Pular para o conteúdo principal

RANKING ANOS 80

Aqui a coisa complica de vez. É muito filmaço pra tão pouco espaço e as ausências serão sentidas. Inclusive não resisti a um empate técnico na posição 20. Dois filmes tão bons quanto a maioria da lista e não consegui deixar um deles de fora. Nas menções honrosas devo ter esquecido vários... Por enquanto, essa é a lista dos meus favoritos dos anos 80:



20.THE BEYOND (1981), Lucio Fulci | DIA DOS MORTOS (The Day of the Dead, 1985), George A. Romero


19.AGONIA E GLÓRIA (The Big Red One, 1980), Sam Fuller


18.THE KILLER (1989), John Woo


17.NIGHTMARE CITY (1980), Umberto Lenzi


16.EXTREME PREJUDICE (1985), Walter Hill


15.BEST SELLER (1987), John Flynn


14.THIEF (1981), Michael Mann


13.MAD MAX II (1982), George Miller


12.ROBOCOP (1987), Paul Verhoeven


11.DURO DE MATAR (Die Hard, 1988), John McTiernan


10.ELES VIVEM (They Live, 1987), John Carpenter


09.BLOW OUT (1982), Brian De Palma


08.FIRST BLOOD (1982), Ted Kotcheff


07.FUGA DE NOVA YORK (Escape from New York, 1981), John Carpenter


06.O PORTAL DO PARAÍSO (Heaven's Gate, 1980), Michael Cimino


05.ERA UMA VEZ NA AMÉRICA (Once Upon a Time in América, 1984), Sergio Leone


04.CONAN (1982), John Milius


03.O ENIGMA DO OUTRO MUNDO (The Thing, 1982), John Carpenter


02.VIDEODROME (1983), David Cronenberg


01.VIVER E MORRER EM LA (To Live and Die in LA, 1985), William Friedkin

MENÇÕES HONROSAS: Filmes que deveriam estar aí em cima, mas pelo meu estado de espírito momentâneo acabaram de fora: INVASÃO USA (1985), de Joseph Zito; COMANDO PARA MATAR (1985), Mark L. Lester; HONKYTONK MAN (1982), Clint Eastwood; FEAR CITY (1984), CHINA GIRL (1987), MS 45 (1981), de Abel Ferrara; BRAZIL (1985), de Terry Giliam; O ILUMINADO (1980), de Stanley Kubrick; SANTA SANGRE (1989), de Alejandro Jodorowski; OS INTOCÁVEIS (1987),  SCARFACE (1983) e BODY DOUBLE (1984), de Brian De Palma; POLICE STORY (1985), de Jackie Chan; VELUDO AZUL (1986), de David Lynch; CANNIBAL HOLOCAUST (1980), de Ruggero Deodato; TOURO INDOMÁVEL (1980) e DEPOIS DE HORAS (1986), de Martin Scorsese; FLESH + BLOOD (1985), de Paul Verhoeven; UM LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES (1981), de John Landis; TENEBRE (1982), PHENOMENA (1985) e OPERA (1987), de Dario Argento; VIOLENT COP (1989), de Takeshi Kitano; FLASHPOINT (1984), de William Tanney; PHANTASM II (1988), de Don Coscarelli; SPECIAL EFFECTS, Larry Cohen; MANIAC COP, William Lustig; EXCALIBUR (1981), de John Boorman; BLADE RUNNER (1982), de Ridley Scott; SOUTHERN COMFORT (1981), de Walter Hill; DRAGÃO VERMELHO (1986), de Michael Mann; OS AVENTUREIROS DO BAIRRO PROIBIDO (1986), John Carpenter; O ANO DO DRAGÃO (1985), Michael Cimino; CYBORG (1989), Albert Pyun; NEW YORK RIPPER (1982), de Lucio Fulci.

Comentários

  1. Xander Moritz13/04/2013 13:06

    Essas listas são viciantes, hehehe! Os anos 80 foram do cacete e além desses mencionados em sua lista, ainda há RAN, PARCEIROS DA NOITE, CORAÇÃO SATÂNICO, PERSEGUIÇÃO MORTAL, INFERNO (Argento), JUSTIÇA SELVAGEM (tá, acho que só eu botaria esse), O CASAL OSTERMAN, A HORA DO PESADELO, O PREDADOR e mais uma caralhada de outros mais. É melhor postar um top 100 logo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fosse colocar algum do Bronson, seria DESEJO DE MATAR 3, hehe. Mas são boas lembranças essas aí, só que nenhum interferiria na lista principal. Merecem estar nas menções, com certeza, mas acabei esquecendo!

      Excluir
  2. Puta que pariu... Só filmaço!

    Rafael

    ResponderExcluir
  3. Blade Runner o mais emblemático filme da década de 80 eu colocaria entre as 5 primeiras posições, só quero ver se a refilmagem vai sair ou não e esperar que Scott não faça bobagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro BLADE RUNNER, mas não consigo gostar mais do que qualquer um da lista principal atualmente...

      Excluir
  4. Porra, dá pra fazer um top 20 só com filmes de horror: O Enigma de Outro Mundo, Videodrome, O Iluminado, Hellraiser, Re-Animator, Príncipe das Sombras, A Hora do Pesadelo... Sou um saudosista assumido, hehe!

