12.6.11

SETTE WINCHESTER PER UN MASSACRO, aka TEXAS 1867 (1967)

A princípio, o mais legal em percorrer a carreira do Castellari está sendo descobrir e escrever sobre alguns Spaghetti's que eu demoraria décadas para ver. Eu nunca tinha ouvido falar de SETTE WINCHESTER PER UN MASSACRO, um bom exemplar que, dessa vez sim, trata-se da oficial estréia de Enzo G. Castellari como diretor, assinando com um pseudônimo americanizado, E. G. Rowland.

O filme é sobre um ex-coronel sulista, Thomas Blake (Guy Madison), que não aceita a derrota na guerra de secessão e reúne um grupo de peculiares bandidos para tocar o terror pelos territórios por onde passa. Até que um dia, um misterioso pistoleiro, Stuart (Edd Byrnes) se junta ao bando e propõe a todos a ir recuperar um tesouro de duzentos mil dólares enterrado num cemitério indígena.

O tema caça ao tesouro seria abordado por Castellari em seu filme seguinte também, VOU, MATO E VOLTO, que já comentei aqui no blog. E parece que VOU, VEJO E DISPARO também tem esse mote, formando uma espécie de trilogia… este último eu preciso ver ainda. Mas suspeito de que este aqui seja o melhor deles! É um filme bem cuidado e que me fisgou logo de cara, nos créditos iniciais, com aquelas telas com uma cor predominante, mesmo estilo de TRÊS HOMENS EM CONFLITO e outros, com imagens da guerra civil americana e a trilha sonora composta por Francesco De Masi.

Depois disso há um prólogo inspirado, violento e cheio de ação (algumas cenas reaproveitas de POCHI DOLLARI PER DJANGO) que apresentam os personagens do bando, cada um com suas habilidades especiais, como o uso da faca, chicote, um deles dá uma voadora e corta a garganta de um sujeito com as esporas!!!

SETTE WINCHESTER já demonstra também um Castellari mais à vontade na direção, experimentando na edição e em alguns enquadramentos interessantes, como a cena em que o coronel Blake aparece pela primeira vez em seu esconderijo em território mexicano, mostrado em super closes de partes da face, como a boca ou os olhos, antes de mostrar seu rosto. Na sequência da ação no final, no cemitério indígena, Castellari faz um belo jogo de sombras e incrementa com elementos de horror.

Como Peckinpah ainda não havia mostrado ao mundo o que se pode fazer com tiroteios filmados poeticamente em câmera lenta, Castellari ainda filmava ação de modo convencional, o que não quer dizer que seja ruim. A cena do massacre de sherifes é um belíssimo exemplo disso.

O filme sofre um pouco com o ritmo, tem alguns momentos de marasmo e alguns personagens são bem desinteressantes. Outro problema é que não consigo ver o ator Edd Byrnes na pele de herói de Spaghetti Western, como é o caso aqui... embora grande parte do elenco esteja ótimo, especialmente Guy Madison. Apesar disso, ainda acho obrigatório para os fãs do gênero e do diretor.

E Castellari ainda iria melhorar muito na direção. Assisti essa semana a JOHNNY HAMLET e estou petrificado, impressionado, embasbacado com o primor que é a direção deste filme, os enquadramentos, a precisão dos movimentos de câmera, é algo absurdo! Mas é assunto para o próximo post! Até lá, muchachos!!!

11 comentários:

  1. Não posso deixar de concordar contigo sobre esse Edd Byrnes. Não morro de amores pelas passagens dele no western europeu. Tenho o DVD da Wild East que contém este filme que resenhas e o "Professionisti per un massacro", que gosto bastante. Mas até nesse me parece uma carta fora do baralho.

    Sobre este "Seven Winchesters for a Massacre" digo-te que será um dos mais mais esquecíveis filmes do Castellari que já assisti. Mas ainda assim muito melhor que o "Cipolla Colt". Não sei se já conferiste esse?!

    --
    Pedro Pereira

    http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
    http://auto-cadaver.posterous.com
    http://filmesdemerda.tumblr.com

    ResponderExcluir
  2. Apesar de ter gostado, realmente não é nada muito especial este aqui. Ainda não vi Cipolla Colt... já etou prevendo que terei que encarar algumas bombas do Castellari... hehe

    Dizem que Tedeum é uma bomba também, né?!

    ResponderExcluir
  3. Esse eu não assisti. Pelos comentários que li é ainda mais idiota que o pistoleiro das cebolas, daí fiquei sem coragem...

    Mas digo-te uma curiosidade. Numa entrevista incluída no DVD alemão de "Il mercenario", Franco Nero considera o "Cipolla Colt" como uma das suas melhores personagens. A ver vamos qual será o teu veredicto!

    --
    Pedro Pereira

    http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
    http://auto-cadaver.posterous.com
    http://filmesdemerda.tumblr.com

    ResponderExcluir
  4. vi o trailer de Cipolla Colt, e achei engraçada parece que a piada funcionou, sobre Edd Byrnes não tenho nada contra, esse Tedeum não vi nem o trailer ainda, o filme resenhado foi lançado no Brasil Como " Arizona 1867 "

    ResponderExcluir
  5. Da pra achar esses filmes do Castellari na internet? Qual site ? Tem legenda para eles ? Fiquei MUITO curioso.

    ResponderExcluir
  6. Fábio, eu encontrei no Cinemageddon, mas dificilmente você encontra algo com legendas em português por lá. Este aqui eu peguei com áudio em inglês.

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto do Byrnes como o malandrão no "Vou, Mato e Volto". Mas no filme ele não encarna exatamente um cowboy, seja ele italiano ou americano.

    Falando no nosso querido Castellari, sabe alguma coisa sobre o "Caribbean Basterds", Perrone?

    ResponderExcluir
  8. Rapaz, espero que até o fim dessa empreitada eu consiga pelo menos alguma informaçao sobre Caribean.

    ResponderExcluir
  9. Sempre achei o Byrnes a cara do Robert Patrick. :)

    ResponderExcluir