme há um mês atrás em RMVB mas só achei um link de torrent mesmo. Por incrível que pareça eu também nunca tinha ouvido falar, encontrei quando procurava por horror erótico e coisas do tipo "terror/mulheres nuas". Você achou legenda pra ele? foi torrent né? Tô atrás desse filme, ainda mais que agora tenho a certeza que é bom, me faltava uma opinião consistente!! hehehe
    abs

    ResponderExcluir
  3. Pois então, quando disse que me deparei com ele meio por acaso, quis dizer na verdade que não foi eu quem baixou. Estava na casa de um primo ontem e ele escolheu este filme para ver... mas foi através de torrent sim e havia legenda portugues... só não sei de onde ele baixou. Nem ele se lembrava...

    ResponderExcluir
  4. Tô com esse filme esperando uma hora que eu estiver 'no clima'. :)

    ResponderExcluir
  5. Também estou com o filme aqui, na espera. Ouço falar faz alguns anos, mas só recentemente consegui uma cópia.

    ResponderExcluir
  6. E pensar que deixei de baixar isso faz um tempo... prova mais do que cabível da minha própria idiotice!!! Agora fiquei com água na boca... Mudando de assunto: e aí Perrone, tu vais no Fantaspoa?

    ResponderExcluir
  7. Estou pensando em dar um pulo por aí no último fim de semana do festival... mas preciso ver algumas coisas ainda.

    ResponderExcluir
  8. eu tenho esse filme há anos, desde que o Thomaz elogiou na mailing list Canibal Holocausto; mas nunca vi!

    ResponderExcluir