    Ronald, pra você que sempre posta essas listas, qual é a década mais difícil para se fazer um ranking desses? É páreo duro, não é não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá tranquilamente. E pretendo fazer qualquer hora dessas uma lista de horror e outra só com filmes de ação. Agora, a década que tem dado mais trabalho é a de 70. Acho que é a mais difícil...

      Excluir
  5. Respostas
    1. Faltou... Adoro o filme, mas não sou desses fanáticos pela obra (apesar do personagem do Bruce Campbell ser genial, especialmente no segundo filme). Do Raimi gosto mesmo de um chamado CRIMEWAVE.

      Excluir
  6. Poder abrir uma lista com LUCIO FULCI e fechá-la com WILLIAN FRIEDKIN é para poucos. Que década sensacional.

    ResponderExcluir
  7. Algumas menções da minha lista:

    - Vá e veja (1985, Elem Klimov)
    - Gosto de sangue (1984,Joel e Ethan Coen)
    - O cão branco (Samuel Fuller, 1981)
    - Nascido para matar (1987, Stanley Kubrick)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto de todos esses, mas tenho poucas lembranças do filme do Fuller. Preciso rever. VÁ E VEJA e NASCIDO poderiam até entrar nas menções, mas GOSTO DE SANGUE não entraria numa lista minha (mas também carece de uma revisão)...

      Excluir
  8. Nossa, Heaven's Gate deve ser um dos filmes mais injustiçados da história. Acabou com a carreira do Michael Cimino graças ao amadorismo de quem resolveu mutilar o filme.

    E pô, faltou muita coisa, mas é melhor faltar do que sobrar. E com certeza eu colocaria O Iluminado na lista, provavelmente no top 3. =)

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Estou comentando antes de ler tudo, desculpa!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O IMBATÍVEL (Undisputed, 2002)/O LUTADOR (Undisputed 2: Last Man Standing, 2006)

No útlimo fim de semana procurei outros filmes recentes do Michael Jai White para vê-lo distribuindo porrada em meliantes como em BLOOD AND BONE e BLACK DYNAMITE. Me deparei com UNDISPUTED 2, continuação de um filme dirigido pelo Walter Hill em 2002 e que, por pura negligência da minha parte, ainda não havia assistido. Enfim, foi uma experiência interessante, além de poder ver um ótimo filme de luta estrelado pelo Jai White ainda tirei o atraso com o filme Hill, que é obrigatório para os fãs do sujeito.

Ambos os filmes se passam em prisões e envolvem lutas “profissionais” entre os encarcerados, mas o resultado de cada é bem diferente um do outro. UNDISPUTED é puro Walter Hill! Cinema classudo, sério, focado em personagens bem talhados e com direção extremamente segura. Temos Wesley Snipes na pele de Monroe Hutchen, campeão de boxe de Sweetwater, uma prisão de segurança máxima que promove legalmente lutas entre presos. Ving Rhames é George Iceman Chambers, o campeão mundial dos pesos …

OS BÁRBAROS (The Barbarians, 1987)

Daquela listinha de filmes de fantasia, Sword and Sorcerer, que eu postei outro dia, um dos exemplares que causou mais alvoroço foi OS BARBAROS. Alguns amigos acharam engraçado por eu ter lembrado desse filme que passou milhares de vezes no Cinema em Casa do SBT. E como estamos falando de um trabalho do italiano Ruggero Deodato, nada melhor que ressaltar como era bom ter doze anos e poder conferir às tardes da TV brasileira nos anos 90 um filme com bastante sangue, membros decepados e peitos de fora. Algo impossível para um moleque atualmente, que tem de se contentar com os filmes de animais falantes que empesteiam diariamente a programação… Neste fim de ano, meus votos de um grande pau no c@#$% do politicamente correto.

De todo modo, OS BÁRBAROS é uma porcaria. Fui rever essa semana para escrever para o blog e, putz, acreditem, é a coisa mais ridícula do mundo. Ainda bem que já sou vacinado contra tralhas desse tipo e encontro tantos elementos engraçados que fica impossível não sair…

OS IRMÃOS KICKBOXERS, aka BLOOD BROTHERS (1990)

Também conhecido como NO RETREAT, NO SURRENDER 3 em alguns países. Não é tão espetacular quanto o segundo, mas é um veículo divertidíssimo que serve de vitrine para que Loren Avedon e Keith Vitali (os irmãos do título) demonstrem suas habilidades em artes marciais em sequências alucinantes de pancadaria! Até hoje me lembro quando eu era um moleque de oito ou nove anos pegando a fita da Top Tape na locadora com meu irmão mais novo. Passamos o fim de semana inteiro assistindo repetidas vezes este que foi o meu primeiro “kickboxer movie”.


Na trama, os dois personagens não vão muito com a cara do outro. Avedon é um professor de kickboxer que dirige um fusca, enquanto Vitali ganha a vida como policial respeitado, seguindo os passos de seu pai. Ambos lutam pra cacete! Para resumir o enredo, uma tragédia na família acontece (leia-se alguém é assassinado) e acaba sendo o motivo de reaproximação dos irmãos, que deixam as diferenças de lado e juntam forças para fazer exatamente aquilo que se …