7.2.11

OUTRAGE (2010), Takeshi Kitano

Vi o novo Takeshi Kitano, também conhecido como o retorno do diretor ao violento mundo da máfia japonesa. Mas, antes de tudo, OUTRAGE não pode ser igualado a outros filmes do gênero realizados outrora pelo Kitano, como HANNA BI ou BROTHERS, etc. O filme é engraçadíssimo! Na verdade, o humor é sutil, mas dei boas risadas com situações que eram violentíssimas e cômicas em medidas iguais, como na cena do consultório odontológico, onde o próprio Kitano, que interpreta o lider de uma pequena facção criminosa da Yakuza, resolve dar uma de dentista enfiando uma broca nos dentes de um dos chefes de uma gangue rival.

Apesar da presença do Kitano em cena, o filme não possui protagonistas. A trama é composta por vários tipos de "gags" que se espera de antemão quando ocorre uma guerra entre organizações mafiosas. Um membro de uma família é espancado ali, outro membro morre por vingança lá, um carro é explodido acolá, pedidos de desculpas com direito a dedinho decepado, e por aí vai… Tudo isso narrado com elegância e inteligência de quem sabe o que faz, trabalhando com competência os clichês do gênero e, de novo batendo nessa tecla, com um tom de humor inesperado mesclado à violência habitual dos filmes de Beat Takeshi.

5 comentários:

  1. Vou correr atrás desse...

    ResponderExcluir
  2. Uma das minhas missões em 2011 é conhecer o cinema de Kitano (nunca vi nada dele!). Mais um filme que entra pra lista dos que quero assistir.

    Cultura na web:
    http://culturaexmachina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Conhece o SONATINE e o BOILING POINT? Que maravilhas.

    ResponderExcluir
  4. Claro! São maravilhosos mesmo. Mas sempre recomendo o Violent Cop, talvez o seu melhor filme!

    ResponderExcluir
  5. Vou conferir o Violent Cop também. Mas sei lá, o unico dele que eu vi foi o Hana-bi e não gostei.
    Do cinema asiático o meu preferido é o John Woo mesmo. Vou dar mais uma chance ao Kitano

    ResponderExcluir