1.6.10

O ESCRITOR FANTASMA (The Ghost Writer, 2010), de Roman Polanski

Como se não bastasse apenas uma premissa inteligente e filmar com maestria arrepiante, Polanski faz em O ESCRITOR FANTASMA alguns dos mais belos planos e sequencias que eu vi recentemente numa sala de cinema. Só os mestres filmam desse jeito… O diretor imprime um ritmo mais lento, reflexivo, sem pressa. Todo o filme se baseia em climas e na construção atmosférica de puro suspense. Sim, o filme é anacrônico, mas para quem está de saco cheio das mesmas fórmulas de como se faz suspense atualmente, O ESCRITOR FANTASMA é mais que suficiente.

E estamos falando de uma das maiores autoridades no assunto. REPULSA AO SEXO, O BEBÊ DE ROSEMARY e O INQUILINO são apenas alguns exemplos que provam a genialidade de Polanski na condução do suspense da maneira correta como tem que ser. A trama parte da ótima idéia de um escritor britânico (McGregor), o fantasma do título, contratado para substituir um outro autor que morreu de forma suspeita enquanto escrevia as memórias do ex-primeiro ministro da Inglaterra (Brosnan), agora vivendo numa ilha nos Estados Unidos, rodeado de poucas pessoas e passando por sérias acusações políticas.

No campo das atuações, Ewan McGregor, ator sóbrio, cumpre muito bem suas responsabilidades como protagonista. Mas todo o elenco é um destaque, Tom Wilkinson está sinistro em sua participação, temos Eli Wallach e James Belushi apontando rapidamente e Pierce Brosnan que surpreende num de seus melhores desepenhos. Kim Cattrall e Olivia Williams completam o time no lado feminino.

O ESCRITOR FANTASMA é o melhor Polanski em muitos anos. E isso quer dizer muita coisa. Curioso que o filme me lembrou outro trabalho dele, O ÚLTIMO PORTAL, o qual foi bastante maltratado, apesar de ser muito bom também. Este aqui vem recebendo elogios da "crítica séria", mas nada que realmente apresente a importancia que o filme merece.

7 comentários:

  1. sou fan do O Ultimo Portal, e estou com grande expectativa para O Escritor Fantasma

    ResponderExcluir
  2. Tirando o tom macabro de O Ultimo Portal, este aqui segue a mesma linha, Herax, acho que você vai gostar... tem umas cenas fodas!

    ResponderExcluir
  3. Também gosto do Último Portal, o enredo é muito bem construído e tem um tom macabro e consegue ser assustador sem apostar no "susto fácil".

    Ronald offtopic de novo (você deve estar de saco cheio dos meus offtopic):
    To procurando um filme que assisti muitos anos atrás mas não lembro o nome e quero ver se você conhece.
    É sobre um homem que sofre um acidente e fica em uma cadeira de rodas, aí ele recebe um macaco pra ajudar nas suas tarefas e recuperação. Só que o macaco passa a matar os desafetos do homem (é mais ou menos assim, mas fazem muitos anos que vi então não lembro muito bem)
    Conhece?

    ResponderExcluir
  4. Então acho que você vai gostar de O Escritor Fantasma também, João.

    Sobre os off-topics, sinta-se sempre a vontade. :)

    Se não estou enganado, o filme é o Monkey Shines, do George A. Romero: http://www.imdb.com/title/tt0095652/

    O trailer: http://www.youtube.com/watch?v=rpG4R3Sjf4Y&feature=player_embedded#!

    ResponderExcluir
  5. Valeu Ronald, é esse mesmo. No Brasil foi lançado como Comando Assassino.
    Quando eu escrever sobre ele lá no blog coloco uma nota de agradecimento.

    ResponderExcluir
  6. Desde O Inquilino ele não fazia algo tão bom... e olha que adoro vários nesse período.

    ResponderExcluir
  7. O Último portal, com o Johnny Depp, é ótimo! Ainda não vi Escritor Fantasma, mas li o livro e adorei a história. Se o circuito não tivesse privilegiado a zona sul já teria assistido. Mas dessa semana não passa...

    Cultura? O lugar é aqui:
    http://culturaexmachina.blogspot.com

    ResponderExcluir