15.8.09

ARRASTE-ME PARA O INFERNO (Drag me to Hell, 2009), de Sam Raimi


Gostei bastante deste retorno de Sam Raimi ao gênero que o consagrou como revelação entre os jovens diretores nos anos 80. Quem sou eu para dizer, mas parece que fez muito bem a ele, cuja ocupação nos últimos anos foi a de adaptar para a telona as aventuras do Homem Aranha e sua turma, algo que começou bem e perdeu totalmente o controle no terceiro filme. Mas nem os dois primeiros filmes da série, que são divertidos pra dedéu, conseguem atingir o nível da série UMA NOITE ALUCINANTE e DARKMAN... e parece que vai pintar mais outro filme do “cabeça de teia”. Tomara que ARRASTE-ME PARA O INFERNO tenha dado uma clareada nas idéias do sujeito.

Bom, para quem ainda não sabe, a trama envolve Christine Brown (Alison Lohman), uma moça cheia de ambições que trabalha num banco e pretende fazer de tudo para ocupar a cadeira de gerente que está vaga. O problema começa quando uma senhora, mais estranha e misteriosa que a Bruxa do 71, vai ao banco e implora por uma extensão do empréstimo da hipoteca, pois está prestes a perder sua casa. Como Christine não consegue satisfazê-la, a velha faz uma maldição e coloca um espírito maligno para atormentar a vida da moça, que agora tem apenas três dias para se livrar da praga antes que o cão a leve para as profundezas. E como já dizia o fantasma em Hamlet de Shakespeare “...Se não me fosse proibido narrar os segredos das profundas, eu te revelaria uma história cuja palavra mais leve arrancaria as raízes da tua alma...”, ou seja, não deve ser um lugar muito aprazível...

ARRASTE-ME é terrorzão dos brabos então, né? Daqueles que você tranca e não deixa passar nem agulha quente? Mais ou menos... estamos falando de Sam Raimi, então prepare para se divertir a valer também. Na verdade, preciso me esclarecer em alguns detalhes. Não li nenhuma entrevista do Raimi sobre suas intenções para com o filme, não sei se de fato ele brinca com o gênero, trabalhando com um terror puro, mas com aqueles exageros cômicos que ele fazia no inicio da carreira ou se acabou errando a mão tornando algumas seqüências em verdadeiras comédias involuntárias, como a cena do nariz sangrando, a dos olhos voando na boca, a do “eu sou vegetariana” e vários outros momentos grotescos que Raimi deixa as sutilezas de lado. Nada disso interfere na minha apreciação, já que achei ótimo do jeito que está, mas realmente não sei qual era a dele.

Prefiro acreditar na primeira hipótese, a de que Raimi está fazendo seu próprio cinema, exagera conscientemente e desconcerta o publico com uma das mais brilhantes e híbridas misturas de terror/comédia que eu já pude ver. Incrivelmente assustador como nenhum outro filme do gênero nos últimos anos ao mesmo tempo em que diverte com as extravagâncias típicas do diretor. Estranho, mas ótimo!

13 comentários:

  1. Gostei muito do filme. No mesmo dia vi GI JOE e esse, me diverti em dobro, ambos muito legais. Não achei a cena do nariz sangrando engraçada, mas todas as outras sim. E a sequência dela no cemitério é muito bem filmada.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não vi GI Joe, mas aposto que vou me divertir bastante. A cena do nariz é bem exagerada quando começa a espirrar sangue em cima do sujeito... algo tipo Todo Mundo em Pânico! heheh O filme todo é muito bem filmado, gostei bastante!

    ResponderExcluir
  3. Leandro Caraça15/08/2009, 22:13

    "G.I. Joe" é legalzinho. Podia ser melhor, mas dá pro gasto. O bom é que o Stephen Sommers não espera até os 47 do segundo tempo pra mostrar um quebra-pau entre a Scarlett e a Baronesa ou entre o Snake Eyes e o Storm Shadow. A origem do Cobra foi um horror, mas a caracterização ficou bacana (como a de todos os vilões).

    ResponderExcluir
  4. GI Joe me lembrou aqueles filmes descerebrados de ação dos anos 80 que são muito divertidos, e achei o CGI até bem feito em comparação aos outros filmes do Sommers, nenhum me irritou. E tem um monte de atores e atrizes de quem sou fã e adorei ver, Dennis Quaid, Arnold Vosloo, Rachel Nichols, Até o Gerald Okamura apareceu!
    Uma coisa que me surpreendeu é que o Marlon Wayans não está irritante como de costume.

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante de "Drag me to Hell", mas não comparo com os dois primeiros Evil Dead. Achei eficiente, mas bem mais light - um bom filme-de-terror pipoca, para assistir com a família e gente que, normalmente, não aguenta um Fulci.

    E estão quase me convencendo a ver o GI JOE.

    ResponderExcluir
  6. E nem deve comparar, meu caro Kurt... infelizmente, mas para os padrões atuais, acho que não teria como ficar melhor.

    ResponderExcluir
  7. Eu prefiro o Flynt ao Duke, então os GI Joes já perderam pontos nisso, hehe. Os vilões ficaram ótimos, bem melhores que os heróis, embora o Snake Eyes tenha sido até muito bem representado. Mas acho que o Arnold Vosloo deveria ter sido o Destro. E acho também que, embora não tão ruim como costuma ser, Marlon Wayans devia ser aposentado, se é que me entendem.

    ResponderExcluir
  8. Leandro Caraça17/08/2009, 11:59

    >Mas acho que o Arnold Vosloo deveria ter sido o Destro.

    Qualquer pessoa com bom senso pensaria o mesmo.

    >Marlon Wayans devia ser aposentado
    Qualquer pessoa com bom senso pensaria o mesmo. (2)

    ResponderExcluir
  9. A cena do nariz espirrando é muito boa. Bem como a cena do cadáver da velha em cima da Christine. Cada vez que eu penso no filme, mais dá vontade de rever.

    ResponderExcluir
  10. Se ele acertou porqe quis ou sem querer,não importa.
    Filme bonzão!

    ResponderExcluir
  11. Hoje revi. Aproveitei que está mais barato!;). Achei mais divertido numa reassistida! Analisando friamente as únicas coisas que me incomodaram foi terem usado CGI pra mostrarem a cara da Lamia em dois momentos, fora isso tá tudo legal. E desde a primeira vez que vi achei legal que dá gancho pra uma sequência. Na hora lembrei do Chinese Ghost Story, só não digo o porquê pois é spoiler e nem todos viram o filme ainda. :P

    ResponderExcluir
  12. Eu gostei bastante também, muito acima da maioria dos lançamentos atuais mesmo. Se ainda estiver passando sexta-feira vou de novo.

    Abrás!

    ResponderExcluir
  13. oi Ronald
    acabo de fazer um blog de cinema,se der passe lá para você conhecer!!!
    Vamos trocar link do blog pode ser?
    VAleu
    http://momentocine.blogspot.com/

    ResponderExcluir