31.8.09

RESPOSTA ARMADA (Armed Response, 1986), de Fred Olen Ray

Último post do mês será sobre esta pérola meio obscura dos anos 80, que é o típico filme que me conquista só de ver o pôster com os nomezinhos de David Carradine e do grande Lee Van Cleef juntos, fazendo expressões de poucos amigos. De cara já dá pra perceber que a diversão é garantida com RESPOSTA ARMADA, um filme de ação sem frescuras e sem compromisso, que não está nem um pouco a fim de se tornar um clássico do gênero ou coisa parecida, em compensação, é uma experiência totalmente agradável para os autênticos fãs de cinema classe B.

A trama é bem simples, centrada na família Roth, cujo pai, Burt (Cleef), e seus filhos Jim (Carradine), Clay (David Goss) e Tommy (Brent Huff), tornam-se alvos de um mafioso oriental, Akira Tenaka, vivido pelo ator japonês Mako, depois de tomarem posse de uma estátua que possui certo valor para o gangster. Como não estamos lidando com nada muito original ou complexo por aqui, o enredo acaba sendo movido mesmo pelas cenas de ação que acontecem ao longo da trama e, claro, pelas figuras ilustres que vão surgindo, interpretados por algumas estrelas dos filmes de baixo orçamento que já estamos acostumados a encontrar neste tipo de produção.

Além de Carradine, Cleef e Mako, o elenco se completa com participações de Dick Miller, o bizarro Michael Barryman e Ross Hagen. Impossível não se divertir com um elenco deste porte. Mas é o gafanhoto David Carradine quem deixa sua marca com uma ótima atuação. Seu personagem, o único com espessura, é um veterano do Vietnã que encara o problema como um verdadeiro soldado traumatizado pela guerra. Ah, mas meu personagem favorito é sem dúvida o calejado Lee Van Cleef, que está muito bem no papel do velho rabugento que não leva desaforo para casa e mesmo com a idade já avançada, participa da ação tranquilamente distribuindo chumbo e sopapos para cima dos bandidos.

A direção é do Fred Olen Ray, eu costumo a dizer que ele é uma espécie de herdeiro de Joe D’Amato e Jess Franco em termos de quantidade produtiva. O sujeito realiza mais filmes em um ano do que o Manoel de Oliveira em 100. Exageros a parte, a maioria são tralhas, mas são das boas, daquelas que divertem facilmente os entusiastas do bom e velho cinema de baixo orçamento, como este belo exemplar aqui.

RESPOSTA ARMADA foi lançado no mercado de VHS aqui no Brasil.

10 comentários:

  1. Putz, quero muito ver esse. Acho engraçado é que o Cleef era apenas uns 11 anos mais velho que o Carradine e faz o papel do pai dele! Heheheh. Mais ou menos como o Sean Connery e o Harrison Ford em Indiana Jones, não?

    ResponderExcluir
  2. Caralho!!! Que elenco estelar!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Esse eu tenho em VHS. Baita filme, um dos melhores do Olen Ray, normalmente envolvido com tralhas no estilo "quanto pior, melhor".

    E ver Carradine e Lee Van Cleef no mesmo filme é uma alegria para qualquer fã de cinema "alternativo"!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. ola Perrone, assisti NEMESIS ontem, filmaço, ação do inicio ao fim, esse RESPOSTA ARMADA parece ser muito bom, vou procurar o torrent

    ResponderExcluir
  6. Mr. Perrone, por uma dessas ironias do destino consegui assistir o Megashark vs. Giant Octopus, graças ao meu pai, que comprou uma cópia no camelô!!!! Sem hipocrisia acho que é a forma mais adequada de adquirir estas tralhas!!! HEHEHE!! O filme é realmente uma bosta, mas a cena do avião é foda demais!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. http://www.amazon.com/Third-Face-Fighting-Filmmaking-ebook/dp/B001CXLHCO/ref=sr_1_2?ie=UTF8&s=books&qid=1252390914&sr=8-2

    Futura aquisição.

    ResponderExcluir
  8. Lee Van Cleef é foda, MUITO foda. E o Carradine também. Faz tempo que não revejo algo deles até... =/

    ResponderExcluir
  9. Ronald, parabéns pelo blog e agradeço desde já por ter sido um dos inspiradores para a criação do meu blog de cinema: http://blogfotogramadigital.blogspot.com , que entrou no ar a pouco mais de um mês. Adicionei seu blog como um de meus blogs "amigos" e quando puder de uma passada por lá.

    Abraços !

    ResponderExcluir
  10. er... por nada. Já adicionei aos meus favoritos e boa sorte nesta empreitada!

    ResponderExcluir