31.7.09

INFERNO VERMELHO (Red Heat, 1988), de Walter Hill

Passou outro dia no TCM. É um dos meus filmes preferidos sobre o tema dos choques culturais entre países. Em plena Guerra Fria, um policial russo, vivendo sob o regime comunista obviamente, vai aos Estados Unidos, faz uma involuntária parceira com um policial americano pragmático e cheio dos costumes ocidentais, para tentar capturar um traficante russo. E quem interpreta estas duas figuras são Arnold Schwarzenegger e James Belushi, que estão perfeitos cada um nos seus extremos do estereótipo, bem exagerados, para que o choque cultural salte aos olhos do público de maneira forçada, sem frescuras, fazendo com que o diretor Walter Hill se preocupe com outros detalhes, como criar um filme ação policial ao melhor estilo dos anos 80. No elenco ainda temos Peter Boyle, Lawrence Fishburne e Ed O'Ross. Filmaço!

19 comentários:

  1. Vi esse filme num cineminha "grindhouse" que tinha na minha cidade natal, que era apelidado pela população como pulguinha... Este e outras obras me fazem recordar das ótimas matinés de Domingo... Realmente um bom trabalho do grande Hill!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse filme realmente é massa. Walter Hill... outro diretor badass que o mundo parece ter esquecido. Não sei se estou ficando velho, mas aquela frase de Sally Jupiter em "Watchmen" sobre o futuro parecer ficar cada vez mais sombrio e o passado, até as piores partes, parecer ficar cada vez mais brilhante, começa a fazer sentido. Se bem que "St. Vincent" promete.

    ResponderExcluir
  3. nossa Ronald você está a mil postando um filme atras do outro, deve ter assistido muitos ultimamente

    ResponderExcluir
  4. Só impressão mesmo... não tenho visto quase nada. Esta semana, por exemplo, só assisti a um filme! Estes ultimos que postei já faz um tempinho que vi.

    ResponderExcluir
  5. O Schwarzenegger nasceu para fazer papeis como o desse filme.

    ResponderExcluir
  6. Um filme que revi muitas vezes na minha adolescência.

    ResponderExcluir
  7. Hola, compañero! Falando no Arnoldão, lembrei-me ontem de um filme que não sei como estava apagado da minha memória há anos, talvez o mais extraordinário e polêmico (polêmico para os fãs e a crítica norte-americana) estrelado por ele, que é o sensacional O ULTIMO GRANDE HERÓI, conhece? É uma sátira genial aos proprios filmes de ação norte-americanos, com uma pálida pitada de A rosa púrpura do Cairo. Gostaria que voce 'desencavasse' esse filme e comentasse aqui... Sou seu fã! Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Puxa vida, obrigado pelas palavras. Em sua homenagem, vou fazer uma revisão deste grande filme, e subestimado, do Arnoldão e que eu também adoro, e escrevo algumas palavras. Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Revi O ULTIMO GRANDE HERÓI faz poucos dias. Santa coincidência, Batman!

    É mesmo muito subestimado, me diverti horrores com as atuações e referências. Uma de minhas favoritas é sobre um dos personagens do filme dentro do filme, interpretado por F. Murray Abraham.


    "Não confie nele, Jack."

    "Por quê?"

    "Porque foi ele quem matou Mozart!"

    ResponderExcluir
  10. Enquanto aguardo a 'homenagem', estou tratando de providenciar a minha cópia, claro, hehe. Valeu!

    ResponderExcluir
  11. Gosto do final:

    "Somos policiais. Não somos políticos, podemos ser amigos"

    :D

    ResponderExcluir
  12. Não... apenas um ótimo filme de ação policial dos anos 80. Dos bons meeeesmo!!!

    ResponderExcluir
  13. Não foi minha intenção parecer que eu não tinha visto o filme, foi apenas uma divagação para tentar decidir em grupo se o filme se trata muito mais do que um grande filme de ação dos anos 80 ou não. hehe.

    ResponderExcluir
  14. Lembro de uma única cena em que Schwarzenegger dispara uma tonelada de tiros em um cara até ele se espatifar numa porta de vidro, bem no estilo de John Woo, não sei se ele é o dono do estilo.

    ResponderExcluir
  15. Oi alguem pode me dizer o nome dakela musica ke um cara cantava no piano ainda no começo do filme. Eu preciso dela para um trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista ao fim dos créditos. Lá aparecerá uma relação das canções tocadas durante o filme.

      Excluir
  16. Cara, assista ao fim dos créditos desse filme. Lá aparece uma relação das canções utilizadas no longa.

    ResponderExcluir