14.12.09

TERRITÓRIO INIMIGO (Enemy Territory, 1987), de Peter Manoogian

Quem não se lembra desse clássico dos anos 80, preciosidade que colecionou bastante poeira nas locadoras nos tempos áureos do VHS e até hoje continua obscuro? TERRITÓRIO INIMIGO é um b movie excelente que segue a mesma linha de WARRIORS, de Walter Hill, com um grupo de pessoas tentando sobreviver à mercê de gangues sedentas por sangue! Aqui isto acontece literalmente, já que a gangue em questão se autodenomina “The Vampires”.

Na trama, um corretor de seguros precisa recolher a assinatura de uma cliente que vive num condomínio do subúrbio de Nova York. Chegando lá, acaba mexendo com quem não devia e coisa toma proporções enormes quando acidentalmente um membro da tal gangue dos Vampiros acaba levando um tiro. É como se o protagonista entrasse num universo paralelo, dominado por esses seres estranhos. O sujeito recebe ajuda de um funcionário da companhia telefônica que estava no prédio, o qual também passa a ser perseguido. TERRITÓRIO INIMIGO se resume na tentativa dessas duas figuras em conseguir, a qualquer custo, sobreviver e fugir do local cercado pelos Vampires.

No elenco temos Gary Frank, que permanece no anonimato do grande público mesmo trabalhando no cinema até hoje. Ele interpreta o corretor de seguros que entrou na enrascada; até que trabalha direito e consegue passar o estado de espírito de seu personagem: um desesperado que precisa salvar seu emprego realizando este serviço e se vê, de repente, tendo que lutar e até matar para não acordar com a boca cheia de formiga. É, o filme faz refletir até que ponto seu trabalho vale a pena quando sua própria vida está em jogo. Ray Parker Jr. é o parceiro involuntário que cai de gaiato na mesma enrascada ao tentar ajudar o pobre corretor. Sua atuação não é lá grande coisa e há tempos desistiu da carreira de ator. Em compensação, é um ótimo compositor e é dele a música tema de OS CAÇA FANTASMAS!

O filme ainda conta com o grande Tony Todd, como o líder dos Vampiros, Stacey Dash e Frances Foster. A grande surpresa do filme é o Jan-Michael Vincent interpretando um veterano inválido do Vietnã, armado até os dentes, fazendo discursos impagáveis para os protagonistas. Os seus momentos são dignos de antologia e já valeriam o filme inteiro!

A direção é por conta de Peter Manoogian, “capacho” do produtor Charles Band, que produziu todos os filmes do diretor, inclusive este aqui. O trabalho de mise en scène é interessante para o estilo e convence tranquilamente o espectador que espera apenas 90 minutos de pura diversão. O filme cumpre muito bem esta tarefa com atmosfera densa em cenários apertados, diálogos típicos e muita ação! Yeah!

8 comentários:

  1. É um filme de baixo orçamento dos melhores. O clima é sensacional e como você escreveu, os cenários apertados ajudam no desespero do personagem de Gary Frank.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. OLa
    Alguem de vcs sabem onde eu consigo baixar esse filme?

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Gustavo eu tenho esse filme no meu pc. Não me lembro mais de onde baixei, mas posso te enviar. Só tem um problema, não consigo a legenda, ele está totalmente original. Se alguém souber onde consigo a legenda ficarei agradecido.


    Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Alexandre.
      Vc tem como repassar esse arquivo do filme que vc tem? Pois poderia fazer uma rmz dele. Um amigo está pegando o vhs e quem sabe tentar fazer as legendas do 0. Ficarei agradecido: josbarigmac@hotmail.com

      Excluir
  4. http://i.imgur.com/EYjXVkE.jpg

    https://mega.co.nz/#!OwwX2bSA!G2d_tRll_gACB6Qndp1cShPAeOUTqqPKEnnBIEjVwT0

    Fonte: http://museudodvdr.blogspot.com.br/2013/09/territorio-inimigo-1987-dvd-r-dublagem.html

    ResponderExcluir
  5. valeu pelos links anonimo

    ResponderExcluir
  6. Inteirinho dublado no Youtube
    https://www.youtube.com/watch?v=pXLPNDbo_AQ

    ResponderExcluir