3.7.11

MATE TODOS ELES E VOLTE SÓ (1968)

... aka Ammazzali tutti e torna solo
... aka Kill Them All and Come Back Alone


Filme que fecha um primeiro ciclo de Spaghetti Westerns do diretor Enzo G. Castellari, que se arriscaria em outros gêneros nos dois trabalhos seguintes antes de voltar ao faroeste. Mas não sei, pode ser impressão minha, me pareceu que o diretor já estava meio de saco cheio de trabalhar com os elementos do gênero, ou de contar uma história bem inserida neste universo do “bang bang”, e escreveu, em parceria com Tito Capri e Joaquim Romero Marchent (diretor de um dos westerns italianos mais violentos que se tem notícia: CONDENADOS A VIVIR), uma historinha sem muita substância sobre um grupo de mercenários, liderados pelo ótimo Chuck Connors, contratados para roubar um milhão de dólares que se encontra dentro de um forte do exército da união, em plena guerra civil americana. Sem optar por explorar os personagens, conflitos psicológicos, aprofundar de forma dramática no tema da traição que acontece bastante na trama, MATE TODOS ELES E VOLTE SÓ acaba tendo um plot bem básico, que beira ao simplório…




Em compensação, o que temos aqui em termos de ação é algo extraordinário! O filme pode muito bem ser resumido como uma sucessão de sequências frenéticas e exageradas de tiroteios, explosões, pancadarias, tudo muito bem orquestrado pelo diretor que se especializou neste tipo de coisa. Não é a toa que consideramos Castellari entre os grandes mestres do cinema de ação ao lado de John Woo, Sam Peckinpah, John Flynn, etc… E se não temos aqui personagens profundos, ao menos cada um deles tem sua especialidade voltada para ação (o atirador de facas, um grandalhão fortão, um acrobata e até um especialista em explosivos que carrega uma bazuca!!!). No elenco, temos várias figuras reconhecíveis no faroeste italiano, mas sem grandes destaques em desempenhos, com exceção de Connors e do já frequente colaborador de Castellari, Frank Wolff.

Talvez com um pouco mais de atenção a certos detalhes no roteiro, trama e personagens, teríamos uma obra prima. Mas do jeito que está MATE TODOS ELES E VOLTE SÓ já se torna obrigatório como um dos Spaghetti Westerns mais movimentados e recheados de ação que eu já vi!

8 comentários:

  1. Eu gosto bastante do filme. Mas é como referes um filme bem simplista, seja como for acho que a acção non-stop vale a pena por si só. Lembro que a escolha de Castellari para o elenco não foi ao acaso, a maioria daqueles tipos haviam sido duplos, fazer cenas arriscadas era a sua vocação.

    --
    Pedro Pereira

    http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
    http://auto-cadaver.posterous.com
    http://filmesdemerda.tumblr.com

    ResponderExcluir
  2. Então a escolha do elenco foi perfeita para o Castellari, porque o que mais tem no filme são cenas arriscadas! hehe E eu adorei o filme, Pedro, justamente por causa da ação desenfreada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. ótimo filme, faz tempo qu e o assisti no youtube, em frances, queria saber onde vocÊ está achando esses filmes para download.

    ResponderExcluir
  4. Do Castellari, alguns eu assisti com os DVD's nacionais lançados por aqui mesmo. Os downloads eu uso Pirate Bay, Surreal Moviez, Cinemageddon... sempre encontro nesses sites.

    ResponderExcluir
  5. Faz tempo que to tentando ver esse filme mas infelizmente os links do surrealmoviez estão mortos há um tempo já!Falando em Condenados a vivir(Cut throats nine), vi esse filme ontem, realmente é o western mais violento que se tem notícia.

    ResponderExcluir
  6. Parece que conseguiu mesmo traçar a trajetória de Enzo G. Castellari e que por sinal ficou perfeita.
    Imagino o trabalho de pesquisa que tenha lhe dado, sabendo-se que convivo com esse assunto diariamente e as informações sobre o Espaghetti Western na Web são muito vagas.
    De passagem, esse é um dos meus diretores preferidos.
    Conseguimos muito material com colecionadores até da Europa para podermos elaborar um post bem editado. Este aqui ficou perfeito.
    Parabéns
    www.bangbangitaliana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Sanches, obrigado pelas palavras. Realmente, só à base de pesquisa se consegue informações sobre esse tipo de filme! E ainda estamos na luta! A filmografia do Castellari é grande e ainda comentarei muita coisa por aqui.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá amigos,assistí na década 70 um bang bang com o esse título:Mate Todos Eles E Volte Só.Porém com outros atores que,lembro alguns.CHARLES BRONSON,RICHARD WIDEMACKER,BUD SPENCER,GEORGE KENNEDY,não tenho certeza mas,acho que tem steven macqueen e ainda Lee Marvin.Nunca mais ví algo sobre este filme.Gostaria que alguem me desse notícia do mesmo ,porque foi o melhor Westen que já ví em toda minha vida.Meu Email: joseferreira.oliveira@hotmail.com

    ResponderExcluir