20.10.11

LIFEFORCE (1985)

Quando assisti a LIFEFORCE há alguns anos, acho que na globo, fizeram o favor de cortar justamente algumas ceninhas que teriam me agradado mais na época. Acabei achando apenas uma ficção científica bacana, com uma história bagunçada e logo apaguei da memória. Revendo hoje, com um olhar um pouco mais maduro e, obviamente, a versão uncut, descubro uma autêntica obra prima do horror sci-fi da década de oitenta subestimadíssima!

E bons tempos quando colocavam muita grana nas mãos de gente talentosa pra fazer o que quiser… claro que isso já levou estúdios à falência, mas também acontecia filmes como LIFEFORCE, uma megaprodução pra época, fiasco de bilheteria pra variar, mas contava com roteiro de Dan O’Bannon e direção de Tobe Hooper; cada centavo investido é visto na tela em efeitos especiais de ponta, muita maquiagem, animatronics, maquetes realistas, bons atores e mesmo com a pompa de superprodução, acho que ninguém se importou em ter uma personagem transitando pelada por todo o filme (as tais cenas que a globo cortava…).

Além disso, é um filme muito britânico. Não por simplesmente se passar na Inglaterra, com todo aquele sotaque e os volantes dos veículos à direita, mas várias características, o estilo visual e a atmosfera típica do cinema britânico são impressos em LIFEFORCE. Se realizado nos anos 60, poderia ser uma produção da Hammer e faria uma bela double feature com UMA SEPULTURA PARA ETERNIDADE, do Roy Ward Baker. Não há indícios de que ele tenha sido dirigido por um texano e produzido pelos israelenses da Cannon.

A trama é bem simples, mas a forma como as coisas transcorrem é que deixa uma impressão de bagunça narrativa, mas até isso é um charme a mais, até porque a história é pretensiosa, mas Hooper mantém sempre os pés no chão. Em uma missão espacial, uma nave enorme e estranha é encontrada na cauda do Cometa Haley. Um grupo de astronautas entra no misterioso objeto voador e encontra restos de criaturas semelhantes a morcegos em uma escala maior. Encontram também três corpos humanos em ótimos estados, mantidos em caixões de vidro. A merda bate no ventilador quando esses corpos são levados pra Terra, acordam e começam a sugar e infectar a força vital de suas vítimas, transformando-as numa mistura de vampiros com zumbis!

Algumas sequências dessa sandice toda são antológicas, como a que Patrick Stewart faz a sua participação. E nada me tira da cabeça a imagem de Mathilda May, a vampira chefe, completamente nua zanzando pelos cenários… ai, ai… Mas como não é apenas isso que me interessa, destaco também o final, tenso pra cacete! De uma intensidade impressionante e belas imagens de puro horror. As ruas de Londres infestadas de vampiros/zumbis e almas sendo sugadas percorrendo o ar em fachos de luz, ao mesmo tempo em que rola um sexo artístico entre a vampira e o protagonista numa igreja... uma coisa linda!

LIFEFORCE é conhecido aqui no Brasil como FORÇA SINISTRA e foi lançada em DVD, vejam só, na versão uncut! Este exemplar já se esgotou e hoje é ítem raro e quem comprou na época, teve sorte grande!

13 comentários:

  1. Ronald eu fui um cara de sorte na época!! Meu DVD é original comprado no Submarino no ano de 2004.Lembro dando sopa por R$ 19,90!!Cara que puta resenha chique demais do kct!!
    Parabéns pela postagem!!!

    ResponderExcluir
  2. Mais uma coisa que eu lembrei em 2005 quando fiz meu orkut a primeira coisa que eu fiz foi criar a Comunidade para o filme que na época não existia:Lifeforce(Brasil)!!!

    ResponderExcluir
  3. Massa! Valeu pelo comentário! :)

    ResponderExcluir
  4. Valeu pelo post, Perrone.
    Assisti ainda moleque no Domingo Maior. É uma pena o filme ser ignorado atualmente, merece um relançamento em DVD ou uma reprise na TV, mas nem os canais fechados o exibem.

    ResponderExcluir
  5. "...uma autêntica obra prima do horror sci-fi da década de oitenta subestimadíssima!"

    Falou tudo, Perrone.

    E que poster fodástico é esse!

    ResponderExcluir
  6. Leandro Caraça22/10/2011, 17:49

    Sou outro feliz proprietário do DVD naconal. ;)

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. E que poster espetacular.

    ResponderExcluir
  9. Mathilda May é deusa!

    Caramba, comprei esse DVD em perfeito estado há uns dois meses no Martini, no centro de Vitória. Nem sabia que já tinha esgotado. Sempre aparecem algumas pérolas por lá. Vale a pena a visita ocasional.

    ResponderExcluir
  10. Pô, cara, você é de Vitória? E onde fica esse Martini? Eu morava no centro até janeiro deste ano, mas agora estou em Jardim Camburi.

    ResponderExcluir
  11. Então... trampo em Vitória, mas moro em Vila Velha. Somos conterrâneos, hehe.

    Cara, o Martini fica três ruas depois das Lojas Americanas, sentido Fafi. Na mesma rua onde existia o McDonalds na esquina. Fora o Martini, tem outras duas lojas ali de CDs e DVDs velharias.

    Hoje comprei uma relíquia lá chamada "Combustão Espontânea". Nem imaginava que tinha versão em DVD.

    ResponderExcluir
  12. Putz, preciso urgente dar um pulo nesses lugares, antes que você compre tudo! haha
    Valeu!

    ResponderExcluir
  13. Vi no cinema na época. Agora assisti novamente na Netflix, maravilhoso!

    ResponderExcluir