12.7.09

FALCÕES DA NOITE (Nighthawks. 1981), Bruce Malmuth


Já faz um tempinho que namorava este filme na Americanas, especialmente pelo precinho, mas como não tinha visto ainda, hesitava. Depois que o Daniel me recomendou, deixei de frescura e comprei FALCÕES DA NOITE, e agora recomendo a vocês, porque realmente vale a pena. É assumidamente um filme menor na carreira do Stallone, fica ali na meiuca entre o Sucesso da série ROCKY e RAMBO, nunca teve a atenção que merece, mas no fim das contas é um interessante filme policial.

FALCÕES DA NOITE apresenta Wulfgar (Rutger Hauer), um terrorista europeu que acaba perdendo a linha nos seus negócios, que se resume em explodir lugares e pessoas, e precisa sair de cena por uns tempos, antes que seus ex-companheiros o traia ou a polícia o prenda. Então decide ir para Nova York, lugar perfeito para se abrigar terrorista sem ser incomodado, principalmente depois de uma plástica facial.

O que Wulfgar ainda não sabe é que um especialista anti-terrorismo, Peter Hartman (Nigel Davenport) antecipou seus movimentos e já está em Nova York planejando uma forma de capturá-lo, e para isso conta com uma ajudinha extra formada por alguns dos melhores homens do departamento de polícia. Deke DaSilva (Stallone) e Matthew Fox (Billy Dee Williams), por exemplo, são perfeitos para essa missão. Extremamente capacitados e conhecem cada canto do submundo nova-iorquino, mas antes, passam por um treinamento anti-terrorismo que martela na cabeça dos policiais a necessidade de matar o Wulfgar de qualquer maneira, nem que coloque em risco a vida de inocentes, algo que DaSilva é totalmente contra, mas decide permanecer no grupo assim mesmo, depois de refletir profundamente.

Stallone e Williams estão muito bem, em ótima fase, e possuem uma química que funciona legal como parceiros policiais. O que chama a atenção é Stallone estar longe do seu habitual estereótipo do policial que se acha acima da lei, embora seja de fibra, mas se apresenta em FALCÕES DA NOITE um pouco mais comedido, introspectivo, demonstrando uma faceta diferente do ator como action man dos anos oitenta. Mas o melhor do filme é definitivamente Rutger Hauer (neste que é seu primeiro filme americano), muito convincente, com um olhar expressivo, louco, fazendo o terrorista sangue frio que mata sem piedade. É impressionante como hoje ele seja tão mal aproveitado no cinema.

Indo do "tema policial urbano" à "trama de terrorismo internacional", o filme oferece alguns ótimos momentos de ação e outros em que o rendimento cai um bocado, mas nada que estrague a diversão, longe disso, principalmente porque o “tema policial urbano” (que eu adoro) prevalece em cima da “trama internacional” (que às vezes pode soar bem chatinha) – a cena do bondinho com os reféns, por exemplo, é uma que acho muito longa, muito embromada, embora mostre o quão sádico Wulfgar pode ser. Mas é um filmaço, sem dúvida.

8 comentários:

  1. Gosto muito desse filme. A primeira vez que assisti foi no saudoso Corujão da Globo.

    ResponderExcluir
  2. Eu já acho que é um filme maior dentro da carreira do Stallone, algo na linha dos grandes filmes policiais dos anos 70 (Clint Eastwood, Steve MacQueen, o Sérpico do Sidney Lumet) e um pouco distante da estética mais de ação que o ator abraçaria a partir de meados dos oitenta.

    ResponderExcluir
  3. Eu também acho um filme maior na carreira do Sly. Alem do Rutger Hauer, outro destaque é o Sly vestido de velhinha, hehehe! E ainda tem participação especial do Jamie Gillis, lenda dos pornôs nos anos 70.

    ResponderExcluir
  4. É um filme maior segundo o nosso gosto, que achamos um filmaço, mas o fato dele ser tratado como um filme menor é que dá o charme ao negócio!

    ResponderExcluir
  5. Tambem comentei que era um filme bom(e vi faz bastante tempo).
    Coincidentemente vi um do Sly ontem,o especialista.Bem fraquinho,apesarde ter a Stone nua

    ResponderExcluir
  6. Um dos poucos filmes do Stallone que ainda não vi.

    ResponderExcluir
  7. Acho q o Perrone se referia em termos de popularidade quando mencionou q era um filme menor.

    Que nem Lords do Flatbush ou F.I.S.T.

    ResponderExcluir
  8. LINK RMVB DUBLADO
    www.megaupload.com/?d=EAI6PAIC

    ResponderExcluir