22.4.12

O ÚLTIMO TUBARÃO, aka L'ultimo Squalo (1981)

Todos conhecem bem a fama de picaretas de uma certa parcela de realizadores no cinema italiano, com seus rip-offs baratos e populares, imitando na cara dura produções abastadas e celebradas. E o nosso estimado Enzo G. Castellari não foi exceção com O ÚLTIMO TUBARÃO, uma cópia tão descarada do filme do Spielberg de 1975 que até uma vítima de Alzheimer poderia apontar as similaridade entre as obras.

Um grande tubarão branco aparece para desfrutar o menu recheado de banhistas de todo tipo em uma cidade costeira. O ótimo e subestimado ator James Franciscus interpreta um escritor e não um policial como Roy Scheider, mas age da mesmíssima maneira tentando avisar a todos sobre a ameaça, impedindo que as pessoas entrem na água; Vic Morrow é o especialista em tubarões e faz uma boa imitação de Robert Shaw; temos também o político ganancioso que resolve manter um evento esportivo sem se importar com as consequências de ter um tubarão branco à solta… Só não duplicaram o Richard Dreyfuss! Fora os personagens, existe ainda muita coisa em comum entre os dois filmes que nem vale a pena ficar descrevendo.

Mas esse xerox todo não significa que o filme seja ruim… bom, pelo menos pra mim. As duas produções podem ser idênticas na essência – com a visível diferença no orçamento deste aqui – mas até que Castellari consegue se sair bem. Quem já viu alguns dos principais trabalhos do homem nos anos setenta sabe que o cara tem estilo. O ÚLTIMO TUBARÃO é muito divertido, possui momentos de pura tensão e consegue até emular algumas características “spielberguianas”, como a relação pai e filha. Mas estamos falando de Castellari aqui, então mesmo num filme de tubarão assassino, o sujeito consegue encaixar alguns planos em eu habitual slow motion... Castellari é mestre até filmando tralhas!



Mas voltando a falar do elenco, é curiosa a presença do ator Vic Morrow por aqui, pois logo após o lançamento nos cinemas americanos, O ÚLTIMO TUBARÃO precisou ser retirado, pois a Universal (e lógico, o Spielberg) não gostou nada da cópia cara de pau que a italianada aprontara. Dois anos depois, Morrow aceitou trabalhar numa produção de… Steven Spielberg, NO LIMITE DA REALIDADE. E o que acontece? Simplesmente a morte mais trágica que um set de filmagem já presenciou. Pra quem não sabe, Vic Morrow foi decapitado por uma hélice de helicóptero enquanto segurava no colo duas crianças (que obviamente tiveram o mesmo fim) e tudo com as câmeras ligadas, filmando todo o ocorrido. Seria uma vingança de Spielberg?!?! Muahahaha!


Humor negro à parte, falemos então de humor de verdade. O que são as cenas dos ataques de tubarão?! Sei que não era a intenção do Castellari, mas são de rachar o bico! Exageraram no uso de stock footage, parecem tiradas de um documentário qualquer da “Semana do Tubarão” do Discovery Channel e foram editadas de qualquer jeito, nunca se encaixam com as cenas realmente filmadas… é ridículamente constragedor, mas ao mesmo tempo muito cômico! E quando surge em cena o tubarão “real” a coisa fica ainda mais hilária! Mas eu acho muito legal. A cena que o tubarão derruba um helicóptero é simplesmente o máximo! Percebe-se que o material do tubarão não é dos melhores, todo duro, mas algumas sequências são tão boas que você até releva esse tipo de detalhe.


6 comentários:

  1. Se esse for o filme que eu tô pensando (e pelo que eu li, acho que é), eu vi quando eu era criança na TVS, que hoje é o SBT.
    Aliás, eu vi isso antes de ver o Tubarão do Steven Spielberg.

    ResponderExcluir
  2. Pode ser mesmo... lembro que eu também vi pela primeira vez na TV, quando era moleque no anos 80 ainda...

    ResponderExcluir
  3. eu acho essa história de processo meio cara-de-pau, filmes com animais assassínos já não era novidade em 1975 quando lançaram Tubarão, Spilberg pode não ter copiado outros filmes, mas já p egou carona numa vertente já existente no cinena.

    ResponderExcluir
  4. Passava no SBT, na extinta Sessão das Dez.Tempos depois, por volta de 1996/1997 foi exibido pela CNT GAZETA.
    Há outro chamado "A volta do ultimo tubarão" que não possui relação com este do Castellari e foi pela Manchete na mesma época.
    Alguem lembra deste?

    ResponderExcluir
  5. O primeiro filme de tubarão que assisti!Esse filme passou primeiro na Record!Tenho ele até hoje gravado da Rede Manchete!

    ResponderExcluir
  6. Também foi o meu primeiro filme de tubarão e eu gostei. Acho melhor que algumas produções modernas que estão fazendo, com efeitos precários de computador e histórias cheias de sangue e muitos absurdos, como tubarões na areia, na neve, lutando contra máquinas de guerra. O Último Tubarão veio na mesma esteira do filme de 1975, mas apresenta algumas peculiaridades: o caçador, por exemplo, ao contrário de Quint, é um homem tranquilo e dado ao diálogo, muito amigo do outro protagonista (cujo nome é uma alusão clara ao autor do livro). A cena do caçador sendo arrastado pelo tubarão lembra o romance, a obra impressa, em que Quint morre ao ser arrastado pelo peixe. Da mesma forma, a morte do tubarão misturou a cena final de JAWS com alguma coisa do romance de Peter Benchley Pode-se dizer que o tubarão é morto pelo caçador também, já que o peixe explode ao engoli-lo com as dinamites. Caça e caçador mortos juntos. O filme tem uma boa trilha sonora, que foi aproveitada em Tubarão III, filme que, de fato, pertence à famosa franquia JAWS.

    ResponderExcluir